Por uma revolução analógica!

Bots, bots e mais bots… Apesar da palavra parecida foneticamente, o significado de ‘bots’ (corruptela do termo inglês ‘robots’) em nada lembra o dos ‘botes’ salva-vidas… Antes, pelo contrário, ‘bots’ se relacionam à ideia de tsunami. E salve-se quem puder!

Este OCI vem alertando, não é de hoje, para uma necessária ‘parada para pensar’ sobre efeitos daninhos do atual frenesi em torno das TICs – Tecnologias da Informação e da Comunicação. Mas parece que, embora ainda pensem, os seres humanos andam avessos a paradas.

Sempre em movimento, nossa vida quotidiana foi tomada de assalto pelos ‘gadgets’. Se há duas décadas atrás achávamos engraçado o vínculo que nossos filhos estabeleciam com seus tamagotchis, agora, os tamagotchis tomaram conta da vida deles… e da nossa também. E isto não tem graça alguma.

É, sim, tempo de parar e pensar:

Leia o artigo de Virgílio Azevedo – http://expresso.sapo.pt/sociedade/2018-05-27-Censura-das-maquinas-esta-a-ameacar-liberdade-de-expressao#gs.w=UL_Co

Veja o vídeo de Jaron Lanier – https://www.ted.com/talks/jaron_lanier_how_we_need_to_remake_the_internet/transcript?language=pt-br#t-760082

Sobre Marcondes Neto

Bacharel em Relações Públicas pelo IPCS/UERJ. Doutor em Ciências da Comunicação pela USP, sob a orientação de Margarida Kunsch. Professor e pesquisador da Faculdade de Administração e Finanças da UERJ. Editor do website rrpp.com.br. Secretário-geral do Conrerp / 1a. Região (2010-2012).