Campanha atual da Confederação Nacional da Indústria é ótimo exemplo de propaganda institucional.

Share Button

Fazia tempo que não se via algo tão bom em termos de propaganda institucional. Lembramos a campanha da Vale (‘Sustentabilidade’)… de quase uma década atrás.

Bom texto, boas imagens, boa trilha, boa locução, bom mote (‘aqui tem propósito, aqui tem indústria’): ingredientes infalíveis. Será que está (co)movendo corações e mentes? Essa resposta deixamos para o pessoal da pesquisa de ‘recall’ de marca.

LINK – https://www.youtube.com/watch?time_continue=10&v=Uz3j843JMSQ

Para nós, a essência da mensagem merece um análise filosófica. O texto evoca história, cuidado, amor, para tratar de… rotina. Sim, a rotina… lembrando-nos que a vida é feita de momentos que se repetem diariamente, como ir à escola, fazer refeições e trabalhar – e que na base dessa nossa vida/rotina há uma série de coisas que manuseamos, que operamos, com que lidamos sem notar, coisas – enfim – que alguém tem que ter produzido para existirem e nos servirem: do aço ao sorvete, do concreto ao travesseiro, do vestido ao satélite.

Sempre que ouço alguém dizer que a ‘comunicação de massa’ não existe mais, esse tipo de pensamento trazido pela campanha me vem à mente. Ora, nunca vivemos em um mundo tão massificado. Nunca houve tantos ‘shampoos feitos para o seu cabelo’ fabricados ‘especialmente p’ra você’… em massa para milhões. Outra campanha atual – da Rede Globo – faz menção a ‘um milhão de uns’. Pois é, somos cada um desses e, para todos nós, a Rede Globo repete – todo santo dia – a mesma programação – começando com ‘Mais Você’ e terminando com ‘Corujão’.

Vale a pena refletir sobre o mote da campanha institucional da CNI. Num país com mais de 200 milhões de almas faz sentido pensar em emprego – em massa – industrial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *