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Quem somos

Fundadores (2013)

Manoel Marcondes Machado Neto, Pollyana Escalante, Lúcia Duarte, Marcelo Luiz Ficher.

Diretoria Estatutária

Manoel Marcondes Machado Neto – Diretor Presidente

Bacharel em Relações Públicas pelo Instituto de Psicologia e Comunicação Social da UERJ. Mestre em Comunicação pela UFRJ – com ênfase em Sistemas de Informação. Doutor em Ciências da Comunicação pela USP, sob a orientação de Margarida Kunsch – na linha de pesquisa ‘Comunicação Institucional: políticas e processos’. Pós-doutor em Cultura e Territorialidades pela UFF. Pesquisador e professor associado na Faculdade de Administração e Finanças da UERJ (2009-2022) e na Faculdade de Comunicação Social da UERJ (1985-2008). É coeditor do portal O.C.I. e edita, ainda, os websites ‘Marketing & Cultura: comunhão de bens’ (desde 1999), ‘RRPP.com.br’, ‘FullPR.net’, ‘Powerbranding Brand Forum’ e ‘BeeBranded.com.br’; e os blogs ‘Institucionalmente’, ‘Doutrina RP’ e ‘Marcondes@Blog’. Foi secretário-geral do Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas do estado do Rio de Janeiro (Conrerp1), gestão 2010-2011-2012, e membro suplente do Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas (Conferp), gestão 2019-2020-2021. Consultor de empresas desde 1980, atuou como auditor na Arthur Andersen e auditor de sistemas na Andersen Consulting, tendo participado do rebranding para Accenture em 2001 – case que publicou no livro ‘Marca: do marketing ao balanço financeiro’ (EdUERJ, 2015) em coautoria com Mariza Branco Rodrigo de Freitas. Coordenador e supervisor de estágio profissional em Relações Públicas do E.C.I. (Escritório de Comunicação Institucional) do O.C.I. Cofundador da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (SP, 1999), e do Coletivo Umbrella: Comunicação Total (RJ, 2016). Coautor – com Marcelo Luiz Ficher – dos livros ‘105 Anos de História das Relações Públicas no Brasil’ (Conceito Editorial, 2019) e ‘100 Anos de Relações Públicas no Brasil: rumo à cidadania plena’ (Conceito Editorial, 2014). Coautor – com Lusia Angelete Ferreira – do livro ‘Economia da Cultura: contribuições para a construção do campo e histórico da gestão de organizações culturais no Brasil’ (LCM, 2011). Autor dos livros ‘Marketing Cultural: das práticas à teoria’ (LCM, 4a. edição, 2024), ‘Relações Públicas e Marketing: convergências entre Comunicação e Administração’ (LCM, 4a. edição, 2023), ‘A transparência é a alma do negócio’ (Conceito Editorial, 2012), ‘4 Rs das Relações Públicas Plenas: proposta conceitual e prática para a transparência nos negócios’ (LCM, 2015), ‘The business of transparency’ (Editor A, 2016), ‘Cultura e Marketing para as Artes’ (Lumen Juris, 2017), ‘Auditoria Funcional da Comunicação Organizacional’ (Editor A, 2018), ‘Marketing para Artes & RP para Artistas’ (Conceito, 2019; LCM, 2a. edição, 2024)), ‘8 Rs da Comunicação Funcional – 720 graus: instrumental para uma governança transparente’ (Editor A, 2020; LCM, 2a. edição, 2024), e ‘Manual de Compliance para a Comunicação Corporativa’ (versão digital na Editor A, 2021 – e – versão impressa na iVentura, 2022). Responsável Técnico O.C.I. (Reg. 3474 – Conrerp1).

Marcelo Luiz Ficher – Diretor Executivo

Bacharel em Relações Públicas pela Faculdade de Comunicação Social da UERJ. Mestre em Educação pela UFF – Universidade Federal Fluminense – com a dissertação ‘Relações Públicas, Educação e Mundo do Trabalho: reflexões teóricas e perspectivas de atuação’, sob a orientação de Lia Tiriba. Consultor de comunicação organizacional – com ênfase no Terceiro Setor. Foi docente do curso de Pós-graduação em Administração de Marketing e Comunicação Empresarial da Universidade Veiga de Almeida, dos cursos de Graduação em Jornalismo e em Publicidade & Propaganda da Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora (Macaé, RJ), de Relações Públicas na Universidade Gama Filho e na UERJ. Além da experiência docente, tem extensa vivência em movimentos populares e campanhas de interesse público, com destaque para trabalhos realizados na área de Saúde. Foi presidente da Comissão de Fiscalização do Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas do estado do Rio de Janeiro (Conrerp1) na gestão 2010-2011-2012. Coautor – com Manoel Marcondes Machado Neto – dos livros ‘105 Anos de História das Relações Públicas no Brasil (Conceito Editorial, 2019) e ‘100 Anos de Relações Públicas no Brasil: rumo à cidadania plena’ (Conceito Editorial, 2014). É empreendedor da Casa Flor de Paquetá, no Rio de Janeiro.

Solange Vilella – Diretora Adjunta

Pedagoga, com formação em Economia e Gestão das Relações de Trabalho e MBA em Gestão Estratégica do Capital Humano. Atuou no jornal O Estado de S. Paulo, na área de publicidade, e, nos últimos 20 anos, no gerenciamento administrativo da Convergência Comunicação, em São Paulo. Autora do projeto ‘Conexão Melhor Idade’. É publisher da Newsletter O.C.I. e gerente do Projeto 28 do O.C.I. (NEC).

Renata A. Ferreira – Presidente do Conselho Fiscal e Coordenadora do OCI no estado de São Paulo

Bacharel em Relações Públicas pela PUC/Campinas-SP, com vivência em redação, editoração, eventos corporativos e campanhas de comunicação interna, tendo o colaborador como protagonista. Atuou também em campanhas internas de Branding e em projetos de Learning. Experiência em auditorias corporativas internas, melhoria contínua em processos de qualidade e como facilitadora em treinamentos organizacionais e de soft skills. É membro do Coletivo Umbrella e auditora (AFCO) credenciada – ‘Sistema 5R INDEX’.

Diretoria Voluntária

Luis Monteiro – Diretor de Publicações

Especializado em design corporativo. Jornalista formado pela UERJ. Mestre em Design pela PUC-Rio. Atuou como professor da Faculdade de Comunicação Social da UERJ e na Universidade Gama Filho, onde também foi consultor na implantação de laboratórios de jornalismo impresso e online. Diretor da Conceito Comunicação Integrada desde 1992, tem atuado junto a diversas instituições como Senac, Coca-Cola, CNI, Sul América, PNUD-ONU, Cultura Inglesa, Furnas, Eletrobras e Petrobras, entre outras.

Mario Marcondes Machado – Diretor de Tecnologia

Engenheiro mecânico com mestrado em Engenharia de Transportes e doutorado em Engenharia de Produção. Com passagem pelo setor de transporte aéreo, hoje atua na análise, operação e manutenção de sistemas de produção no setor de óleo e gás. No Observatório da Comunicação Institucional, é associado benemérito e desenvolvedor do aplicativo para aferição do Índice de Transparência Ativa – “Sistema 5R-INDEX”.

Ronaldo J. Rotter – Diretor Internacional

Graduado em Administração Pública pela EBAPE/FGV e Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Administrativas e Contábeis Paulo Eiró. Possui experiência internacional na área de Análise de Risco, Auditoria (Price-Waterhouse), Gestão Financeira de Projetos e Auditoria Interna (Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID), em Washington D.C. Atua como CFO voluntário no Rosemount Center, em Washington, D.C.

Rosângela Villa-Real – Diretora de Comunicação Estratégica

Jornalista, com MBA em Marketing Estratégico pela FGV e Estratégia de Comunicação para Mídias Sociais pela San Jose State University, na Califórnia. É sócia-proprietária da VillaReal Comunicação Integrada, especializada em estratégia de comunicação e clima organizacional e possui experiência de mais 20 anos no mercado corporativo, liderando equipes de grandes organizações como o Grupo HSBC. Dentre as premiações que ajudou a conquistar estão: Melhor Comunicação do país pelo Instituto Great Place To Work; Melhores Empresas para Trabalhar GPTW; Comunicação Corporativa ABERJE e Rádio Corporativa ABRH. Tem formação em Media Training pela CDN Comunicação, é membro do WILL (Mulheres na Liderança) e palestrante em eventos do mercado como o CONARH, e Congresso Anual de Comunicação Interna – IBC Brasil. É professora de Empreendedorismo e Comunicação Corporativa do EAD da Universidade Cândido Mendes e idealizadora do Coletivo Colegiada de Mulheres Empreendedoras, que, em parceria com o SEBRAE, fomenta o empreendedorismo entre mulheres de todo o Brasil.

Gisela Pinheiro – Diretora de Processos de Design

Professora adjunta da Faculdade de Desenho Industrial da UFF – Universidade Federal Fluminense. Desenhista industrial habilitada em Programação Visual e Projeto de Produto (1995) pela ESDI UERJ – Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. A experiência profissional na área motivou o ingresso na carreira de pesquisadora com interesse no estudo sobre a criação de coleções. No Mestrado (ESDI UERJ, 2008) pesquisou sobre uma coleção de livros raros: a Coleção dos Cem Bibliófilos do Brasil. No Doutorado (ESDI UERJ, 2018) estudou o processo de criação e desenvolvimento dos produtos que compõem as coleções de moda. A pesquisa que rendeu sua tese foi incentivada pela experiência como docente da Faculdade de Design de Moda do SENAI CETIQT. Dentre os resultados deste estudo destaca-se a criação de um produto chamado Colorcria (2020), que visa auxiliar os designers na análise e escolha das cores usadas em seus projetos. Este interesse levou à sua associação na Pro Cor do Brasil (2019).

Bruno Barros – Web Manager

Especialista em webdesign e redes sociais. Designer formado pela Universidade Estácio de Sá. Pós-graduado em mídias digitais pelo Instituto INFNET. Diretor da Conceito Comunicação Integrada desde 2018, tem larga experiência em desenvolvimento de websites e aplicações front-end e back-end, em diversas linguagens. Administra o website 5R-INDEX.com.br.

Colaboração especial

Letícia Araújo – Coordenadora do OCI no estado de Minas Gerais

Letícia Araújo é empreendedora na Treinar Mais, mentora, consultora de Comunicação Corporativa, Marketing e Soluções Educacionais, professora de pós-graduação e formação tecnológica presencial e EaD, designer instrucional e apaixonada por comunicação, educação e tecnologia. Tem como propósito transformar pessoas por meio de uma educação empoderadora, comunicação eficaz e por soluções educacionais eficientes.

Manassés Sato – Coordenador do OCI no estado do Paraná

Profissional relações-públicas com experiência em relações institucionais de entidades públicas, empresas privadas e do Terceiro Setor. Consultor na área administrativa e comercial para médias e grandes empresas, entidades de classe e sindicatos patronais. Experiência relevante em consultoria e análise crítica para o setor do comércio de combustíveis e serviços, sob os aspectos físico, jurídico, econômico e ambiental. Coordena processos de M&A, intermediando negociações em diversos setores da indústria e comércio, com suporte de consultoria e assessoria econômica, jurídica e institucional.

Victoria Roza Cruz – Curadora de conteúdo e apresentadora do OBSERVATÓRIO.COM

Victoria Roza Cruz é apresentadora e locutora na rádio Mix Rio FM. Jornalista pós-graduada em Meio Ambiente pela Coppe/UFRJ. Acredita na comunicação que move corações e mentes, que é capaz de transformar e empoderar.

Colaboração

Andréa Paula Osório Duque – Curadora de ‘Melhores Monografias e Projetos Experimentais’

Graduada em Administração, mestre e doutora em Ciência da Informação (IBICT/UFRJ). Professora das disciplinas ‘Elaboração da dissertação’ e ‘Construção de artigo científico’ no Programa de pós-graduação em Ciências Contábeis da Faculdade de Administração e Finanças da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora colaboradora da UERJ. Curadora da seção ‘Melhores Monografias e Projetos Experimentais’ do O.C.I.

Maria Inez Périco – Auditora (AFCO) credenciada – ‘Sistema 5R INDEX’

Mestre em Letras, Cultura e Regionalidade, pós-graduada em Comunicação Organizacional, graduada em Comunicação Social – com habilitação em Relações Públicas – pela Universidade de Caxias do Sul – RS. Professora universitária na área de Marketing e Comunicação, consultora empresarial sócia da empresa Innovazione Comunicação, atuante no mercado da região Sul do Brasil há mais de 30 anos.

Cris Alecrim

Profissional com 28 anos de experiência na criação, planejamento e gestão de Comunicação Corporativa nas áreas editorial, de serviços e cultural. Foi uma das responsáveis pelo ‘rebranding’ da marca Andersen Consulting para Accenture e pelo desenvolvimento e implementação de dezenas de projetos de posicionamento e imagem, além de outros de comunicação integrada para manutenção e fidelização de relacionamento junto a diversos grupos de ‘stakeholders’. No início de sua carreira, desenvolveu projetos de RP e assessoria de imprensa para importantes editoras brasileiras. Graduada em Marketing Estratégico e Gestão da Informação e pós-graduada pela FGV em Gestão de Marketing.

Fran Fortunato

Profissional formada em Comunicação Social pela UERJ, com pós-graduação em Marketing pela ESPM e MBA em Gestão Empresarial pela FGV-Rio. Sua experiência na área de marketing – ao longo de mais de 20 anos – teve foco na atuação em empresas nacionais e multinacionais, em diversos segmentos de negócios, tais como Andersen Consulting, Sony Music Brasil, Clube Melissa, Via Parque Shopping e Centro Oncológico de Niterói.

Carlos Müller

Fundador e diretor mercadológico do projeto Mazáaa! Comunicação na Prática. Analista de marketing na empresa NTC Moldes e Plásticos. Profissional com experiência comprovada nas áreas de marketing, marketing digital, planejamento e produção de conteúdo, atendimento, vendas e relacionamento com o cliente, tanto em comércio quanto em indústrias da Serra Gaúcha. Membro efetivo do Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas (Conferp) – gestões 2019-2020-2021 e 2022-2023-2024.

Elaine Lina de Oliveira

Graduada em Relações Públicas pelas Faculdades Integradas Rio Branco (2004) e especialista em Gestão Estratégica da Comunicação Organizacional e Relações Públicas pela Universidade de São Paulo (2006). Ex-docente dos cursos de Relações Públicas da UNIFAAT e da PUCCAMP. Foi presidente do Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas da 2a. Região (SP/PR), Conrerp2 (2010-2011-2012). Tem experiência profissional e empreendedora nas áreas de Relações Públicas e Comunicação Organizacional. Pesquisadora sobre as interfaces das Relações Públicas e do Direito na formação do Estado Democrático.

Todas as funções no âmbito da Sociedade Educativa Observatório da Comunicação Institucional, suas Divisões e Portal, são exercidas por pessoas voluntárias não remuneradas. Auditores (AFCO) credenciados – ‘Sistema 5R INDEX’ são autônomos e independentes.