Comunicação e Sustentabilidade: como comunicar seu impacto? Por Laura Peiter.

Fiz um post sobre “20 maneiras de falar de sustentabilidade para um público anti-ESG“, e confesso que não esperava a repercussão incrível que teve! Isso me mostrou algo importante: precisamos falar mais sobre comunicação e sustentabilidade. Afinal, não basta fazer ESG bem feito, é preciso saber comunicar de forma eficaz para engajar todo tipo de público, e transformar.

Por isso, decidi trazer aqui mais dicas, livros e estratégias práticas sobre esse tema. E hoje, quero compartilhar um livro que eu tenho, que traz reflexões valiosas sobre autenticidade e transparência na comunicação:

“Truthtelling: Por Marcas Mais Humanas, Autênticas e Verdadeiras” – Santahelena MSc.

O livro, que faz um trocadilho com o bordão muito usado nas empresas “Storytelling”, aborda como as marcas podem (e devem!) ser verdadeiras, construindo narrativas que realmente geram conexão e impacto. Afinal, em um mundo cada vez mais transparente, não basta dizer a verdade, é preciso SER a verdade.

Principais insights do livro:

– Autenticidade como pilar → As marcas precisam ser fiéis às suas raízes e valores e respeitar a inteligência do consumidor. O público percebe (e rejeita!) discursos vazios.

– Relevância e propósito → Empresas que se conectam com a sociedade colocam as pessoas e o impacto antes do lucro.

– Era da transparência → Hoje, tudo é observado. Não adianta levantar bandeiras ESG sem ações concretas.

– Fim do “bullshittelling” → O público não tolera mais promessas vazias. ESG de verdade precisa ser coerente, e em toda a cadeia de valor!

– Exemplos inspiradores → O livro traz cases de marcas e empresas, como da Patagonia, que mostram que propósito e resultados financeiros podem andar juntos.

Na minha opinião e experiência dentro da comunicação de ESG, dois valores são chave para não cair no Greenwashing: Coerência e Transparência. E sempre conectar o discurso com o negócio, e o wording com o público que estará escutando!

E aí, como você percebe a comunicação de ESG no mercado? Ainda vê muito “greenwashing” ou já nota uma evolução real? Vamos trocar ideias nos comentários!

Laura Peiter é consultora de ESG na BM2B. Ajuda empresas a transformar desafios ambientais e sociais em oportunidades de negócio, alinhando sustentabilidade ao core business e à agenda global.