Assessor de imprensa: porque você precisa de um. Por Vera Lucia Rodrigues.

Share Button

Você está lançando um novo produto. Ou talvez um novo serviço. Precisa comunicar uma fusão ou aquisição. Uma nova utilização para o mesmo produto. Avanço tecnológico ou para comentar como a queda do dólar pode impactar no seu negócio. São todas possibilidades para a utilização de um bom esquema de assessoria de imprensa e relacionamento com o mercado.

Mas e nessa época de ‘Meu Deus’, onde só se fala em pandemia, remédios, ausência de leitos e de tratamentos, como manter o nome pessoal, dos produtos e de sua empresa no noticiário de forma ética e produtiva. Principalmente, porque essa pandemia vai passar e ai como fazer para se manter na mente do consumidor?

A assessoria de imprensa é um dos instrumentos de comunicação desenvolvidos para as organizações, sendo inerente às atividades da área de comunicação, e extremamente útil como fator diversificador no noticiário. É hora de utilizar a imaginação para atingir e se fixar na mente do consumidor. Se você é advogado deve escrever sobre assuntos relevantes em que possa atuar; se for psicólogo pode escrever sobre medos e fobias que estão afligindo a mente do consumidor.

Em última instância o que queremos é fixar o conceito de que assessoria de imprensa é uma forma permanente de relacionamento com o mercado via jornalistas e formadores de opinião. E se você quiser se destacar estabeleça relações entre o que é notícia hoje e o seu ramo de atividade.

E, acredite, um bom assessor de imprensa pode fazer isso por você e pela sua empresa. Com essa noção precisa, ele deve saber o que é pauta e para quem. Ele vai transformar a sua empresa ou sua expertise em notícias, artigos, sugestões de pauta, para fazer com que você fique em evidência no universo corporativo dos receptores da sua mensagem e no universo midiático dos emissores do seu conteúdo.

Percebemos um resgate – nessa epidemia – do verdadeiro papel da imprensa. É claramente visível que as mídias consagradas e tradicionais, como emissoras de rádio e TV e jornais impressos e digitais, reconquistaram o seu papel de protagonistas na disseminação de informações confiáveis. O bom e velho trabalho de reportagem e levantamento jornalístico tem trazido informações preciosas na cobertura da pandemia e de todos os impactos nas esferas da sociedade.

Nesse momento que vivemos, mais do que em qualquer outro, onde grande parte dos consumidores estão em frente às mídias tradicionais, online ou sociais, o papel do assessor de imprensa torna-se mais importante do que nunca.

Me atreveria a dizer que nesse momento todos precisamos de um assessor de imprensa para chamar de nosso.

Vera Lucia Rodrigues é jornalista, mestre em comunicação social e responsável pela Vervi Assessoria, empresa que há mais de 30 anos se dedica a transformar clientes em fontes responsáveis de informação | www.verviassessoriadeimprensa.com.br