Na União Europeia: gigantes de tecnologia terão de mostrar como seus algoritmos funcionam.

Deu ontem n’O Estado de S. Paulo’:

De acordo com novas regras propostas pela União Europeia, as gigantes de tecnologia terão de explicar como seus algoritmos funcionam.

A medida, anunciada pela comissária antitruste Margrethe Vestager (foto) nesta sexta-feira, 30, pretende obrigar as empresas a abrirem seus arquivos de anúncios para reguladores e pesquisadores.

A medida provavelmente impactará gigantes de tecnologia dos Estados Unidos, como a Alphabet, dona do Google, Amazon, Apple e Facebook, com suas enormes bases de dados e negócios lucrativos de publicidade online.

Os algoritmos de publicidade ajudam as empresas a direcionar anúncios aos usuários que os anunciantes desejam alcançar.

Margrethe Vestager disse que o objetivo é esclarecer como esses algoritmos funcionam e garantir que as empresas sejam responsabilizadas por suas decisões. ‘As grandes plataformas teriam que fornecer mais informações sobre a forma como seus algoritmos funcionam, quando os reguladores solicitarem’, disse ela em evento organizado pela agência de pesquisa AlgorithmWatch e pelo European Policy Center.

A comissária vai anunciar dois projetos de regras conhecidos como Digital Services Act e Digital Markets Act em 2 de dezembro, evidenciando a determinação da UE em controlar as gigantes da tecnologia e forçá-las a serem mais justas.

LINK – https://link.estadao.com.br/noticias/empresas,gigantes-de-tecnologia-terao-de-mostrar-como-seus-algoritmos-funcionam-na-ue,70003495399

Imagem: Wikipedia.