Aula de Jornalismo com Victor Navaski (entrevista ao Roda Viva, publicada em 28/01/2013).

A comunicação institucional feita por organizações governamentais, comerciais e da sociedade civil (terceiro setor), é, na grande maioria das vezes, veiculada na imprensa. E é, sempre, paga (1).

É atividade absolutamente distinta da chamada “assessoria de imprensa”, a qual visa divulgação, sem pagamento, pela presença no espaço editorial (2) dos veículos de comunicação.

De resto, boas relações públicas, baseadas em peças pagas (1) de comunicação institucional (“Fato Relevante”, “Informe Publicitário”, “Publi-editorial” ou “Infomercial”) ou em divulgação, dita “espontânea”, a partir da emissão de news releases (2), requerem uma imprensa livre, igual liberdade de empresa e o uso de informação verdadeira pelas organizações. Requerem, pois, um jornalismo sadio e independente.

Tal modelo de imprensa é, para o OCI, exatamente aquele exposto por Victor Navaski – professor na Escola de Jornalismo da Columbia University e ex-editor da revista The Nation – na entrevista que se segue:

http://www.youtube.com/watch?v=qIjVZioGOHo