Programa 'Gestoras da Moda' premiado pelo Sebrae profissionaliza mulheres para o mercado têxtil. Por Érica Bassi.

Durante o ano de 2017, diante do cenário de desemprego elevado, em que 60% da mão de obra em busca de recolocação no mercado eram mulheres, nasceu o programa ‘Gestoras da Moda’, idealizado por Daniela Cambuzano, empresária do ramo da moda e que atua como assessora da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e coordenadora do projeto.

Com vocação têxtil desde os tempos de malharia Nossa Senhora da Penha, lanifício Lavalpa, tapeçaria Santa Helena, entre outras indústrias do setor que deixaram legado, Jacareí quer resgatar a história e se destacar como pólo da moda, tornando-se referência de mão de obra qualificada para todos os segmentos do ramo.

O programa vai ao encontro de uma antiga necessidade: a maior parte das marcas renomadas do varejo da moda tem, na cidade, apenas o corte. O restante é feito fora. A mão de obra dessas mulheres hoje é “quarteirizada” (contratada por empresas terceirizadas, por empreitada, e sem qualquer vínculo empregatício formalizado), segundo Daniela.

‘Gestoras da Moda’ forma com qualidade e vai desde a capacitação em costura de acordo com o perfil da empreendedora, além da noção em cadeias produtivas, controles financeiros, produtividade, vendas, divulgação, precificação e contratação de funcionários. Das 124 já formadas, 15 estão em processo de incubação e aceleração de seu negócio. O próximo passo é absorver as capacitadas para formar lideranças na área industrial, nas produções e assim preparar para formação de cadeia têxtil. 

Premiado pelo Sebrae

Dentre todos os candidatos do estado de São Paulo, o ‘Gestoras da Moda’ se destacou pelo seu conteúdo, apoio ofertado às empreendedoras, pela metodologia e iniciativa do projeto, acompanhamento técnico e capacitação. O prêmio foi entregue em julho de 2021 como o melhor projeto em 2020.

O próximo desafio é a disputa pelo ‘Prêmio Prefeito Empreendedor’, iniciativa do Sebrae para reconhecimento dos prefeitos e administradores regionais que implantaram projetos com resultados comprovados com foco no desenvolvimento dos pequenos negócios do município. Serão premiados gestores que tenham implantado projetos com resultados comprovados de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de pequenos negócios e à modernização da gestão pública.

Hoje, a prefeitura, através da secretaria de desenvolvimento econômico, faz o acompanhamento de crescimento dessas empreendedoras e o mapeamento das cadeias de consumo.

Parcerias e Incentivos

Instituto Renner: Criando e Costurando o Futuro, projeto enviado em 2017 por Daniela, foi exatamente ao encontro do que o Instituto buscava, e Jacareí foi uma das seis cidades selecionadas em conjunto com Porto Alegre (RS), Florianópolis e Pomerode (SC), Nova Friburgo e Petrópolis (RJ).

Suzano Papel e Celulose: Apoia a costura patrocinando o Senai para a qualificação técnica do programa, além do Sebrae e Sesi.

Carretas da Costura: São duas na cidade, sendo uma do estado, através do ‘Via Rápida Emprego’ em conjunto com o Centro Paula Souza para Confecção Industrial – com 80 horas de capacitação técnica, e a outra do Senai, com cursos de ajustes e reformas desde a preparação até o acabamento, passando por organização do local de trabalho, preparação de máquinas e amostras de costura, operação de máquinas de costura na montagem em série de peças do vestuário aliado aos procedimentos técnicos de qualidade.

Resgate da Autoestima e Empoderamento. Depoimentos:

“Eu sou de um tempo em que as mulheres tinham por obrigação saber um pouquinho de cada coisa, um pouco de pintura em tecido, um pouco de bordado, um pouco de tricô, crochê, e por aí vai. Faltava em meu currículo, o Corte e Costura. Fiz um curso de Reparos, pela Prefeitura de Jacareí, e me apaixonei pela costura e fui me aperfeiçoando. Mergulhamos num mundo que nem sabíamos existir, e fomos preparadas, em todos os detalhes para o empreendedorismo, algumas num aperfeiçoamento técnico em costura industrial e desenvolvimento humano. Aquilo que parecia ser algo para ajuda na renda da casa, se transformou num negócio, com marca registrada e tudo o mais”. Andrea Cristina Silva de Almeida.

“Eu sou a Maria Eduarda. Participei dos ‘Gestores da Moda’ de 2020 e, por ser mulher trans, em um país que não dá oportunidade profissional para pessoas trans e travestis, vi uma maneira de empreendedorismo, ainda recebo o acompanhamento e oportunidade de crescer com a incubadora da moda que será inaugurada em breve. ‘Gestores da Moda’ é um programa importante para pessoas que querem entender do seu próprio negócio”.

“Sou Carol Bagatini e hoje eu atuo como consultora do varejo de moda. Participei da 3a. edição do programa ‘Gestoras da Moda’ 2021. O programa foi de grande valor para o crescimento e desenvolvimento do meu negócio. As aulas e as atividades contribuíram muito na gestão e na criação de processos para que a gente faça as coisas acontecerem de forma mais assertiva. Os professores e os materiais são incríveis, eles fazem com que você ponha na prática imediatamente e, assim, as ideias saem do papel e se transformam em objetivos, metas e ações para serem realizadas”.

“O ‘Gestoras da Moda’ foi desenvolvido para atender duas frentes: a oferta de mão de obra qualificada escassa no município e região e, também, as demandas de empresas, confecções, e compras públicas, gerando muitas oportunidades para essas mulheres capacitadas pelo programa, o qual despertou o interesse de homens se qualificarem para ampliar conhecimento e aumentar suas rendas, comenta Daniela Cambuzano”.

Para mais informações: daniela.cambuzano@jacarei.sp.gov.br | (12) 98256-1604.

Érica Bassi, relações-públicas, foi delegada do Conrerp2 no Vale do Paraíba (Gestão Transparência 2019 – 2021), e é atual conselheira na Gestão Somando Forças 2022 – 2025. Já passou por mídia, atendimento, redação e tráfego em agência de propaganda. Atuou também com relações comunitárias no poder público, em associação de moradores. Busca um lugar ao Sol inicialmente empreendendo como MEI em Relações Públicas. Acredita no potencial da Comunicação Institucional e defende um lugar nas mesas de debate sobre Inovação e Tecnologia diante da importante contribuição da área de RP para a ampliação do potencial empreendedor brasileiro, tanto regional como nacionalmente.