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Quem somos

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Fundadores

Manoel Marcondes Machado Neto (diretor-presidente)

Bacharel em Relações Públicas pelo IPCS/UERJ. Pós-doutor em Cultura e Territorialidades pela UFF. Doutor em Ciências da Comunicação pela USP, sob a orientação de Margarida Kunsch, na linha de pesquisa ‘Comunicação Institucional: políticas e processos’. Professor e pesquisador da Faculdade de Administração e Finanças da UERJ. Editor dos sites ‘RRPP.com.br’, ‘FullPR.net’ e ‘Powerbranding Brand Forum’; e dos blogs ‘Institucionalmente’, ‘RRPPblog’ e ‘marcondes@blog’. Foi secretário-geral do Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas do estado do Rio de Janeiro (Conrerp1) de 2010 a 2013. Consultor de empresas desde 1980, atuou como auditor na Arthur Andersen e auditor de sistemas na Andersen Consulting; tendo participado do ‘rebranding’ para Accenture – ‘case’ que publicou no livro ‘Marca: do marketing ao balanço financeiro’ (EdUERJ, 2015) em coautoria com Mariza Branco Rodrigo de Freitas.

Marcelo Luiz Ficher (diretor executivo)

Bacharel em Relações Públicas pela FCS/UERJ. Mestre em Educação pela UFF. Consultor e professor do curso de Pós-graduação em Administração de Marketing e Comunicação Empresarial da Universidade Veiga de Almeida. Foi presidente da Comissão de Fiscalização do Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas do estado do Rio de Janeiro (Conrerp1) de 2010 a 2013.

Lúcia Duarte

Bacharel em Relações Públicas pelo IPCS/UERJ. Mestre em Comunicação pela UFRJ. Consultora com larga e diversificada experiência, tem atuado em cargos e funções de responsabilidade que requerem competência, criatividade e agilidade nas decisões. Tem diversos trabalhos publicados.

Pollyana Escalante (presidente do Conselho Fiscal)

Bacharel em Relações Públicas pela Universidade Federal do Maranhão e especialista em Gestão Estratégica de Marketing Digital (IGEC/ FACHA). Mestre em Comunicação pela UERJ. Tem experiência em assessoria de comunicação, mídias sociais e produção de eventos. É membro do movimento ‘Relacione-se!’.

Marcondes Neto, Pollyana Escalante, Lúcia Duarte e Marcelo Ficher

Da esquerda para a direita: Marcondes Neto, Pollyana Escalante, Lúcia Duarte e Marcelo Ficher.

Diretoria

Ronaldo J. Rotter (Conselheiro de Desenvolvimento Internacional – I.C.O. International Development Advisor)

Graduado em Administração Pública pela EBAPE/FGV e Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Administrativas e Contábeis Paulo Eiró. Possui experiência internacional na área de Análise de Risco, Auditoria (Price Waterhouse), Gestão Financeira de Projetos e Auditoria Interna (Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID), em Washington D.C. É ‘CFO’ voluntário (Rosemount Center), em Washington, D.C.

Marcia Cáceres (diretora adjunta)

Graduada em Relações Públicas pela FACHA. Atuou na área comercial de produtos, serviços e publicidade. Cursou aperfeiçoamento em Formação Holística de Base com abordagem transdisciplinar na UNIPAZ – Rio de Janeiro. Atuou profissionalmente como produtora cultural.

Cris Alecrim (diretora de marketing)

Profissional com 25 anos de experiência na criação, planejamento e gestão de Comunicação Corporativa nas áreas editorial, de serviços e cultural. Foi uma das responsáveis pelo ‘rebranding’ da marca Andersen Consulting para Accenture e pelo desenvolvimento e implementação de dezenas de projetos de posicionamento e imagem, além de outros de comunicação integrada para manutenção e fidelização de relacionamento junto a diversos grupos de stakeholders. No início de sua carreira, desenvolveu projetos de RP e assessoria de imprensa para importantes editoras brasileiras. Graduada em Marketing Estratégico e Gestão da Informação e pós-graduada pela FGV em Gestão de Marketing.

Colaboração especial

Andréa Paula Osório Duque

Graduada em Administração, mestre e doutora em Ciência da Informação (IBICT). Professora das disciplinas ‘Elaboração da dissertação’ e ‘Construção de artigo científico’ no Programa de pós-graduação em Contabilidade e Gestão da Faculdade de Administração e Finanças da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora colaboradora da UERJ. Curadora da seção ‘Melhores Monografias’ do OCI.

Carlos Müller

Graduando e presidente do Diretório Acadêmico de Relações Públicas na Universidade de Caxias do Sul. Secretário de comunicação no Diretório Central dos Estudantes da Universidade de Caxias do Sul. Fundador e diretor mercadológico do projeto Mazáaa! comunicação na prática. Analista de marketing na empresa NTC Moldes e Plásticos. Profissional com experiência comprovada nas áreas de marketing, marketing digital, planejamento e produção de conteúdo, atendimento, vendas e relacionamento com o cliente, tanto em comércio quanto em indústrias da Serra Gaúcha. É coordenador executivo do OCI no estado do Rio Grande do Sul.

Elaine Lina de Oliveira

Graduada em Relações Públicas pelas Faculdades Integradas Rio Branco (2004) e especialista em Gestão Estratégica da Comunicação Organizacional e Relações Públicas pela Universidade de São Paulo (2006). Docente do curso de Relações Públicas das Faculdades Atibaia (FAAT) e PUC de Campinas (PUCCAMP). Foi presidente do Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas da 2a. Região (SP/PR), Conrerp2 (2010-2012). Tem experiência profissional e empreendedora nas áreas de Relações Públicas e Comunicação Organizacional. Pesquisadora sobre as interfaces das Relações Públicas e do Direito na formação do Estado Democrático, é coordenadora executiva do OCI no interior do estado de São Paulo.

Juliana Vilas F. dos Santos

Jornalista pela Fundação Cásper Líbero, é especialista em Netnografia (Associação Brasileira de Pesquisadores de Mercado, Opinião e Mídia – ASBPM) e cursa MBA em Gestão Pública: Políticas e Gestão Governamental (Escola Paulista de Direito – EPD). Por cerca de 15 anos, atuou como repórter, editora e diretora de redação em revistas, jornais e sites segmentados e de circulação nacional, como Folha de S.Paulo, Época, IstoÉ e Consumidor Moderno. Desde 2014, elabora e executa projetos de conteúdo e comunicação para entidades privadas e do terceiro setor. É coordenadora executiva do OCI em São Paulo, capital.

 

2 respostas para “Quem somos”

  1. Sou graduado em comunicação institucional, porém sinto-me desemparado por não ter filiação a conselho profissional.

    • Marcondes Neto disse:

      Caro Antonio Carlos de Lima, a questão de denominação dos cursos oferecidos pelas Instituições de Ensino Superior no Brasil é séria e a situação – em alguns casos – é grave. E por que? Porque apesar de o Ministério da Educação ter a prerrogativa de homologar ou não todo e qualquer curso de graduação, muitas vezes cursos são postos em funcionamento para só posteriormente (às vezes anos depois) serem visitados ou passíveis de qualquer exame oficial. E mais: mesmo para as – poucas – profissões regulamentadas (são pouco mais de 60 em mais de 2.500 ocupações reconhecidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego), não há a submissão do MEC às autarquias federais de fiscalização profissional. Não por outra razão, 9 em 10 bacharéis em Direito não conseguem aprovação no exame da OAB. Na nossa visão, os prejudicados por esse tipo de ‘comunicação enganosa’ – aquela que pode induzir o cidadão a erro de julgamento (adquirindo uma coisa e recebendo outra) – é que devem pressionar tais IES (infelizmente, majoritariamente pela via judicial) a regularizarem seus cursos, modificando portarias internas e, até, o apostilamento de diplomas, retroativamente. Este tipo de procedimento é o único caminho que vislumbramos e que – em tese – poderia conceder a você o título acadêmico necessário para a obtenção do registro profissional. Saudações, Manoel Marcondes Machado Neto.

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