Habilidades comportamentais são o futuro das relações de trabalho. Por Lilian Flaitt.

Por minhas andanças pelo meio digital tenho me deparado com diversas pessoas e profissionais variados.

É inegável o ganho que se tem quando aplicado à abertura e uma escuta ativa para aproximar relações verdadeiras com o intuito de sempre se ganhar algo no final para ambas as partes.

E nessa troca que acontece nas relações que criamos me deparei com um tema p’ra lá de essencial: as ‘soft skills’ ou habilidades comportamentais. Diferente das habilidades técnicas ou ‘hard skills’, elas nos fazem repensar o modelo real do mercado que estamos vivenciando e que ainda muitos acreditam estar ‘lá no futuro’…

Mas o futuro chegou e, junto com ele, vieram essas habilidades que outrora eram colocadas em segunda análise. O jogo mudou e quem não as tem de maneira aguçada deve rapidamente procurar desenvolvê-las.

O cenário mostra que grandes empresas já selecionam pessoas muito mais por sua capacidade de resolução de problemas e no lidar com pessoas muito mais do que por habilidades técnicas, uma vez que é muito mais fácil desenvolver uma técnica do que uma habilidade comportamental.

As 7 principais habilidades comportamentais são: comunicação efetiva, criatividade, empatia, resiliência, liderança, moral e ética.

É mais fácil aprender a falar Inglês do que programar e escrever memorandos – se a vaga exige essas competências -, do que encontrar alguém com todas essas características mas que não tem nenhuma ou pouca habilidade em lidar com pessoas, não se conseguindo desenvolver trabalho em equipe, mas só ser analítico e pouco criativo.

Enfim, eu acredito que todas as habilidades comportamentais possam e devam ser desenvolvidas, afinal já são elas que fazem diferença no momento de fechar um negócio ou encontrar a pessoa ideal para uma vaga em aberto. Elas separam o joio do trigo.

O que você quer ser?

Forte abraço!

Lilian Flaitt é fundadora do ‘Marketing da Visibilidade’, especialista em LinkedIn e networking humanizado como gerador de oportunidades profissionais.
(https://www.linkedin.com/in/lilianflaitt)

Imagem: www.freepik.com