Eleições 2020: o O.C.I. mantém a tradição e avalia os discursos.

A amostra: eleições à prefeitura de Poá, cidade de aproximadamente 120 mil habitantes no interior de São Paulo em que dez chapas disputam a eleição (sem segundo turno em razão do tamanho do eleitorado). Encarregada da pesquisa: Missieli Rostichelli.

Infográfico 1 – Nuvens de Palavras (sobre o discurso institucional dos 33 partidos políticos brasileiros)

WORD-CLOUDS 2020

Infográfico 2 – Ideo-Logos (sobre o posicionamento político-econômico das coligações)

IDEO-LOGOS 2020

COMENTÁRIO

As manchas disformes representadas pelas nuvens de palavras – feitas a partir dos statements emitidos pelos próprios partidos – lembra-nos o ‘pão branco das padarias’ de que trata Norbert Wiener na primeira dessas duas expressões do pai da Cibernética que citamos:

“Atualmente, a liberdade de expressar-se se tornou tão dispendiosa, com o custo crescente de periódicos, jornais e serviços de agências jornalísticas, que a atividade da imprensa se tornou a arte de dizer cada vez menos a um número cada vez maior de pessoas. Mais e mais, vemo-nos obrigados a aceitar um produto padronizado, inofensivo e insignificante que, pasteurizado, como o pão branco das padarias, é fabricado antes devido às suas propriedades de conservação e venda que ao seu valor alimentício”.

“Receio estar convencido de que uma comunidade de seres humanos é coisa muito mais útil que uma comunidade de formigas, e de que se o ser humano for condenado a realizar a mesma função restrita repetidamente, não chegará sequer a ser uma boa formiga, quanto mais um bom ser humano”.

Já o infográfico Ideo-Logos, se demonstra algum avanço em relação ao do pleito municipal de 2016 (LINK), com a apresentação de chapas ‘puro-sangue’, revemos a formação de coligações esdrúxulas – como um Frankenstein ideológico – antevendo crises político-administrativas.