Imagem e reputação na pauta do dia. Por Cecília Seabra.

A imagem de funcionários e empresas contratantes estão relacionadas. Se as marcas se ancoram em suas identidades para projetar as imagens que formarão a depender do nível de relacionamento com cada um dos públicos, nós, profissionais, temos que agir da mesma forma.

Uma identidade. Não várias. Significa que vida pessoal e vida profissional, hoje, não são mais passíveis de separação como eram outrora. Se os contratantes não se comportam como deveriam, nos envergonham. Se nós fazemos o mesmo, prejudicamos suas imagens.

Coerência e propósito entre marcas e empregados precisam estar minimamente alinhados para que funcionários tenham orgulho e sejam promotores da marca empregadora, enquanto esta se orgulha de colaboradores que comunicam e propagam elementos fundamentais da sua comunicação.

Ter ‘vidas’ não é mais possível: estamos integrados, gostemos ou não. O caso Taesa está aí para comprovar. Afinal, o que está em jogo é a reputação. Neste sentido, comunicação com colaboradores nem de longe pode ser pensada em bases conteudistas, e sim de experiência e engajamento, como requer pensar para um público de relacionamento prioritário.

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Legenda da imagem de chamada: reprodução Estadão.com – acesso em 6/7/2020 – matéria de Marcio Dolzan. Disponível em https://brasil.estadao.com.br/noticias/rio-de-janeiro,empresa-demite-mulher-flagrada-ofendendo-fiscal-da-prefeitura-do-rio,70003355424

Dicas de leitura para aprofundar o olhar estratégico:

SENNETT, R. A corrosÃo do caráter: as consequências pessoais do trabalho no novo capitalismo. Rio de Janeiro: Record, 2012.
CRARY, JONATHAN. 24/7: capitalismo tardio e os fins do sono. Ubu Editora, 2016.
JENKINS, H.; GREEN, J.; FORD, S. Cultura da Conexão – criando valor e significado por meio da mídia propagável. Editora Aleph, 2014.

Cecília Seabra é especialista em comunicação estratégica, gestão de riscos, crises, inovação e tendências na área, e atua como consultora e pesquisadora vinculada PPGCOM-UERJ, linha de pesquisa ‘Tecnologias de Comunicação e Cultura’. Trabalha com o propósito de contribuir para desenvolver da comunicação, atuando, também, como professora na graduação e pós-graduação lato sensu na UVA-RJ e em programas próprios voltados para pessoas e empresas.