Clipping

Clipping

O que diz a última versão do PL das 'Fake News' sobre a regulaçãção das redes.

26.04.2023
OCI
Deu ontem na Gazeta do Povo, na matéria de Leonardo Desideri: LINK – https://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/o-que-diz-a-ultima-versao-do-pl-das-fake-news-sobre-a-regulacao-das-redes/ COMENTÁRIO Impressiona a quantidade de fake news que fundamenta o PL de Orlando Silva (PCdoB-SP). São fabricações retóricas partidariamente concebidas como parte da luta política. Invenções narrativas já tornadas jurispridência no Brasil, infelizmente. Consideram os cidadãos como um bando de idiotas, […]
mais
Clipping

Capitalismo Progressista: a pele de cordeiro do Socialismo.

23.02.2023
OCI
Deu ontem na Gazeta do Povo, o artigo de Luiz Philippe de Orleans e Bragança: Um alerta para os riscos de formação de monopólio criados pelos fundos ESG, que ora mandam na única bolsa brasileira. LINK – https://www.gazetadopovo.com.br/vozes/luiz-philippe-de-orleans-e-braganca/capitalismo-progressista-a-pele-de-cordeiro-do-socialismo/ COMENTÁRIO Vimos alertando há tempos [(1), (2)], neste O.C.I., quanto a insuficiência e ligeireza do trinômio E-S-G. […]
mais
Clipping

Censura, fraude e competição: processo de aprovação em revistas científicas atrapalha a ciência.

24.12.2022
OCI
Deu anteontem na Gazeta do Povo, na matéria de Eli Vieira: Revisão por pares consiste em críticas geralmente anônimas feitas por especialistas que decidem se o artigo de um colega da área será rejeitado ou aceito para publicação. LINK – https://www.gazetadopovo.com.br/ideias/censura-fraude-e-competicao-processo-de-aprovacao-em-revistas-cientificas-atrapalha-a-ciencia/ Imagem: Bigstock.
mais
Clipping

Ricardo Vélez Rodriguez: ‘Temos de resgatar as universidades da esquerda’.

18.12.2022
Marcondes Neto
Deu hoje na Gazeta do Povo, na matéria de Cristyan Costa: Ex-ministro da Educação do governo Jair Bolsonaro, o filósofo Ricardo Vélez Rodriguez defendeu mais pluralidade no ensino. LINK – https://revistaoeste.com/politica/temos-de-resgatar-as-universidades-da-esquerda/. COMENTÁRIO Este portal – como explícito em sua Declaração de Propósito – é apartidário e não tem ou exerce viés político-ideológico. Isto posto, não […]
mais
Clipping

O bobo da corte e o medo. Por Paula Schmitt.

29.11.2022
OCI
Deu ontem no Poder 360, o artigo de Paula Schmitt: Uma teoria sobre como a posse de informações comprometedoras pode reorganizar a política – mesmo sem ameaça explícita. Hackeamento de conversas privadas pode produzir medo e subserviência mesmo que não indiquem uma ilicitude, segundo a articulista. LINK – https://www.poder360.com.br/opiniao/o-bobo-da-corte-e-o-medo/?fbclid=IwAR16srzQeX8UFl4eI-rbwvAnSAVqMaKqkU06bO-Z8H9se99tn5cwduWYyUE
mais
Clipping

1984, de George Orwell, aqui, agora.

06.11.2022
OCI
Deu anteontem na Gazeta do Povo, na matéria de Edilson Salgueiro: Folha muda título de reportagem e apaga “orçamento secreto”. Jornal substituiu o termo por “emenda de relator”. LINK – https://revistaoeste.com/politica/eleicoes-2022/folha-muda-titulo-de-reportagem-e-apaga-orcamento-secreto/?utm_source=sendinblue&utm_campaign=eleicoes2022-05-11-22&utm_medium=email COMENTÁRIO Na terrível ficção, que na mídia do Brasil vem se concretizando como história real, a labuta diária do personagem Winston Smith consistia em […]
mais
Clipping

Brasil através do espelho: Humpty Dumpty decide o que se pode pensar e dizer e o que significa cada coisa dita ou escrita. Por Leonardo Coutinho.

26.10.2022
OCI
Deu anteontem na Gazeta do Povo – em artigo de Leonardo Coutinho: “Quando eu uso uma palavra”, disse Humpty Dumpty num tom bastante desdenhoso, “ela significa exatamente o que quero que signifique: nem mais nem menos”. “A questão é”, disse Alice, “se pode fazer as palavras significarem tantas coisas diferentes”. “A questão”, disse Humpty Dumpty, […]
mais
Clipping

Publicidade no 'streaming': como a Globo tenta encontrar caminhos.

15.09.2022
OCI
Deu anteontem no Meio & Mensagem, na matéria de Bárbara Sacchitiello: Com Pause Ads, novo formato de anúncio no Globoplay, empresa tenta usar streaming para inovar no desenvolvimento de publicidade digital. Santander é o primeiro anunciante a fazer uso do Pause Ads, novo formato comercial do Globoplay (Crédito: Divulgação). LINK – https://www.meioemensagem.com.br/home/midia/2022/09/13/globoplay-pause-ads.html
mais
Clipping

Como é o projeto que reúne acionistas para salvar a América da militância corporativa.

15.08.2022
OCI
Deu ontem na Gazeta do Povo, na matéria de Bruna Komarchesqui: Free Enterprise Project compra ações de empresas para fazer perguntas nas reuniões de acionistas e salvar as corporações americanas, trazendo a Coca-Cola, por exemplo, “de volta ao negócio de bebidas…”. LINK – https://www.gazetadopovo.com.br/ideias/como-e-o-projeto-que-reune-acionistas-para-salvar-a-america-da-militancia-corporativa/
mais
Clipping

'Uber Files': as práticas obscuras da Uber para crescer e se estabelecer.

17.07.2022
OCI
Deu na revista Oeste em 14/07/2022 (matéria da Redação): Protesto de taxistas na França; em diversas cidade do mundo, houve confrontos violentos | Foto: Reprodução/YouTube. LINK – https://revistaoeste.com/mundo/uber-files-as-praticas-obscuras-da-uber-para-crescer-e-se-estabelecer/ COMENTÁRIOS – por Manoel Marcondes Neto a – Sobre democracia, leis, noções e ‘sem-noções’ de autoridade, transparência ou legitimidade. b – Guerra Cultural? É a uberização, estúpido! […]
mais
Clipping

Velhos e velhas: pauta que o 'ESG' esqueceu.

27.04.2022
Marcondes Neto
Deu no Valor Econômico (em 20/04/2022), na matéria de Daniela Chiaretti: LINK – https://valor.globo.com/empresas/esg/coluna/velhos-e-velhas-pauta-que-o-esg-esqueceu.ghtml COMENTÁRIO Enfim, alguém criou coragem e fez uma crítica ao mantra E-S-G. Não conheço o pessoal da Redação, mas torço que ninguém perca o emprego por conta do sacrilégio. A questão etária grita desde antes da moda e, vamos combinar – […]
mais
Clipping

Jornalistas do The New York Times podem abandonar o Twitter: memorando orienta funcionários a deixarem de usar a rede social.

09.04.2022
OCI
Deu ontem na revista Oeste, em matéria da Redação: O The New York Times iniciou um processo para rever a política de recomendação do uso do Twitter entre funcionários. Vazado na quinta-feira, 07/04, um memorando assinado pelo editor-executivo do jornal, Dean Baquet, orienta jornalistas a deixarem de usar a plataforma ou “reduzir significativamente” o tempo […]
mais
Clipping

Os desafios do ESG na comunicação corporativa.

22.02.2022
OCI
Deu no Meio & Mensagem (em 18/02/2022), na matéria de Taís Farias: Para engajar o público, companhias investem em parcerias e buscam fugir do discurso puramente inspiracional. LINK – https://www.meioemensagem.com.br/home/marketing/2022/02/18/os-desafios-do-esg-na-comunicacao-corporativa.html COMENTÁRIO Confirmando a percepção já explicitada por Manoel Marcondes Neto, cofundador deste O.C.I., não uma, mas duas vezes, as empresas brasileiras ainda estão repetindo o […]
mais
Clipping

"Think different". Por Steve Jobs.

22.01.2022
OCI
O Twitter de Daniel Haddad (nossos agradecimentos pela curadoria) abriga uma jóia que, afortunadamente, foi compartilhada comigo. E não posso deixar de compartilhar com você: LINK – https://twitter.com/DanielNHaddad/status/1483790374942523392?t=A5grvreGoZ9rQ0Bf1niB9Q&s=09 A mensagem é densa e simples ao mesmo tempo. Concentra uma percepção aguda do que sejam valores e princípios – duas categorias muito presentes nos discursos corporativos […]
mais
Clipping

O jornalismo nessa pandemia semeou medo, alerta jornalista.

03.01.2022
OCI
Deu ontem na revista Oeste, na matéria de Artur Piva: Claudio Odri escreveu um livro (“Como a pandemia mudou o jornalismo: os bastidores dos conflitos de interesse que a imprensa não investiga!”, lançado em e-book pela editora CdClip Produções) sobre o papel da imprensa na cobertura da crise sanitária global. LINK – https://revistaoeste.com/mundo/o-jornalismo-nessa-pandemia-semeou-medo-alerta-jornalista/
mais
Clipping

O Bradesco e a turma do 'carbono zero'.

28.12.2021
OCI
Deu ontem na revista Oeste, na matéria de J. R. Guzzo: A coleção de princípios e valores das maiores corporações brasileiras foi abandonada em favor do primeiro zé-mané executivo que ganha a vida sendo, ou fingindo ser, politicamente correto. LINK – https://revistaoeste.com/brasil/o-bradesco-e-a-turma-do-carbono-zero/ Bateu/Levou LINK – https://twitter.com/BlogPecuariaJa/status/1475996711965368320?t=RbayFY_0NQ0wwLcd5Sbabw&s=09 A rebordosa: depois dos protestos da clientela diretamente atingida […]
mais
Clipping

Tendências para 2040: nômades digitais e tudo "omni" no consumo.

18.09.2021
OCI
Deu no Meio & Mensagem, em 14/09/2021, na matéria de Taís Farias: Estudo de Visa e Hyper Island analisa transformações das pessoas e da tecnologia e aponta valorização do bem-estar e novos limites entre conveniência e automação. LINK – https://www.meioemensagem.com.br/home/marketing/2021/09/14/visa-aponta-tendencias-para-2040.html Imagem: Visa celebra cinco anos da criação de seu Innovation Studio (Divulgação).
mais
Clipping

Melhorar ou controlar o mundo? Qual a real intenção do "Great Reset"?

09.07.2021
OCI
Deu anteontem no portal R7, na matéria de Ana Carolina Cury: A iniciativa foi lançada ano passado, no Fórum Econômico Mundial. Plano vago, sem detalhes de execução, traz questionamentos importantes. LINK – https://noticias.r7.com/prisma/refletindo-sobre-a-noticia-por-ana-carolina-cury/melhorar-ou-controlar-o-mundo-qual-a-real-intencao-do-great-reset-07072021?amp= MAIS SOBRE: LINK – https://observatoriodacomunicacao.org.br/notas/quem-resiste-ao-great-reset/      
mais
Clipping

A geração Z te deixou "cringe"? Pois espere a ascensão dos Alpha...

25.06.2021
OCI
Deu anteontem no UOL, na matéria de Matheus Pichonelli: Não sei vocês, mas quem era esquisito dentro da própria bolha geracional não viu o menor sentido na choradeira diante da ferida narcísica de quem acaba de descobrir que é feio e não está mais na moda…. LINK – https://tab.uol.com.br/colunas/matheus-pichonelli/2021/06/23/a-geracao-z-te-deixou-cringe-pois-espere-a-ascensao-dos-alpha.htm
mais
Clipping

A não cumprida promessa das "agências" de checagem.

01.05.2021
Marcondes Neto
Deu anteontem na revista Oeste, na matéria de Cristyan Costa: Advogado afirma que a sentença a favor da Revista Oeste pode encorajar órgãos de imprensa. LINK – https://revistaoeste.com/brasil/os-meios-de-comunicacao-nao-devem-se-intimidar-perante-as-agencias-de-checagem/ COMENTÁRIO Já perdi a conta das vezes em que repeti o seguinte mantra: “A saída para o jornalista é o empreendedorismo”. A minha cantilena se faz ouvir […]
mais
Clipping

A segunda maior tragédia a atingir a humanidade, hoje - 2.

25.04.2021
Marcondes Neto
Deu no Media.ITE, em 13/04/2021, na matéria de Rudy Takala: – Fear sells. (Quando cai a parede que antes separava as Redações dos Departamentos Comerciais). LINK – https://www.mediaite.com/news/watch-james-okeefe-releases-secret-recordings-of-cnn-staffer-calling-network-pro-biden/ COMENTÁRIO “Toda unanimidade é burra”. Nelson Rodrigues. Na espiral do ruído… “O que é bom para os Estados Unidos é bom para o Brasil” ? (*) Exausta […]
mais
Clipping

Algoritmos não podem aprender sentimentos, diz futurólogo Gerd Leonhard.

21.04.2021
Marcondes Neto
Deu no Valor Econômico (14/04/2012), na matéria de Adriana Fonseca: Capacidade de negociar e de ter compaixão sobrepõe a Inteligência Artificial. LINK – https://valor.globo.com/publicacoes/suplementos/noticia/2021/04/14/algoritmos-nao-podem-aprender-sentimentos-diz-futurologo-gerd-leonhard.ghtml COMENTÁRIO Frenesi digital. Comungo da visão exposta na matéria, e, aqui, no Observatório da Comunicação Institucional, vários colaboradores também. Preocupa-me a franca entrega de jovens profissionais a tudo o que se […]
mais
Clipping

São Paulo: motoristas de Uber poderão gravar vídeo das corridas.

20.04.2021
Marcondes Neto
Deu hoje na revista Oeste, na matéria de Raquel Hoshino: A ferramenta está em fase de testes. O objetivo é levar mais segurança para as viagens. LINK – https://revistaoeste.com/tecnologia/sao-paulo-motoristas-de-uber-poderao-gravar-video-das-corridas/ COMENTÁRIO Frenesi Digital. Há uma disputa em curso: quem mais produz fake news; a imprensa comercial ou os próprios anunciantes? Aqui, um exemplo típico “de anunciante” […]
mais