Documentário: 'Fake News: baseado em fatos reais'.

Sobre leitura crítica da mídia (incluindo a web), o documentário da Globo News ‘Fake news: baseado em fatos reais‘ é simplesmente imperdível. Eu o assisti ontem.

Ótimo material produzido na Inglaterra (onde o fenômeno teria influenciado na aprovação do BREXIT), Estados Unidos (pátria de Trump), e Macedônia, onde, na cidade de Veles, de 4 mil habitantes, um grupo de garotos desempregados de 18 a 25 anos foi ‘financiado’ por Google AdSense para fabricar ‘fake news’, com repercussão na FOX, na BBC, CNN e nos sites conservadores pró-Trump.

Um dos chamados ‘Veles Boys’ (que já encerrou seus sites por ter tido fan pages desabilitadas pelo Facebook) aceitou falar a troco de 200 euros. Disse que nada fez, ou faz, por ideologia, mas por dinheiro. E disse que embarcaria no dia seguinte à Holanda para estudar algo como ‘segurança na internet’. Irônico, não?

Mais: chamou o povo americano de massa ignara – ‘que acredita em qualquer coisa…’, e que, eles, na Macedônia, dão mais importância a política…

Talvez um dos melhores materiais disponíveis sobre o assunto. Muito bom para começar um ano de eleições. E o O.C.I. trabalhará sobre elas.

Sobre Marcondes Neto

Bacharel em Relações Públicas pelo IPCS/UERJ. Doutor em Ciências da Comunicação pela USP, sob a orientação de Margarida Kunsch. Professor e pesquisador da Faculdade de Administração e Finanças da UERJ. Editor do website rrpp.com.br. Secretário-geral do Conrerp / 1a. Região (2010-2012).