Hélio Alonso: uma década de legado na Educação e na Comunicação.

Amanhã, 26 de março de 2025, completam-se dez anos do falecimento do professor Hélio Alonso, um dos grandes nomes da Educação e da Comunicação no Brasil. Fundador da FACHA, deixou um legado inestimável, formando gerações de profissionais e consolidando uma instituição reconhecida pela excelência no ensino, hoje a UNIFACHA. Para marcar a data, será celebrada amanhã uma missa em sua memória, às 18 horas, na Igreja Imaculada Conceição, na Praia de Botafogo, 266, Zona Sul do Rio de Janeiro.

Um visionário que transformou o ensino no Brasil.

Pioneirismo, visão empresarial e vocação para o magistério, levaram o jovem professor a criar, em 1954, um dos primeiros cursos pré-vestibulares do Brasil, o CHA – Curso Hélio Alonso. Na época, o único especializado em preparar para o difícil vestibular da Faculdade Nacional de Direito (atual UFRJ). O que começou com uma pequena turma de 12 alunos aprovados, transformou-se em um dos mais importantes e notórios acontecimentos da Educação no Rio de Janeiro. O CHA e o Colégio Hélio Alonso iniciaram uma trajetória de sucesso de milhares de estudantes que tiveram o privilégio de participar do Festival Hélio Alonso, dos famosos “Intensivos de Valença”, dos “Aulões”, das “Noites da Virada” etc., experiências únicas e inesquecíveis na vida desses alunos e professores lembradas até hoje.

Com uma trajetória marcada pelo compromisso com a educação, o mestre sempre acreditou no poder da comunicação como ferramenta de transformação social. Sua visão inovadora permitiu que a UNIFACHA se tornasse referência no ensino superior, especialmente nos cursos de Comunicação Social, contribuindo significativamente para o desenvolvimento da área no país: “Em todo lugar tem alguém da FACHA” – slogan que reflete o sucesso desse empreendedor da educação.

Com grande respeito pelos professores e alunos, Hélio Alonso inaugurou um modelo solidário e fraternal de gestão e convivência profissional, com grande respeito pelos professores e sua prática docente, respeitando a diferenças e a pluralidade. Em uma época – início das década de 1970 – de grande repressão política e censura da imprensa, deu início a uma faculdade que tinha o objetivo de formar profissionais capazes de pensar e agir efetivamente na sociedade e no mercado com participação marcante nesse momento histórico do país. Com espírito democrático, acolheu como professores e alunos da Facha – além de dar respaldo institucional -, a muitos que haviam sido duramente perseguidos e cassados pela ditadura militar nas décadas de chumbo de 1960 a 1980. Além dessas qualidades, também foi um craque de futebol!

A UNIFACHA segue fiel ao compromisso de manter vivo o seu legado, inovando e oferecendo ensino de qualidade para as novas gerações, reafirmando os valores e princípios que sempre nortearam a instituição. Márcia Alonso, filha de Hélio Alonso e atual dirigente da UNIFACHA, destaca a importância de preservar e expandir os ideais do pai:

“Meu pai sempre acreditou no poder da educação para transformar vidas. Seu compromisso com a qualidade do ensino e a formação ética dos profissionais da Comunicação segue inspirando tudo o que fazemos na UNIFACHA. Dez anos depois, seu legado continua vivo e presente em cada aluno que passa por nossas salas de aula”.

A influência do professor Hélio Alonso segue presente na trajetória de muitos profissionais que passaram pela UNIFACHA e que, hoje, ocupam posições de destaque na sociedade e no mercado. Seu compromisso com a Educação e a ética na Comunicação continuam sendo pilares fundamentais da instituição.

NOTA DO O.C.I: A FACHA foi a primeira Instituição de Ensino Superior a estabelecer parceria formal com o Observatório da Comunicação Institucional. Somos imensamente gratos ao professor por isso, e também à sua filha Márcia Alonso. Em 2014, a partida para o roadshow do O.C.I. aconteceu na FACHA, como atesta o vídeo a seguir: