Pesquisa de campo junto a 100 gestores - média gerência.

No ano de 2018 foram conduzidas entrevistas junto a 100 gestores por alunos da turma-disciplina ‘Tópicos Especiais em Gestão Contemporânea’ do curso de Administração da UERJ, sob a coordenação do Prof. Manoel Marcondes Neto, também cofundador deste OCI.

A atividade fez parte de Projeto de Extensão inscrito pelo professor na Sub-Reitoria de Cultura e Extensão (SR-3) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), visando levantar junto a indivíduos postados em cargos de média gerência – no âmbito do estado do Rio de Janeiro – a percepção do que seria transparência organizacional bem como sua importância em seu dia a dia.

O resultado da pesquisa, emitido anteontem, 10 de janeiro de 2020, permitiu a confecção de um relatório compreensivo na forma deste infográfico (veja também na reprodução a seguir) e corrobora para a implementação da Auditoria Funcional da Comunicação Organizacional para aferição do Índice de Transparência Ativa ‘5R INDEX’ – objeto de estudo do Grupo de Pesquisa ‘Transparência Ativa: construção de um novo conceito e de uma lógica transdisciplinar para a governança‘, certificado pela UERJ junto ao CNPq – e realizado em parceria com este Observatório da Comunicação Institucional.

Fica aqui registrado agradecimento especial a Gustavo Diniz Machado, administrador pela FAF/UERJ, pela tabulação dos dados e confecção do infográfico decorrente. Agradecimentos também ficam consignados a todos os integrantes do Grupo de Pesquisa, bem como aos entrevistados da série de programas ‘Transparência & Cidadania’, da Rádio UERJ, em 2018 e 2019 (destacando os que permitiram versões em áudio e vídeo).