SUSTENTE-SE: esqueça as modas, as siglas e os 'anti'. Por Manoel Marcondes Neto.

É, sim, possível passar ao largo das campanhas que tentam enfraquecer as preocupações de gestores relacionadas ao meio ambiente, ao fator humano/social, e à governança corporativa, como demonstram os 20 fortes argumentos bem colocados por Laura Peiter em prol da sustentabilidade.

Há outros esforços em marcha neste sentido.

Por exemplo, a aferição do Índice de Transparência Ativa (5R-INDEX) por meio da Auditoria Funcional da Comunicação Organizacional (AFCO), método, métrica própria e indicador desenvolvidos – via pesquisa CNPq -, lançada pelo Observatório da Comunicação Institucional, sistema o qual preconiza um exame transversal de toda a operação (de uma empresa, órgão público ou entidade do terceiro setor) a título de prevenção de crises de imagem pública que vai “muito além do trinômio E-S-G”- como já consignado em artigo científico -, tendo sido aliás concebido antes da popularização do mesmo, já que o Grupo de Pesquisa CNPq (composto por 21 pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento) que gerou a inovação teve seu início de trabalhos em 25/07/2016.

Para mais, acesse www.5R-INDEX.com.br.

Manoel Marcondes M. Neto é cofundador e diretor-presidente do Observatório da Comunicação Institucional.