Mídia americana terá regras mais flexíveis.

Deu ontem n’O Globo (P. 20):

A Comissão Federal de Comunicações (FCC, na sigla em inglês), agência que regula o setor nos Estados Unidos, flexibilizou nesta quinta-feira, por três votos a dois, as regras de propriedade de empresas de mídia no país, passando a permitir que uma só companhia seja dona de um jornal, de uma rádio e de uma estação TV em uma mesma cidade, o que era proibido desde 1975. A comissão também reduziu as restrições à posse de mais de uma estação de TV em um mesmo mercado…

LINK – https://oglobo.globo.com/economia/eua-flexibilizam-regras-para-midia-22077411

COMENTÁRIO

O rabo passa a abanar o cachorro nos Estados Unidos. Enfim, ‘vendemos’ uma ideia genuinamente brasileira aos gringos! Trata-se do mote de Tim Maia (que podemos considerar quase que ‘uma lei’ brasileira): o ‘liberou geral’.

Um dos institutos que desenvolveu a mídia – diversa – nos Estados Unidos, a regulação que restringia a abrangência geográfica dos ‘media’ e a propriedade cruzada – parece – vai cair.

Este OCI espera que o recurso a ser impetrado pelo grupo ‘Free Press’, que se opõe às mudanças, prospere na justiça americana. O Reino Unido, recentemente, aperfeiçoou a regulação deste setor, e o Brasil que legisla – colonizado como é – e até aproveitando a ojeriza nacional àquele presidente topetudo, talvez devesse mudar a sintonia de suas antenas – da terra do Tio Sam para as plagas da Rainha Elizabeth.

Sobre Marcondes Neto

Bacharel em Relações Públicas pelo IPCS/UERJ. Doutor em Ciências da Comunicação pela USP, sob a orientação de Margarida Kunsch. Professor e pesquisador da Faculdade de Administração e Finanças da UERJ. Editor do website rrpp.com.br. Secretário-geral do Conrerp / 1a. Região (2010-2012).