Quando a motivação não é o bastante. Por Marina Boldrim e Glauber Trevisan.

O que faz com que pessoas comuns levantem cedo em um dia chuvoso – talvez em um dia pós-feriado ou depois de ter dormido poucas horas na noite anterior – para enfrentar horas de trânsito ou transporte público lotado para chegar ao trabalho? Estamos nos referindo à mesma competência que impulsiona o atleta a treinar à exaustão, ainda que precise lidar com a dor. As situações e os propósitos são distintos, mas é fato que todos nós já pensamos em desistir de algo importante devido a condições adversas. E o que nos fez persistir?

Embora muitos possam ter pensado em motivação, podemos dizer que este estado emocional é transitório e não permanente. Embora esta competência nos impulsione a dar os primeiros passos em direção à condição desejada, alguns obstáculos podem surgir no caminho e abafá-la por um tempo dentro de nós. Por esta razão, a motivação sozinha pode não ser o bastante para a obtenção do sucesso. Muitas vezes, é necessário deixar o sentimento e o humor de lado e simplesmente fazer o que precisa ser feito.

Obviamente pode ser mais prazeroso agir quando estamos motivados; no entanto, quando esperamos até ter vontade de fazer algo, com frequência caímos em um círculo de procrastinação e justificativas, o que pode nos atrapalhar ou mesmo estagnar. Na prática, o que nos impulsiona a nos manter focados e a perseverar é a disciplina. Ainda que por vezes ela seja considerada um tanto impopular – no sentido de agirmos na contramão do que queremos em determinado momento –, podemos dizer que ela funciona como ponte entre a idealização e a realização de nossos objetivos.

É preciso lembrar que o esforço, o suor e a construção são diários e que precisamos manter a consistência para não pararmos no meio do caminho. Se não conseguimos gerenciar nossas emoções, manter a disciplina e executar bem os pequenos passos no dia a dia, perdemos a oportunidade de ganhar confiança e obter resultados melhores. Sabe aquela sensação boa de dever cumprido? Ela é a prova de que todo esforço valeu a pena.

Ilustração: Ewerton de Campos Silva.

Glauber Trevisan é graduado em logística e administração, atua na área de supply chain & compras. Contato: glauber.btrevisan@gmail.com

Marina Boldrim é publicitária (USP) e especialista em Gestão de Comunicação e Marketing (USP) & Marketing Intelligence (Universidade NOVA de Lisboa). Atua na área de business intelligence e se interessa por temas de performance e comportamento. Contato: marina.boldrim@gmail.com