Clipping O tempo passa, o tempo voa.17.07.2014Marcondes NetoLeia este artigo de Carlos Brickmann no Observatório da Imprensa: http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/_ed807_o_tempo_passa_o_tempo_voa mais
Clipping Contra fraudes, cientistas pedem até prisão.16.07.2014Marcondes NetoDeu n’O Globo de hoje – http://oglobo.globo.com/sociedade/ciencia/cientistas-pedem-prisao-para-colegas-envolvidos-com-fraudes-em-pesquisas-13269757mais
Clipping Falta ginga, mas...15.07.2014OCI … as relações públicas bombaram… Leia o artigo de Marili Ribeiro – http://mariliribeiro.com/2014/07/13/falta-ginga-mas-sobra-rp-uma-aula/mais
Clipping Desperdício em grande escala. Por Rogério Furquim Werneck.07.07.2014Marcondes NetoDeu n’O Globo em 04/07/2014 (página 24), por Rogério Furquim Werneck, economista e professor da PUC-Rio: Desperdício em grande escala. Como o projeto da Refinaria Abreu e Lima foi imposto à Petrobras? Será lamentável se as irregularidades que vêm pautando a construção da Refinaria Abreu e Lima forem relegadas às páginas policiais. É importante que sejam […]mais
Clipping "As pessoas querem pôr um número em tudo".02.07.2014OCIDeu n’O Globo (20/06/2014 – página 2) a seguinte entrevista (a Leonardo Lichote) com Michael Quinn Patton, especialista em avaliação, no Brasil para um seminário: – Conte algo que não sei. No mundo moderno, tudo está numa escala de 0 a 100. Esses números são simplesmente construídos. Não são significativos. Muito do que acontece na […]mais
Clipping Normose, a doença da "normalidade" no mundo acadêmico.28.06.2014OCIDe Renato Souza, ontem, no Portal GGN (Luis Nassif On Line), um tema candente que precisa ganhar mais espaço na mídia: http://jornalggn.com.br/fora-pauta/normose-a-doenca-da-normalidade-no-mundo-academico COMENTÁRIO Várias análises já demonstraram: muitos doutores publicam-se e referenciam-se uns aos outros, numa ação entre amigos tão mafiosa quanto medíocre. Deveria haver controle externo dos departamentos acadêmicos. E não só o controle […]mais
Clipping Luta na defesa dos direitos autorais é mundial.27.06.2014OCIDeu n’O Globo de hoje (Opinião – página 20) Sem que haja a devida remuneração ao autor, a tendência será a internet se transformar numa gigantesca lata de lixo. A derrota da Aereo, firma especializada na repetição de sinais de TV nos Estados Unidos, em processo julgado pela Suprema Corte em torno do respeito aos […]mais
Clipping STF absolve jornalista da acusação de danos morais contra ex-presidente da CVM.26.06.2014OCIDeu n’O Globo de hoje (P. 28) Numa decisão baseada na liberdade de imprensa, o Supremo Tribunal Federal (STF) reverteu condenações por danos morais aplicadas em instâncias inferiores a Rubens Glasberg, presidente da Converge Comunicações, que edita o site noticioso Teletime. O autor da ação original contra Glasberg é Luiz Leonardo Cantidiano Varnieri Ribeiro, que […]mais
Clipping ApexBrasil: para além do defensável.25.06.2014Marcondes NetoE hoje, 25/06/2014, clipamos a campanha (Brasil Beyond) da ApexBrasil que começou a ser veiculada também na TV. Aí a coisa piorou de vez (vide nossa Análise de ontem), porque o filmete de 30 segundos é ininteligível. Mais uma cara ação a título de comunicação institucional com o seu, o meu, o nosso dinheiro de […]mais
Clipping Marco Civil da Internet entra em vigor hoje23.06.2014OCIComeçam a valer hoje as novas regras para o uso da internet no Brasil. A Lei 12.965/14, conhecida como Marco Civil da Internet, é uma espécie de constituição do setor, que estabelece os direitos e deveres de usuários e de provedores de internet no país. Após aprovação na Câmara dos Deputados e no Senado, a […]mais
Clipping Catalina Botero: a incansável defensora da palavra livre no continente americano.22.06.2014OCI A matéria (à página 43 da edição d’O Globo de hoje) “fala” por si. Ressaltamos, apenas, os dois seguintes trechos da fala da ativista – que coincidem absolutamente com o mote deste OCI: – Eu sou uma militante. Defender direitos humanos para mim é uma absoluta vocação, nada me dá mais prazeres, alegrias e tristezas. […]mais
Clipping Jornalismo "declaratório" é isso aí.21.06.2014Marcondes NetoAnteontem, 19/06, Marcello Alves postou no YouTube um vídeo curto (6:57 min) que – em minha opinião – vale a pena assistir. É pedagógico sobre a imprensa e uma “modalidade” mui praticada: “jornalismo declaratório”. Link – https://www.youtube.com/watch?v=QeQqjb1brXYmais
Clipping Entropia Cultural: um conceito que pode transformar as organizações.19.06.2014OCIConexão entre valores individuais e coletivos é a chave para o sucesso dos negócios em um mundo mais consciente e responsável. A matéria sobre o provocativo conceito de Richard Barrett é de Aline Souza (asboasnovas.com) – http://asboasnovas.com/gente/entropia-cultural-um-conceito-que-pode-transformar-as-organizacoes.mais
Clipping Políticos profissionais, política "comercial".18.06.2014OCIQuando alianças partidárias se fazem somente visando o tempo do intervalo na TV – o chamado horário eleitoral gratuito – o balcão de negócios em que se transforma a eleição, a cada dois anos, trai qualquer laivo de coerência, de ideologia e permite que hoje, no Brasil 33 siglas tenham registro e 22 siglas componham […]mais
Clipping Esquizofrenia da mídia na Copa da FIFA no Brasil é desvelada por Laurindo Leal Filho.12.06.2014OCINossa mídia talvez não tenha um “padrão FIFA” de lógica interna. Link – https://www.youtube.com/watch?v=xBrZbdvD2gY Laurindo Leal Filho sabe do que fala. É diretor e apresentador do programa VerTV, transmitido pela TV Câmara e pela TV Brasil, é mestre e doutor em Ciências Sociais e escreveu quatro livros sobre a sociedade e a televisão. Sobre ele, no […]mais
Clipping Desigualdade é, sim, "a" pauta (4).11.06.2014OCI“Lições da história”. Por Antonio Delfim Netto. Carta Capital de 11/06/2014. Link – http://www.cartacapital.com.br/revista/803/licoes-da-historia-9983.htmlmais
Clipping Desigualdade é, sim, "a" pauta (3).11.06.2014OCI“Por que Piketty incomoda?”. Por Luiz Gonzaga Belluzzo. Carta Capital de 11/06/2014. Link – http://www.cartacapital.com.br/revista/803/por-que-piketty-incomoda-2769.htmlmais
Clipping Desigualdade é, sim, "a" pauta (2).11.06.2014OCI“O ataque do Financial Times”. Por Paul Krugman. Carta Capital de 11/06/2014. Link – http://www.cartacapital.com.br/revista/803/o-ataque-do-financial-times-6202.htmlmais
Clipping Uma estranha regulação da participação social... e a leitura de Luis Nassif.10.06.2014Marcondes NetoConselhos, conferências e que tais… modos de um governo federal p’ra inglês ver. Link – http://jornalggn.com.br/noticia/finalmente-um-jornal-que-entendeu-o-significado-da-politica-nacional-de-participacao-social COMENTÁRIO Sobre a edição do decreto presidencial: pior – e anterior – a editar decretos: as conferências (de que participei, pessoalmente) de Cultura e de Comunicação, só existem para o PT ”dizer que fez”, ”dizer que ouviu a sociedade”, porque […]mais
Clipping Mídia usada como ringue empresarial é risco grave para a cidadania.06.06.2014Marcondes NetoQuando as primeiras notas apareceram nos jornais de grande circulação, pareciam mais daquelas matérias que não interessam ao grande público e que vão encolhendo e “escorregando” para páginas menos centrais das edições até… literalmente… desaparecerem. Mas a matéria “Aeroporto [‘Nasp’] provoca briga de gigantes”, no jornal Valor Econômico de ontem assustou-me. E a leitura da […]mais
Clipping Consciência do consumidor é crescente.06.06.2014Marcondes NetoO planeta, sem dúvida, preocupa o consumidor. A proporção de pessoas que já ouviram falar em sustentabilidade aumentou de 44% para 60% entre 2010 e 2012, segundo a pesquisa “Responsabilidade social empresarial – percepção pelo consumidor brasileiro”, realizada pelo Instituto Akatu. A apreensão crescente dos brasileiros com o tema fica evidente também em uma pesquisa […]mais
Clipping Proposta de lei da mídia dará ênfase à produção regional.05.06.2014OCIMatéria publicada hoje no Valor Econômico (páginas A1 e A6). A1: Proposta de lei da mídia dará ênfase à produção regional – https://www1.fazenda.gov.br/resenhaeletronica/MostraMateria.asp?cod=968701 A6: Proposta para lei da comunicação regionaliza produção de conteúdo – https://www1.fazenda.gov.br/resenhaeletronica/MostraMateria.asp?cod=968703mais
Clipping Diretor-presidente do OCI concede entrevista sobre Relações Públicas.04.06.2014OCI A entrevista concedida por Manoel Marcondes Neto ao programa Marcia Peltier Entrevista, na Rede CNT/Gazeta e veiculada ontem, dia 3 de junho, foi rica em informações sobre a carreira de relações-públicas. Nela, o autor pôde detalhar seu mais recente livro, no qual apresenta os 4 Rs das Relações Públicas Plenas, um composto didático-compreensivo voltado, principalmente, […]mais
Clipping Os guardiões da marca.21.05.2014Marcelo FicherEm texto publicado no portal www.administradores.com.br, Fernando Coelho tenta fazer a distinção entre marketing e propaganda. E o faz bem, com clareza e simplicidade. Porém, em alguns trechos parece confundir as funções de marketing com as de relações públicas, principalmente quando usa a expressão “guardião da marca da empresa”. Cada vez mais, a marca da […]mais
Clipping C&A é condenada por jornadas exaustivas.15.05.2014OCIDeu n’O Globo de 14/05/2014, à pagina 21: O Tribunal Superior do Trabalho (TST) condenou a C&A Modas por manter empregados em condições análogas à de escravos em suas lojas em três shoppings de Goiás. Segundo a decisão, entre outras irregularidades, a empresa obrigava o trabalho em feriados sem autorização em convenção coletiva, não homologava […]mais
Clipping Quem lê tanta notícia?14.05.2014Marcelo FicherCaetano Veloso eternizou a pergunta do título em música. E nem havia na época a avalanche de informações e conteúdos que vemos hoje, pelas razões que todos conhecem. Mas agora a questão parece ser outra: quem sabe o que é notícia? Ou melhor, o que distingue uma notícia de outros gêneros literários e estilos de […]mais
Clipping Que instituições queremos?10.05.2014OCIDeu n’O Globo de ontem (09/05/2014), à página 6, na reportagem de Cleide Carvalho e Sergio Roxo: Título: Para especialista, atos de violência vêm da descrença nas instituições. Sub-título: Segundo pesquisa, 70,5% das pessoas não acreditam nas leis e 76,3%, no Congresso. Falta de confiança dos brasileiros aumentou de 2006 para cá. A descrença nas […]mais
Clipping Agora é partir para o Marco Regulatório das Comunicações.27.03.2014OCIDada como certa a aprovação do Marco Civil da Internet no Senado Federal, o que colocará o Brasil em posição de vanguarda quanto a direitos e salvaguardas num mundo pós-web, é fundamental que as forças vivas da sociedade – sobretudo os jovens – olhem para um outro Marco Regulatório, o qual, a rigor, viria antes […]mais
Clipping Do trivial variado... mas erudito.26.03.2014Marcondes NetoO jornal O Globo, em sua edição de hoje, traz, em duas matérias diferentes, alguns “achados” civilizacionais muito bens pinçados por Roberto DaMatta (P. 19) e Francisco Bosco (P. 2). A eles: “Nesses universos [Inglaterra e Estados Unidos] as regras da rua e do mundo – igualdade, autonomia, escolhas individuais e dinheiro – operavam também […]mais
Clipping Habemus Marco Regulatório da Internet... meio aprovado!26.03.2014Marcondes NetoAgora falta o Senado Federal. Mas não foi uma vitória de méritos. Antes, deméritos! Nossos políticos “profissionais” da Câmara dos Deputados, na véspera (anteontem), bem cobraram suas faturas – as famigeradas, obscenas, bilionárias – emendas “personalistas” (eufemismo para “pessoais”, particulares, paroquiais), além de alterações (que não chegaram a desfigurar o texto do relator Alessandro Molon […]mais
Clipping Enganosa, não! Criminosa.26.03.2014OCI Deu na Folha de S. Paulo (coluna Cotidiano, por Fabrício Lobel, em 25/03/2014): “Vagão lotado é bom para xavecar mulherada, diz propaganda do Metrô”. A matéria, na íntegra, está no link – http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/03/1430676-vagao-lotado-e-bom-para-xavecar-mulherada-diz-propaganda-do-metro.shtml COMENTÁRIO Quando parece que todos os limites – inferiores – de civilidade e urbanidade foram atingidos, aparece uma comunicação de nível ainda mais […]mais
Clipping Onírico Odorico.24.03.2014Marcondes Neto Odorico Paraguassú é personagem de Dias Gomes, naquela que talvez seja sua obra prima, a peça “Odorico, o Bem Amado ou Os Mistérios do Amor e da Morte” – uma recriação do Brasil como uma cidade – Sucupira -, de cultura patrimonial, provinciana, caudilhesca, machista e… apaixonante. Imortalizado em telenovela, na década de 1970, pelo […]mais
Clipping Pesquisa do IBRC, publicada na Rede Globo, mostra que o consumidor desconhece seus direitos.22.03.2014OCIEsta semana, o telejornal Bom Dia Brasil, da Rede Globo, mostrou em estudo realizado pelo Instituto Ibero-Brasileiro de Relacionamento com o Cliente (IBRC), que o consumidor brasileiro desconhece seus direitos e se sente desrespeitado. Assim como fez no início de 2013, o IBRC perguntou a 2.050 brasileiros (60% mulheres e 40% homens, entre 18 e 64 […]mais
Clipping Orlando Senna: - ameaça à soberania brasileira!21.03.2014OCI Deu hoje, no blog “Refletor”: O crescimento do cinema brasileiro foi acelerado nos últimos dez anos graças a medidas governamentais de fomento e proteção ao mercado interno e ao vigor criativo das novas gerações de cineastas. Esse crescimento está sendo outra vez ameaçado, como acontece sempre que os filmes brasileiros avançam no mercado interno e, […]mais
Clipping Os 7 sábios "tuítes" de José Mujica. A peripécia do tupamaro no poder.10.03.2014Marcondes Neto “Reconheço a tragédia do mundo atual”. José Mujica, presidente do Uruguai (excertos da entrevista a Helena Celestino, publicada n’O Globo, em 09/03/2014 – P. 39). 1 – Temos uma economia baseada no hiperconsumo de coisas inúteis. Temos de lutar para que todos trabalhem, mas menos, todos devem ter tempo livre. Para viver, fazer o que […]mais
Clipping Ah... a fiscalização... 9.01.03.2014OCISerá que o cidadão carioca (e o fluminense), mesmo um leitor muito atento, junta “lé” com “cré” dessas duas matérias d’O Globo, publicadas com um intervalo de 4 dias ? 1) 26/02/2014 – “IMOBILIDADE URBANA” – Tarifas sem controle. TCE identifica falhas no cálculo do valor de passagens de ônibus intermunicipais e metrô. Chico Otávio (colaborou Luiz Ernesto Magalhães) – […]mais
Clipping Publicidade cresceu quase 7% no Brasil em 2013. Setor movimentou R$ 47,9 bilhões no ano passado.28.02.2014OCI Deu n’O Globo (P. 17) de 24/02/2014: Mesmo com a economia crescendo menos do que se esperava e o impacto das manifestações de junho e julho no planejamento das empresas, o mercado publicitário brasileiro movimentou R$ 47,9 bilhões em 2013, avanço de 6,81% em relação ao ano anterior. O ritmo dos investimentos em propaganda acelerou-se […]mais
Clipping Faça-se a comunicação!23.02.2014OCI Deu n’O Globo de hoje, P. 7, na coluna de Elio Gaspari: “DEUSES” O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, quer federalizar a investigação dos crimes cometidos contra jornalistas. Ganha uma viagem de ida a Cuba quem souber explicar porque os jornalistas devem receber essa proteção (se proteção for) e não os padres, pipoqueiros, pintores […]mais
Clipping - Santiago Ilídio Andrade: presente! Por Marcia de Almeida.10.02.2014Marcia de Almeida O Hospital Municipal Souza Aguiar, no Rio de Janeiro, declarou que Santiago Ilídio Andrade, cinegrafista da Band, teve morte cerebral. A família vai doar seus órgãos . Há dias seu nome está nas redes sociais e na mídia, sempre em estado muito grave. Continuamos saindo das redações para coberturas perigosas sem qualquer proteção. Logo depois […]mais
Clipping Comunicação cada vez mais estratégica e menos "comunicóloga"...31.01.2014Marcondes NetoDeu no jornal Valor em sua edição de fim de semana, de 24, 25 e 26 de janeiro: Visão de longo prazo. Um seleto grupo de doze empresas inicia um projeto para levar ao investidor uma visão de longo prazo da companhia. O novo tipo de “balanço”, chamado de “relatório integrado”, será apresentado a partir […]mais
Clipping TV por assinatura avança mas não o suficiente para livrar o brasileiro do baixo nível da TV aberta.20.01.2014OCIQuem surgiu primeiro? O ovo ou a galinha? Os criacionistas cravarão a segunda opção mas a grande maioria, nesta enquete, ficaria na indecisão… Não está gostando? Muda de canal! Violência, baixos instintos, lições de tortura, terrorismo e vício estão cada vez mais ocupando a tela – do cinema e do vídeo doméstico. A USP conduziu, […]mais
Clipping A mídia de massa ainda resiste, mas a internet avança - na preferência das agências e do público.17.01.2014Marcondes NetoO meio “TV” – aberta e por assinatura – ainda leva 60% das verbas publicitárias, seguido dos meios “jornal” e “revista”, segundo o levantamento anual da Meio&Mensagem. Os meios “rádio” e “internet” vêm disputando – há três anos -, cabeça-a-cabeça, quarto e quinto lugares, com participações em torno de 5% do “bolo publicitário” cada. Conheça […]mais
Clipping Mapa da Comunicação Brasileira - em sua 3a. edição - traz números interessantes.15.01.2014OCIFSB é um dos maiores grupos empresariais da área da comunicação no país. Anualmente, seu Instituto FSB – braço de pesquisa e reflexão do grupo – levanta informações sobre o mercado junto a gestores de comunicação em todo o Brasil. No último dia 10, Elizabeth Brandão e Marcelo Tokarski tiveram publicado – na seção de […]mais
Clipping “Res Publica” com limites... não! Império da Mídia... sim! O “storytelling” das Organizações Globo.14.01.2014OCI Deu n’O Globo (Opinião – P. 18) de 10/01/2014. As várias frentes de ataque às liberdades. O cerceamento da liberdade de expressão e, em particular, de imprensa, por meio de legislações restritivas à atuação dos meios de comunicação e à produção artística de modo geral, é uma faceta do autoritarismo conhecida em vários países. Na […]mais
Clipping A propósito do "clipping" de ontem, sobre Jornalismo e jornalistas...05.01.2014Marcondes NetoElisabete Tavares honra o ofício de jornalista – algo que Mino Carta define como “fiscalização diuturna do poder, onde quer que se manifeste; criticando e denunciando seus abusos e mazelas”. Não é usual – nem um recurso de que a imprensa goste de lançar mão – que um repórter entreviste outro, a não ser em […]mais
Clipping Os sete mandamentos do Jornalismo, segundo Mino Carta (publicação “não autorizada”, pois ele só admite os três primeiros).04.01.2014Marcondes Neto Adaptação livre de matéria de Geneton Moraes Neto. 1. Fidelidade canina aos fatos, à verdade factual. 2. Exercício desabrido do espírito crítico, sempre. 3. Fiscalização diuturna do poder, onde quer que se manifeste; criticando e denunciando seus abusos e mazelas. 4. Elegância – se possível – de estilo; respeitar o texto e não aviltar a língua […]mais
Clipping Gás de xisto, solução ou problema? Por Fernando Siqueira.01.01.2014OCIInstituições ambientalistas devem ser protagonistas nesse cenário em que a exploração é mais danosa ao meio ambiente do que a das reservas fósseis… Íntegra do artigo de Fernando Siqueira publicado n’O Globo de 23/12 último (P. 17) – http://oglobo.globo.com/opiniao/gas-de-xisto-solucao-ou-problema-11130818 COMENTÁRIO Sobre o tema, vale a pena ver o filme “Promise Land” (2012), do diretor Gus Van […]mais
Clipping Comunicação corporativa em Portugal - por Alda Telles (da Fonte Consultores de Comunicação).31.12.2013OCIDeu no Virta, blog brasileiro editado por Paulo Moura. E este OCI, em contato direto, obteve de Alda Magalhães Telles, autorização para aqui republicá-lo. Pela atualidade do texto, pela acurada análise de cenário e pela ratificação da ideia – compartilhada pelo Observatório da Comunicação Institucional – de que jornalista e assessor de imprensa não podem […]mais
Clipping "Calcanhar de Aquiles".30.12.2013OCIEste é o título do primeiro livro do jornalista Mário Rosa, ex-repórter da Veja, atualmente consultor especializado em gestão de crises de imagem pública. Autor, mais recentemente, de “A era do escândalo”, Mário Rosa concedeu entrevista ao Observatório da Imprensa que vale a pena ler. Acesse: http://www.observatoriodaimprensa.com.br./news/view/comuniquese__24632.mais
Clipping Infeliz 2014...29.12.2013OCIDeu n’O Globo de ontem: “Feliz 2015” – texto de Opinião (página 19) – por Cristovam Buarque (senador pelo PDT-DF). Algo vai mal quando um país que precisa enfrentar seus problemas chama de ano da Copa um ano de eleições presidenciais. É o que está a acontecer com o Brasil. Cinquenta mil brasileiros são assassinados […]mais
Clipping Candidaturas nada sustentáveis...28.12.2013OCIDeu no Valor Econômico de hoje: O economista José Eli da Veiga, professor do Instituto de Energia e Ambiente da USP, diz que nenhum pré-candidato à Presidência em 2014 adotou o desenvolvimento sustentável como prioridade. Para Veiga, os políticos em geral, na verdade, não sabem o que significa desenvolvimento sustentável e não perceberam que a […]mais
Clipping Brasileirização como sinônimo de precarização...24.12.2013Marcondes Neto “Brasileirização” como sinônimo de precarização… – Do trabalho? – Não, de tudo! Vale a pena conhecer o pensamento do sociólogo português Elísio Estanque, de 61 anos, publicado pelo website do jornal O Estado de S. Paulo no último dia 21/12/2013. Matéria de Mônica Manir: http://www.estadao.com.br/noticias/suplementos,menos-valia,1111334,0.htmmais
Clipping "Case" provocante...21.12.2013OCI Do Blog “Comunicação Integrada”, de Luís Paulo Rodrigues – “O vídeo das advogadas de Lisboa”, em 19/12/2013. Cinco advogadas portuguesas, por sinal bem parecidas, colocaram um vídeo promocional na Internet que está a agitar a advocacia do país. Para uns, a iniciativa delas trata-se de uma excelente ação de comunicação. Para outros, as advogadas recorreram […]mais
Clipping Cultura de doação - algo de que o Brasil muito se beneficiaria.16.12.2013OCIDeu n’O Globo de 08/12/2013 (à página 53): Nos EUA, cada lar doa, em média, US$ 1,2 mil. O que move as pessoas a fazerem doações ou a se envolverem em trabalho voluntário nos Estados Unidos? Os motivos não são triviais ainda mais se tratando de um país que está no topo mundial das doações […]mais
Clipping Complexidade é isto: a - ótima - propaganda brasileira, principal cúmplice do - péssimo - modelo oligopolista da comunicação no Brasil.15.12.2013Marcondes NetoEste texto foi publicado na página de Opinião d’O Globo na primeira semana de dezembro de 2013… BÊ-A-BÁ a) Toda sociedade anônima com capital aberto e ações em Bolsas de Valores TEM QUE publicar – em veículos de comunicação de grande circulação – suas demonstrações financeiras anuais. Aqui no Brasil e no mundo inteiro. São […]mais
Clipping Divulgação mentirosa, em nossa opinião, é delito tão grave quanto propaganda enganosa.09.12.2013OCI Aqui, neste OCI, já foram publicadas três notas sobre a propaganda – enganosa – do BRT carioca… Nota 1) De 13/06/2013 Nota 2) De 06/06/2013 Nota 3) De 22/05/2013 As mesmas imagens edulcoradas daquela propaganda repetem-se agora na “matéria” de O Globo sobre o VLT do Rio de Janeiro. Não é preciso ir muito longe […]mais
Clipping Cinegnose presta relevantes serviços culturais.23.11.2013Marcondes NetoExcelente análise sobre o filme “Obrigado por fumar” (Thank you for smoking, Jason Reitman, EUA, 2005)! O texto de Wilson Roberto Vieira Ferreira desvenda os descaminhos porque passam as relações públicas quando – ferindo sua gênese republicana (Ivy Lee, EUA, 1906) – tornam-se tráfico franco de desinformação entre organizações e veículos da imprensa. Acesse: http://cinegnose.blogspot.com.br/2013/11/um-guia-pratico-de-engenharia-de.html Há […]mais
Clipping Tristes constatações sobre o país e seu processo educacional.22.11.2013OCI “O Brasil não tem tradição forte de debate intelectual, por vários motivos. Uma razão é que a universidade como grande centro de reflexão, uma tradição no Ocidente, é muito recente entre nós. Uma segunda razão é o analfabetismo generalizado. Fui posto para fora da universidade (Universidade do Recife, em 1964) pela ditadura porque trabalhava com […]mais
Clipping O mercado é... racional ou irracional?23.10.2013OCIDeu na Veja, edição de 23/10/2013, por Giuliano Guandalini (P. 90-92): Quanto custará o dólar no fim do ano? Quanto valerá a ação da OGX no próximo mês? Uma maneira de obter essas respostas é consultar uma cartomante. Outra é usar o papagaio de um realejo para tirar um valor aleatório, na sorte. Uma opção […]mais
Clipping Bom jornalismo: a solução para as revistas.12.09.2013OCIReproduzido da Meio&Mensagem – Bárbara Sacchitiello – 11 de Setembro de 2013. Durante o Fórum da Aner, palestrantes ressaltam a importância do investimento em equipes de jornalistas e na qualificação do conteúdo para o fortalecimento do meio. O jornalismo e a qualidade do conteúdo produzido pelos veículos foram apontados como elementos cruciais para que o […]mais
Clipping Este NÃO é um conflito de gerações...31.08.2013OCIA publicação eletrônica RAGAN’S PR DAILY pontuou este debate e o OCI inseriu-o em seu clipping. Estudá-lo é fundamental para quem quer conhecer a “nova” opinião pública. Rachel Parent (14 anos) começou seu movimento “Kids Want To Know” aos doze! Ela “só” quer que as embalagens de alimentos geneticamente modificados sejam identificadas, em benefício da […]mais
Clipping E continua a polêmica sobre "imposturas intelectuais"...28.08.2013Marcondes NetoN’O Globo, de hoje (por Cesar Baima): http://oglobo.globo.com/ciencia/empresa-aponta-possivel-fraude-em-periodicos-cientificos-brasileiros-9722072 Em Carta Capital desta semana (edição 763 – 28/08/2013), por Thomaz Wood Jr.: Mais sobre este tema: http://www.nature.com/news/brazilian-citation-scheme-outed-1.13604 COMENTÁRIO DO OCI – Marcelo Ficher Todos os acontecimentos recentes mostram, em minha opinião, que somente as políticas de “tolerância zero” serão capazes de reverter a tendência de piora […]mais
Clipping Só 7,8% acham que meios de comunicação defendem interesses da população. 60% dos entrevistados desconhecem que as TV são uma concessão pública, mostra pesquisa.23.08.2013OCIMatéria de Ricardo Galhardo, reproduzida do Portal iG (16/08/2013 – 18:25h). Pesquisa revela que 87% dos brasileiros acreditam que a mídia representa os interesses dos próprios donos, dos que têm mais dinheiro e dos políticos. Apenas 7,8% dos brasileiros acreditam que os meios de comunicação defendem os interesses da maioria da população. A conclusão é […]mais
Clipping Nizan Guanaes compra CDN e estreia em relações públicas.17.08.2013OCIAquisição é a primeira do Grupo ABC, controlado por Guanaes, no setor de relações públicas. Nota de Márcio Juliboni, reproduzida de EXAME.com São Paulo – O Grupo ABC, do publicitário Nizan Guanaes, estreou na área de relações públicas com a aquisição da agência CDN. O valor do negócio não foi revelado. Segundo o jornal O […]mais
Clipping Concentração no mercado da comunicação avança... até onde?30.07.2013OCIA francesa Publicis e a americana Omnicom anunciaram anteontem um plano de fusão para criar o maior grupo de publicidade (leia-se propaganda) do mundo, no valor de US$ 35 bilhões. A operação deve remodelar o setor, afetando bilhões de dólares gastos mundialmente por grandes marcas globais em campanhas nas mídias tradicionais e na internet. Essa […]mais
Clipping A corrupção nos concursos públicos acadêmicos.29.07.2013Marcondes NetoMatéria publicada na edição de 27/07/2013 do jornal O Globo. Autoria: Angelo Segrillo (professor de História Contemporânea da Universidade de São Paulo). LINK: http://oglobo.globo.com/blogs/prosa/posts/2013/07/27/a-corrupcao-nos-concursos-publicos-academicos-504814.asp Uma das causas mais graves da corrosão de nosso sistema universitário público é a corrupção – o segredo de polichinelo apontado pelo colega Angelo Segrillo – dos concursos públicos docentes. Endogenia, compadrio, […]mais
Clipping Um intelectual brasileiro a serviço da humanidade: Milton Santos.22.07.2013OCIDICA DE LEITURA: “Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal” (Rio de Janeiro: Record, 2000). COMENTÁRIO DO OCI – Marcondes Neto Se o prêmio Nobel fosse entregue postumamente, Milton Santos (1926-2001) poderia ser “o” candidato brasileiro. Lucidez, serenidade e firmeza de quem conhece a vida e o mundo estão presentes nesta entrevista […]mais
Clipping FETRANSPOR, RIO-ÔNIBUS, RIO-CARD: casos de polícia.20.07.2013OCIA carta pública de um usuário à agência de propaganda da FETRANSPOR, veiculada numa Rede Social, e sua repercussão: Meu nome é FDM, tenho 53 anos e sou um cidadão do Rio de Janeiro. Fiquei sabendo por vários meios de comunicação que esta agência foi contratada com a missão de melhorar a imagem da Fetranspor. […]mais
Clipping A expressão "nada a declarar", símbolo da ditadura, perdura impune.10.07.2013OCINa edição de hoje do jornal O Globo, um tapa na cara da cidadania carioca foi desferido por um integrante do setor que mais se beneficia da cidade; um grande hotel, em plena orla do Leblon. A manchete: “Robô flagra ligação clandestina de esgoto no Hotel Marina Palace” A notícia, por Emanuel Alencar: “Pequenino, pesando […]mais
Clipping Central do Cidadão STF: um primor de serviço à população.04.07.2013OCIMatéria publicada em 03/07 pelo website Consultor Jurídico (www.conjur.com.br), assinada por Marcos Alegre Silva, dá conta de que no último 21 de maio de 2013 a Central do Cidadão do STF completou cinco anos. Leia texto completo. COMENTÁRIO DO OCI – Marcelo Ficher Excelente iniciativa, que demonstra como se resolve problemas de comunicação com medidas […]mais
Clipping Um bom exemplo de comunicação institucional.27.06.2013OCIEmbora seja um grande desafio fazer comunicação institucional de empresas que se confundem com seu(s) produto(s), é possível fazê-lo. A seguir, o exemplo da Coca-Cola, em anúncio publicado hoje no jornal O Globo. mais
Clipping Saudades do Brasil... do Jornal do Brasil.13.06.2013OCIJornal único – mídia única – imaginário único – pensamento único. Sem dúvida, um bom negócio. Fatura-se dos “anunciantes” quase tudo o que têm para gastar – pois as alternativas são, como nunca antes, só isso mesmo – as chamadas “mídias alternativas”. E, no dia seguinte, execra-se. Claro que em termos de liberdade de imprensa, livre […]mais
Clipping Saiba mais ou menos.13.06.2013Marcelo FicherMatéria comentada aqui no OCI, ontem, originou o post. Matéria de fevereiro, já comentada no blog, é citada aqui. COMENTÁRIO Procuro acompanhar as novidades no relacionamento, digamos assim, do jornalismo com a propaganda, especialmente através do Observatório da Imprensa, com pelo menos dois textos primorosos. O primeiro, de fevereiro, já tinha comentado aqui no blog. […]mais
Clipping E eles fizeram de novo!06.06.2013OCIA tríplice aliança entre agência de propaganda, prefeitura do Rio de Janeiro e jornal O Globo, não satisfeita em gastar R$ 209.664,00 no último dia 25 de maio (veja), hoje voltou à carga e, ainda por cima, “inovou” – para usar um termo da moda. Vejamos: nova foto, novo texto, novos efeitos gráficos, novo visual, nova produção […]mais
Clipping Entrevista com Gary Hamel sobre gestão, hoje – “O que importa, agora” (*).04.06.2013OCICOMENTÁRIO DO OCI – Marcelo Ficher Tato: sentido ainda a ser desenvolvido pelas pessoas… jurídicas. As proposições do entrevistado são muito oportunas, principalmente porque desconstroem esse mundo ainda afeito a manuais e cartilhas, típicos da Administração no século XX. O importante nesses instrumentos de referência era serem aplicáveis a todo o universo de pessoas envolvidas […]mais
Clipping Propaganda veiculada no Brasil deveria "falar" português.29.05.2013OCINão é a primeira vez, nem é a única “no ar”, mas é um caso emblemático pela dificuldade de comunicação. A multinacional francesa Dassault Systèmes está veiculando sua “solução” 3DExperience com um filme comercial de 30 segundos, falado em inglês, na nossa TV por assinatura. Entenda-se por “nossa”, brasileira, no Brasil. É de se perguntar e […]mais