OCI endossa as verdades inconvenientes pinçadas por Joaquim Barbosa.

Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal, foi o entrevistado na estreia do novo programa de Roberto D’Ávila na Globo News. A morna conversa com o ministro foi ao ar à meia-noite de sábado para domingo e teve como pontos altos, em nossa opinião, algumas verdades inconvenientes que raramente aparecem como constatação na fala dos poderosos; e que nós, brasileiros, relutamos em admitir. Mais: evitamos declarar publicamente não gostar de certas práticas “bem brasileiras”. A elas:

1) “No Brasil a vida pública é quase um apedrejamento. Acompanho a vida institucional de alguns países e noto uma diferença fundamental. Noto no Brasil um processo paulatino de erosão das instituições, e este apedrejamento parece fazer parte disso… fruto de incompreensão de como funciona o Estado”.

2) “O Brasil é o país dos conchavos, do tapinha nas costas, o país onde tudo se resolve na base da amizade. Eu não suporto nada disso”.

3) “Sou um companheiro inseparável da verdade. Não suporto essa coisa do sujeito ficar escolhendo palavrinhas, cheio de gentilezas, para dizer e fazer algo inaceitável, ilegal. E isso é da nossa cultura”.

Sobre Marcondes Neto

Bacharel em Relações Públicas pelo IPCS/UERJ. Doutor em Ciências da Comunicação pela USP, sob a orientação de Margarida Kunsch. Professor e pesquisador da Faculdade de Administração e Finanças da UERJ. Editor do website rrpp.com.br. Secretário-geral do Conrerp / 1a. Região (2010-2012).