A importância da escuta ativa em um diálogo. Por Rosane Gonçalves.

Aprendi com muita vivência e muitos percalços que uma boa comunicação acontece quando você aprende a ouvir. Mas atenção, eu disse: saber ouvir e não simplesmente escutar. O que o outro tem a te dizer é muito importante.

A terapeuta Elisama Santos fala sobre a escuta de maneira brilhante em seu livro “Conversas Corajosas”, “Quanto tempo você passa buscando as segundas intenções das pessoas em suas falas ao invés de realmente tentar compreender o que vive nelas? Quantas vezes acrescenta camadas e camadas ao que lhe é dito, todas recheados dos seus julgamentos, medos e ansiedades, em vez de se permitir abdicar dessas camadas para entender o que o outro pediu por trás do que falou?”.

Praticar a escuta ativa consiste em saber ouvir sem julgamentos e sem interromper a fala do outro com seus conselhos se não forem solicitados.

Assistindo uma palestra de um importante comunicador, aprendi que na comunicação também é primordial saber fazer perguntas. É com boas perguntas que o seu diálogo vai fluir e a conversa desenrolar com mais clareza. E por falar em perguntas, sempre que for perguntar algo a alguém, vá direto ao ponto. Evite aquela famosa “enrolação” do tipo: eu ouvi falar sobre… Gostaria de destacar o meu ponto de vista… gostaria primeiramente de dizer que….

Se quiser fazer uma pergunta eficaz, pergunte: Que horas você consegue chegar aqui? E evite perguntar assim: hoje eu estou trabalhando em um projeto… preciso chegar mais cedo…. Que horas você consegue chegar para me auxiliar?

E quando fizer as perguntas, volto ao ponto principal deste artigo: saiba ouvir a resposta.

Uma boa prática é convidar alguém para fazer uma entrevista e elaborar um roteiro com boas perguntas. Treine em casa. O resultado é certo!

O saber ouvir é tão importante quanto o saber “ler” as pessoas. Mas calma! Não é observar minuciosamente tudo o que ela diz e faz, mas prestar atenção em detalhes como: a pessoa pode não estar bem no dia. Não sabemos o que as pessoas estão vivendo, portanto, seja empático. O amor ao próximo é a lei universal.

Clique aqui e veja como tornar sua comunicação mais interessante – https://www.youtube.com/watch?v=TjfC-m2eFck.

Rosane Gonçalves é responsável pela área de Comunicação e Marketing do Grupo Barcelos, com sólida experiência em Comunicação e Gestão Empresarial. Criadora do projeto “Fale Sem Medo” e treinadora de equipes para o desenvolvimento de competências comunicacionais.