Penso, logo resisto.

‘Primavera’ árabe: o fenômeno ‘web-mob’ de grandes proporções, de levante popular, ocorrido em vários países nos últimos anos, nada tiveram de primaveril. Pelo contrário, foram apostas no caos baseadas na cacofonia das ditas ‘mídias’ sociais. Entropia é o que plantam todos os lados.

A comunicação sempre jogou papel importante nos levantes e nos golpes de Estado, ora a favor, ora contra. Mas o que vivemos, hoje, no Brasil, não tem similar, é inusitado. E o papel jogado outrora pela ‘media mainstream’ deslocou-se para a infosfera – sem timbre institucional.

É preciso que cada cidadão recorra ao que o diferencia de animais em manadas ensandecidas; a razão. Busque informação de (mais de uma) fonte, e pense. Parece um conselho disparatado, mas uma vida dedicada ao estudo da comunicação institucional faz-me insistir.

Sobre Marcondes Neto

Bacharel em Relações Públicas pelo IPCS/UERJ. Doutor em Ciências da Comunicação pela USP, sob a orientação de Margarida Kunsch. Professor e pesquisador da Faculdade de Administração e Finanças da UERJ. Editor do website rrpp.com.br. Secretário-geral do Conrerp / 1a. Região (2010-2012).