Leniência, sim... Impunidade, também... 2.

Imagem (18)

Está desvendada a satisfação apressada da Andrade Gutierrez em seu milionário anúncio (páginas e páginas em jornais pelo país afora) dando conta de acordo de leniência firmado entre a empresa e a Justiça. Conforme prometemos ontem, voltamos ao tema para entender melhor o contexto daquele clipping. A promessa de ‘um Brasil melhor’ expressa no texto que mais parece saído da imaginação de Lewis Carroll, talvez seja adiada pelo pragmatismo da empreiteira, corrupta contumaz… faz tempo.

O acordo vem na esteira do relatório do deputado federal Paulo Teixeira (PT/SP) que, simplesmente, esvazia o papel do Ministério Público. Leia a íntegra da matéria de Danielle Nogueira (com colaboração de Cleide Carvalho), publicada hoje no jornal Extra sob o título ‘Criticada, MP sobre acordos de leniência vai à votação hoje’ – http://extra.globo.com/noticias/brasil/criticada-mp-sobre-acordos-de-leniencia-vai-votacao-nesta-terca-feira-19267803.html

Infográfico: O Globo (10/05/2016, P. 12). Foto: Geraldo Bubniak – 20/01/2016.

Sobre Marcondes Neto

Bacharel em Relações Públicas pelo IPCS/UERJ. Doutor em Ciências da Comunicação pela USP, sob a orientação de Margarida Kunsch. Professor e pesquisador da Faculdade de Administração e Finanças da UERJ. Editor do website rrpp.com.br. Secretário-geral do Conrerp / 1a. Região (2010-2012).