DE PORTUGAL PARA O MUNDO - Um clube de futebol. Uma marca. E um pensamento no futuro das ações de marketing.

Deu em 05/06/2019 no Jornal Observador de Portugal, na matéria de Ana Pimentel:

O clube Benfica de Portugal torna-se o primeiro grande time de futebol europeu a aceitar criptomoedas como forma de pagamento em bilhetes e produtos de merchandising.

LINK – https://observador.pt/2019/06/05/benfica-faz-parceria-com-utrust-e-o-primeiro-grande-clube-europeu-a-aceitar-criptomoedas/

COMENTÁRIO

https://www.youtube.com/watch?v=PdMQ994Y1jc

Um dos maiores times de futebol da Europa está em um processo de modernização da marca, seja através de suas ações de marketing – em que o foco é a experiência do torcedor -, ou o mais novo lançamento de marca em que oferece um novo sistema de compra de bilhetes para jogos e acessórios do time do coração. A implementação da possibilidade de compra através das criptomoedas permitem que o clube português ultrapasse as suas funções de entretenimento no esporte e torne seus torcedores em influenciadores de um sistema de troca monetária moderno e em desenvolvimento pelo mundo. Tal lançamento só foi possível através de uma parceria com a startup portuguesa Utrust, a qual também está conquistando o seu território no mercado.

Times de futebol estão buscando cada vez mais novos mecanismos de entretenimento a seus torcedores, seja em novas experiências ao assistir aos jogos, seja através do desenvolvimento de produtos de merchandising mais relevantes para as necessidades do consumidor. O futebol já não pode ser encarado como um simples toque de bola. Grandes equipes esportivas estão formando grandes quadros de marketing e estratégias para desenvolver o seu negócio como uma marca de valor, aliada ao amor de seus consumidores e as expectativas em cima dos resultados do time em campo.

A construção de marcas fortes e relevantes possui como consequência o número de associados e participação em jogos. A compra de jogadores e a troca de técnicos tornaram-se um dos elementos para a promoção e o trabalho boca-a-boca na mídia por muitos clubes. O Benfica, com mais de 14 milhões de fãs no mundo, está investindo forças e euros visando um perspectiva que somente alguns times conseguiram enxergar; a construção de uma nova dimensão de marcas, aliada ao amor dos consumidores por seus clubes de futebol, visando a criação de marcas mais relevantes e valorosas do coração de quem as consome.

Caroline Kalil Reimann é publicitária com especialização em Comunicação Corporativa pela ESPM-Sul e mestranda em Marketing pela Universidade de Coimbra, Portugal.