HOJE é aniversário: 9 anos deste O.C.I.

Em 1o. de fevereiro de 2013 – um ano marcante para o Brasil – entrávamos “no ar” como um blog apenas 3 semanas após encerrarmos o mandato 2010-2013 no Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas do Rio de Janeiro (Conrerp1). A criação do Observatório da Comunicação Institucional vinha responder à seguinte pergunta:

– O que podemos fazer pela área após deixarmos o Conrerp1?

Em três meses (maio/2013) colocamos este portal na web, em mais três (agosto/2013) estruturamos o que seria – e é – uma típica organização não-governamental de modelo associativo, e em mais três (novembro) estávamos estabelecidos com CNPJ e tudo o mais que uma entidade tem direito – como uma Sociedade Educativa sem fins econômicos.

Nesta curta mas intensa história publicamos três livros, um documentário sobre os 100 anos de RP no Brasil, empreendemos 4 rodadas de pesquisas sobre o discurso institucional dos partidos políticos brasileiros (em 2014, 2016, 2018 e 2020), realizamos 5 Jornadas O.C.I. pelo Brasil e participamos de dois eventos internacionais organizados pela Intercom. Estabelecemos parceria com 6 instituições de ensino, 6 produtoras e com 10 organizações que endossam as nossas causas. Estamos presentes em toda a comunidade lusófona e em dezembro de 2021 colocamos ‘no ar’ as pioneiras metodologia de avaliação e métrica, e o primeiro indicador para transparência ativa do planeta – o 5R-INDEX.

Hoje, brincamos que, “na nossa geração, quem queria mudar o mundo criava uma ONG… hoje, cria uma startup“. Pois o O.C.I. é a nossa startup. A startup movida a causas e a projetos (atualmente são 26) que já tocaram diretamente mais de 300 colegas – profissionais do mercado e do meio acadêmico – interessados na comunicação institucional e seus temas correlatos, visando defender a cidadania de más práticas e mostrar ao povo da governança o quanto esta especialidade pode ajudar.

Vida longa ao O.C.I. e aos seus ideais! Parabéns a todos que contribuíram! Fica aqui registrado o nosso sincero agradecimento!