In Cena e R+ Marketing criam 'holding' para fomentar mercado de economia criativa.

Agora IN CENA + une principal escola de teatro musical do país e agência pioneira em marketing cultural 360 graus, e servirá como um hub sustentável para o setor.

O mercado de economia criativa é um dos que mais cresceu no país nos últimos anos, e já representa 3,11% do PIB, de acordo com dados do Ministério da Cultura. O setor emprega mais de 7,5 milhões de pessoas, e a partir de fevereiro conta com um novo player de peso, a IN CENA +, uma holding criada pela In Cena Produções, principal escola de teatro musical do Brasil, e pela R+ Marketing, agência de comunicação pioneira em marketing cultural 360 graus.

A proposta da fusão é se tornar um hub sustentável de cultura e produção, oferecendo soluções completas para o mercado cultural, desde a execução de projetos artísticos a estratégias de marca. A parceria surgiu através do encontro da artista e empreendedora Cella Bártholo, fundadora do IN CENA, com o publicitário Rodrigo Medeiros, CEO da R+ Marketing e responsável por mais de 200 projetos de alcance nacional.

“Eu e Cella pensamos, juntos, em projetos muito promissores. Queremos transformar ideias em experiências inéditas, potencializando o valor de cada obra e marca e conectando arte, cultura e mercado de forma nunca vista antes”, explica Rodrigo Medeiros. “A gente sabe que tem muitos artistas talentosos no país, nas áreas de dramaturgia, composição, dança, e queremos fomentar esse mercado de maneira original, oferecendo ao público uma nova maneira de se relacionar com a arte”, acrescenta Cella Bártholo.

A parceria também dá um novo sentido para a Escola de Artes IN CENA, em Botafogo, no Rio de Janeiro. A instituição se transforma em um espaço multiplataforma, que contará com produções culturais, direção artística e consultoria para espetáculos, além de se tornar um ponto de encontro entre realizadores e produtores. Os ambientes fazem homenagem a grandes nomes da cultura nacional, como as atrizes Fernanda Montenegro e Ruth de Souza.

Primeiras iniciativas

Como primeira iniciativa, a holding criou o Selo SINC., uma vertente da In Cena Produções que nasce com o propósito de acolher novos talentos da indústria cultural. O selo se dedica a criar trajetórias musicais autênticas e únicas para cada artista, oferecendo uma direção personalizada que respeita a identidade de cada um, enquanto promove um movimento vibrante da cultura pop.

“O selo oferece um espaço onde o artista é a estrela de sua própria jornada, com a curadoria de um time dedicado que ajuda a mapear e traçar os melhores caminhos para cada trajetória”, afirma Medeiros. Mais do que um simples selo musical, a vertente desponta como uma verdadeira incubadora artística.

Outra ideia a ser desenvolvida este ano é o Projeto Inspira, iniciativa que visa ampliar o acesso da população brasileira à cultura, oferecendo novas oportunidades de aprendizado e transformação. Por meio de parceria com organizações não-governamentais (ONGs), o instituto propõe reduzir barreiras sociais, econômicas e geográficas que limitam o acesso de comunidades vulneráveis a atividades culturais, promovendo inclusão e cidadania.

“No final do ano passado, fizemos um teste de como funcionaria este projeto e recebemos o pessoal da ONG Spanta, que é uma escola artística da comunidade de Santa Marta. Tivemos um dia de workshops, bate-papo e muitas trocas, e o resultado foi excelente”, completa Cella. De acordo com a empreendedora, a ideia é replicar o modelo em encontros mensais.

Indicado a vários prêmios, o espetáculo “República Lee – Um Musical ao Som de Rita” será o primeiro projeto cultural a contar com a expertise das duas marcas. Com texto e direção de Tauã Delmiro, a peça chega ao Rio no segundo semestre deste ano. Já o público infantil irá receber o musical “TumPaTaTum”, que resgata e apresenta versões atuais das antigas cantigas de roda. A produção irá receber ainda uma série de animações, que serão disponibilizadas nas plataformas digitais.

Sobre a In Cena

A In Cena Produções é uma produtora inovadora, que celebra a riqueza da cultura e da arte como veículos de transformação e comoção universal. Movida pela paixão de criar experiências que são não apenas únicas, mas também profundamente brasileiras, a In Cena se posiciona como um verdadeiro polo de novas ideias, eventos e vivências culturais.

Sobre a R+ Marketing

A R+ Marketing é uma agência de marketing 360 graus especializada em produtos culturais e de entretenimento, criando experiências impactantes que permanecem na memória do público. Com expertise no mercado de mídia, viabiliza as melhores soluções para espetáculos e eventos, desde o planejamento até a gestão de mídia, otimizando investimentos e garantindo resultados eficazes em OOH, DOOH e mídias online.