O que é transparência? Perspectivas de 8 diferentes áreas.

No ano de 2019, por meio de um projeto de extensão levado a efeito na UERJ, sob a coordenação de Manoel Marcondes Neto, cofundador deste OCI, foram conduzidas 8 entrevistas-depoimentos com pessoas-fonte de diversificada formação e atuação profissional, a fim de levantar a percepção que cada uma delas tem do que seja transparência.

Tal conjunto de impressões, eminentemente transdisciplinar, corrobora o trabalho – na temática da transparência organizacional – realizado por Grupo de Pesquisa certificado pela UERJ junto ao CNPq, intitulado ‘Transparência Ativa: construção de um novo conceito e de uma lógica transdisciplinar para a governança’.

”Primeiramente é preciso equalizar o que se pretende referir quando se diz ‘transparência’ – um conceito transversal que não cabe nas ‘caixinhas’ departamentais e disciplinares do nosso sistema educacional”, explica Manoel Marcondes Neto, coordenador do Grupo de Pesquisa e professor da Faculdade de Administração e Finanças (FAF) da UERJ.

A tese de todo esse trabalho aponta para um conceito ampliado de transparência nos negócios, para além do cumprimento das leis civis atinentes a cada setor de atividades somado à conformidade às normas contábeis-financeiras universalmente aceitas (transparência passiva). Pretende-se acrescentar uma perspectiva comunicacional às visões do Direito e das Ciências Contábeis – para uma transparência ativa.

Entrevistas por área de formação/atuação:

1) Renato Bittencourt – doutor em Filosofia – coordenador do curso de Administração da UFRJ.

2) Lucia Helena Carvalho – mestre em Bens Culturais e Projetos Sociais – assistente social.

3) Veronica Amiuna – mestre em Marketing de Serviços – relações-públicas.

4) Alvaro Magalhães – mestre em Psicologia Social – publicitário e consultor de marketing.

5) Luciana Braga – mestre em Ciências Contábeis – analista contábil no Exército Brasileiro.

6) Celso Pieroni – mestre em Engenharia de Sistemas e Computação – chefe do departamento de Ciências Administrativas da UERJ.

7) Luiz Estevam Lopes Gonçalves – mestre em Marketing Social – administrador, professor e consultor.

8) Viviane Miranda – mestre em Ciências Contábeis – professora do departamento de Ciências Contábeis da UERJ, atua na Controladoria Geral do Estado do Rio de Janeiro.

Veja aqui os vídeos na página do Observatório de Condutas Éticas, Transparência e Governança (OCETG).