Análise

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'Fake News': o que são falsas notícias? - O Observatório da Comunicação Institucional presta um serviço e dá a sua definição.

11.04.2022
OCI
Desde 2017, o Observatório da Comunicação Institucional vem testemunhando, coletando informações, estudando e refletindo sobre o fenômeno contemporâneo das fake news. Tanto que, em assembleia realizada naquele ano, decidiu somar duas novas causas às suas originais causas fundadoras (de 2013), de transparência ativa e comunicação pública: o jornalismo responsável e a propaganda com ética. E […]
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'Fake News', robôs, perfis falsos, fazendas de 'clicks', tias do WhatsApp.

29.04.2020
Marcondes Neto
Impressiona-me a insistência da imprensa em tomar partido – também – nessas questões. E insistência incompetente. Acompanhada das bravatas já proferidas por pelo menos quatro integrantes do complexo TSE-STF, tais como “… dependendo… podemos anular o resultado das eleições…”, ou “… e… vamos acabar com as fake news…“. Vende-se clicks e perfis falsos no Brasil […]
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Sobre a concessão de registro profissional de relações-públicas a concluintes de cursos 'análogos' ao de RP.

09.06.2019
Marcondes Neto
Há exato 1 mês publiquei em minhas redes sociais uma CARTA ABERTA explicando as minhas razões para pedido de licença do cargo de conselheiro efetivo do Conferp. Agora, com a publicação da  Resolução Normativa 99 – 2019, creio que fica mais claro o espírito de minhas colocações. Respeitando a suprema colegialidade das decisões, recolhi-me à difícil […]
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Quanto ganha um jornalista brasileiro?

18.03.2017
Marcondes Neto
Deu – anteontem – no portal ‘Comunique-se’: Pesquisa sobre quanto ganha um jornalista também aponta que homens têm média salarial R$ 1.000,00 mais alta que mulheres na carreira… LINK – http://portal.comunique-se.com.br/quanto-ganha-um-jornalista-brasileiro/ COMENTÁRIO Com os números levantados: (1) Dá para entender porque jornalistas não querem mais trabalhar em… jornalismo. (2) Não dá para entender a ‘crise’ […]
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O poder econômico e a situação das mulheres nas empresas. Por Isabel Canha.

21.04.2015
Marcondes Neto
Isabel Canha, jornalista portuguesa que atuou nas revistas Exame e Fortuna, e é coautora de uma biografia do magnata português – com passagem exitosa pelo Brasil – António Champalimaud, fez uma conferência independente “TEDx Talks” sobre as diferenças de gênero associadas ao mundo dos negócios, ilusões do senso comum sobre intuição VERSUS razão entre homens e mulheres, e […]
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Não é mais possível ignorar os efeitos daninhos da mania de 'storytelling'; tão frágil quanto as anteriores, de 'endomarketing', 'branded content'. Quando alguém tem absolutamente nada a acrescentar, o faz... e em inglês.

26.11.2014
OCI
Leia a íntegra da matéria de João Sorima Neto, n’O Globo de hoje (P. 24) – http://oglobo.globo.com/economia/defesa-do-consumidor/conar-abre-processo-sobre-marcas-que-inventam-historias-14667603 COMENTÁRIO Boa… Ótima… Oportunidade que temos, neste OCI, de expor – mais uma vez – a nossa tese de um outro olhar para a legislação que criou a profissão de relações-públicas no Brasil (Lei 5.377/1967) e o consequente Sistema […]
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A Globo não é de esquerda, nem de direita. Ela é como o PMDB: alinhada com quem está no poder. Claudio Terra.

01.11.2014
OCI
Quem estuda, pesquisa e se interessa por comunicação no Brasil, ainda mais quando a presidente da República menciona (só menciona, porque com o PMDB “na sua cola” jamais irá além disso) uma regulação “econômica” da mídia – que é o conceito correto de monopólio (ou oligopólio) a ser combatido – calculado a partir da repartição […]
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Quanto está sendo gasto do seu, do meu, do nosso dinheiro de impostos para comunicar... o quê... com quem?

24.06.2014
Marcondes Neto
O que a marca “ApexBrasil” está fazendo nos caros painéis eletrônicos nas arenas da Copa? Sendo uma entidade pública pró-comércio exterior, obviamente lidando com segmento B2B (marketing business to business), quanto será que a ApexBrasil está gastando do seu, do meu, do nosso dinheiro de impostos para comunicar… o quê… com quem? Todos os anunciantes […]
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Um novo tempo...

29.11.2013
Marcondes Neto
As novas diretrizes curriculares nacionais para a graduação em Relações Públicas, expedidas pelo MEC em setembro último, encerraram o ciclo da “Comunicação Social” iniciado na ditadura. Para controlar as mentes, Radialismo, Jornalismo, Cinema, Propaganda, Editoração, Biblioteconomia e Relações Públicas foram aprisionadas como “habilitações” sob um mesmo “guarda-chuva”. Dividir para dominar Uma “polivalência” inicial foi descartada […]
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