Mídia, opinião pública e política. Por Débora Mendes Ferreira.

Não podemos negar que a mídia tem um papel relevante para a manutenção de uma democracia.

A mídia informativa é um importante espaço de poder, debate e mediação de conflitos. E quer definir os assuntos sobre os quais as pessoas conversam dentro de casa, nas reuniões sociais, no ponto de ônibus e no trabalho.

Estar na mídia é sinônimo de existir. Em outras palavras, a mídia tem o poder de selecionar, expor e hierarquizar temas, definindo prioridades. É nesse contexto que se pode afirmar que a imprensa tem muito poder e responsabilidade na configuração da agenda de debates de uma sociedade.

Os veículos de comunicação possuem forte influência. São eles que definem e planejam os temas que serão discutidos no âmbito na esfera pública. Parte da mídia possui um grande poder de expor e impor suas informações ao público como verdades absolutas, fazendo com que boa parte da massa acredite e propague informações e notícias sem questionar a veracidade das fontes.

O que temos observado é que a mídia tem desvirtuado sua ideologia em prol de interesses empresariais e políticos, tornando as informações distorcidas, transformando grande parte dos cidadãos em meros repetidores midiáticos de opiniões, tentando convencer parte da massa sobre determinado enfoque.

Tratar do poder de influência midiática sobre a opinião pública torna-se algo complexo e urgente, mais do que apenas falar sobre “públicos” e “narrativas”.

A transparência e a ética são fatores primordiais para a disseminação de informações precisas e fundamentação de opiniões.

Vale ressaltar que construir uma imagem e manter uma reputação na mídia não é uma tarefa fácil. E o papel da mídia é muito mais do que reportar, mas informar analiticamente transformando o processo da comunicação em algo abrangente, compreensível e seguro.

“À tentativa de políticos e elites de administrar a visibilidade e fazer repercutir discursos e versões do próprio interesse no espaço de visibilidade midiática constitui-se num campo de estratégias e contra-estratégias, como em qualquer jogo político. MAIA (2003: 19)”.

Referência

PIMENTA MALAGONE, Lidiane (RP e mestre em Comunicação Midiática pela Unesp – Bauru/SP). A formação da opinião pública e as inter-relações com a mídia e o sistema político.

Débora Mendes Ferreira é graduanda em Comunicação Institucional pelo Centro Universitário das América (FAM). É mãe, amante da Literatura e da transparência.