Melhores Monografias e Projetos Experimentais

OCI - Melhores Monografias reúne trabalhos avaliados com conceito "A" (graus de 9,0 - nove -, a 10,0 - dez) nas instituições de ensino superior (IES) de origem e enviados para publicação no Portal OCI. O objetivo da coleção é criar a possibilidade de encontrar, em um mesmo lugar, a excelência da produção acadêmica nas graduações de Relações Públicas de todo o mundo lusófono, visando a produção de artigos, ensaios e pesquisas. Seja bem-vindo e, sempre que possível, deixe os seus comentários

Envie uma monografia

Mono/P. Experimental

A sátira de Banksy. Por Juliana Marques Teixeira Rangel.

Banksy é um artista de rua inglês, conhecido pelos stencils mais famosos do mundo. Sua arte é uma crítica a sociedade capitalista ocidental, seus costumes e valores. A produção em massa, a sociedade de consumo, a publicidade, o consumismo, a mídia, o abuso de poder, as guerras, a xenofobia, a questão ambiental, todos esses temas são alvos de Banksy, que cria suas obras como caricaturas, com uma estética de fácil entendimento e um modelo de reprodução rápido como o stencil, se espalhando rapidamente pelo mundo através da internet. O artista inglês provou, à força, e talvez como forma de sátira, para todos aqueles que não davam valor ao grafite e ao stencil, que essas obras, além de democráticas, também poderiam virar exposições em galerias e vender pelo mesmo preço de um Picasso ou Modigliani ao mesmo tempo em que o mercado as admitisse como obras de arte.
Autor: Juliana Marques Teixeira Rangel

Orientador: Gustavo Chataignier

Instituição de Ensino Superior: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
mais
Mono/P. Experimental

Antagonismo no 'campo do jornalismo moderno': uma análise da cobertura das ocupações das escolas em 2016 por Sul 21 e Zero Hora.

Com base na teoria do campo do jornalismo moderno de Nelson Traquina (2005), procuramos identificar como Zero Hora e Sul 21 apresentam seus posicionamentos dentro deste campo através de suas narrativas. Não buscamos comprovar que as posições são antagônicas, pois isso já é claro aos olhos dos leitores. Para o estudo, a cobertura selecionada foi a das ocupações das escolas da rede estadual do Rio Grande do Sul em 2016. Cerca de 150 instituições integraram o movimento que durou mais de 40 dias. Que tipo de marcas das visões do campo do jornalismo moderno aparecem nas publicações? Como isso aparece na cobertura de ambos durante as ocupações das escolas de 2016? Através das estruturas textuais, elementos de narrativa, fontes selecionadas e espaços de fala, procuramos responder a estas perguntas.
Autor: Joana Gutterres Berwanger

Orientador: Profa. Dra. Ivone Maria Cassol

Instituição de Ensino Superior: PUC-RS / Escola de Comunicação, Artes e Design / FAMECOS
mais
Mono/P. Experimental

Comunicação, Identidade e Patrimônio: Estudo de caso sobre a Revista Raízes. UMESP.

Este estudo busca apontar o papel e influência exercidos por uma revista especializada, na criação e manutenção da identidade cultural e social de uma comunidade e como tal procedimento é refletido na conscientização em relação à preservação do patrimônio material e imaterial dessa cidade. O objeto de estudo escolhido foi a “Revista Raízes”, publicação semestral da Fundação PróMemória de São Caetano do Sul. Pretende-se, por meio da metodologia de história oral, captar e resgatar aspectos da historiografia não oficial, por meio dos testemunhos de moradores e analisar a relação estabelecida entre o cidadão sulsancaetanense e sua cidade, quando há presença da Revista Raízes em seu cotidiano.
Autor: Mayra Carolina Ataide de Oliveira

Orientador: Antonio de Andrade

Instituição de Ensino Superior: Universidade Metodista de São Paulo
mais
Mono/P. Experimental

A importância do profissional de relações públicas para a construção e manutenção da imagem de pessoas públicas. Rafaelle Cacilda Barbosa Padilha. FASAM.

O presente trabalho aborda a temática do profissional de Relações Públicas em sua função específica de gestor de imagem. Metodologia de caráter exploratório e técnica de pesquisa qualitativa em profundidade, com entrevista estruturada aplicada a profissionais de RP que atuam, ou atuaram, na área de assessoria a personalidades públicas. Verificou-se que os entrevistados realizam ações estratégicas que buscam contemplar os objetivos propostos em seu trabalho de gestão da imagem. É possível afirmar a relevância de se ter um profissional qualificado para atuar junto às pessoas públicas em busca da edificação de sua imagem e de sua carreira - função em que sobressai o relações-públicas.
Autor: Rafaelle Cacilda Barbosa Padilha

Orientador: Daniella Pereira de Deus

Instituição de Ensino Superior: Faculdade Sul Americana – FASAM
mais
Mono/P. Experimental

As Relações Públicas como função mediadora de relacionamentos entre transgêneros e organizações do segundo setor na cidade de São Paulo. Gilberto da Cruz Leal. FAPCOM.

Este estudo aborda as possíveis estratégias de Relações Públicas na inserção de transgêneros no mercado de trabalho formal no segundo setor na cidade de São Paulo. São apresentadas contextualizações das áreas de RP e do mercado de trabalho, permitindo análise apurada dos processos que permeiam esses dois cenários (RP e Trabalho). Com um estudo prático em uma organização com profissionais transgêneros, o trabalho expõe as estratégias comunicacionais adotadas que permitiram a inclusão. O estudo convida a reflexões sobre a importância da atuação de profissionais que contribuem com a inclusão social – por meio do trabalho – de indivíduos que estejam fora de contextos heteronormativos.
Autor: Gilberto da Cruz Leal

Orientador: Cleusa Kazue Sakamoto

Instituição de Ensino Superior: Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação - FAPCOM
mais
Mono/P. Experimental

A ouvidoria na perspectiva das Relações Públicas: contribuições para mediação e desenvolvimento da cidadania. Kelly Cristina Broitman Pinheiro. FACHA.

Busca-se, neste trabalho, defender e fortalecer os conceitos de gestão de conflitos, mediação e cidadania na perspectiva da Comunicação, a fim de construir e estabelecer uma cultura do diálogo nos espaços organizacionais pautados pelo espírito da cultura cidadã, orientando a governança para este caminho. No estudo de modelos de Ouvidoria, conclui-se a efetiva fusão das atribuições do ouvidor com as próprias da profissão de relações-públicas. Narra-se sobre a função do ouvidor e trata-se da missão do relações-públicas, enfocando um maior engajamento da profissão nesta atividade.
Autor: Kelly Cristina Broitman Pinheiro

Orientador: Charbelly Estrella

Instituição de Ensino Superior: Faculdades Integradas Helio Alonso - FACHA
mais
Mono/P. Experimental

A influência das mídias customizadas na decisão de compra do público consumidor: estudo comparativo entre os blogs 'Super Vaidosa' e 'Garotas Estúpidas'. Ananda Tainá Servelin. UCS.

O estudo foca a área da Comunicação, apresentando as Relações Públicas, suas definições, funções e contextos. E, também, os hábitos do consumidor on-line e as mídias customizadas como ferramenta de comunicação para alcance de resultados. Como metodologia, utilizou-se o estudo de caso comparativo e a análise de conteúdo, tendo por objeto os blogs 'Super Vaidosa' e 'Garotas Estúpidas'. Tais redes apontam, através das postagens, que os blogs são capazes de influenciar a decisão de compra do público consumidor. Nesse contexto, entende-se que o profissional de relações públicas pode atuar como um analista deste ambiente e elaborar melhores estratégias para o posicionamento de marcas nos blogs de moda.
Autor: Ananda Tainá Servelin

Orientador: Silvana Padilha Flores

Instituição de Ensino Superior: Universidade de Caxias do Sul - UCS
mais
Mono/P. Experimental

Fãs e construção de celebridades: caso 'Little Monsters' no aplicativo 'Place'. Caroline Bandeira. UCS.

Esta monografia busca entender a forma como se expressam e organizam os fãs na 'construção de celebridades' na internet. Foi feito um histórico do fenômeno do fã ao longo dos anos, bem como analisou-se a contribuição dos meios de comunicação e - da internet - para o processo. Como estudo de caso temos os fãs de Lady Gaga, 'Little Monsters' e a forma de expressão e organização dos mesmos, dentro de uma plataforma da internet, o aplicativo 'Place', no qual nota-se uma grande oportunidade para a atuação do profissional de relações públicas.
Autor: Caroline Bandeira

Orientador: Ivana Almeida da Silva

Instituição de Ensino Superior: Universidade de Caxias do Sul - UCS
mais
Mono/P. Experimental

Relações Públicas internacionais na era da globalização. Lisiane Polli. UCS.

Esta monografia avalia a possível atuação do profissional de Relações Públicas no mercado internacional, assessorando empresas multinacionais. Analisa habilidades e conhecimentos específicos que o profissional deve possuir para estabelecer uma relação benéfica entre empresas e seus públicos. Lançou-se mão de pesquisa bibliográfica e documental, além de entrevistas com profissionais da área de Comunicação. Concluiu-se que o relações-públicas pode assessorar as empresas em seus relacionamentos internacionais, fortalecendo seu conceito global e promovendo compreensão mútua entre entes de diferentes culturas.
Autor: Lisiane Polli

Orientador: Maurício Moraes

Instituição de Ensino Superior: Universidade de Caxias do Sul - UCS
mais
Mono/P. Experimental

Plano de relações públicas para a indústria de alimentos Granolmix. Ana R. M. Teixeira, Elivelton S. Nascimento, Gimikath R. de M. Coutinho, Priscila V. Ferreira. UFPB.

Este é um trabalho de planejamento estratégico de RP para a empresa de alimentos saudáveis GranolMix e foi dividido em quatro etapas: coleta de dados, pesquisa de campo, análise dos dados da pesquisa e programa de relações públicas. Tem como objetivo atrair novos clientes para a GranolMix, apresentando ações para fortalecer sua imagem organizacional e estabelecer um relacionamento eficaz e duradouro da empresa com seus diversos públicos. O plano foi possível a partir dos resultados obtidos no briefing e nas pesquisas realizadas junto ao público da empresa. Os problemas detectados emergiram do diagnóstico. E as ações foram desenvolvidas de acordo com a fundamentação teórica pertinente.
Autor: Ana Renata Marques Teixeira; Elivelton Silva Nascimento; Gimikath Rubens de Moura Coutinho; Priscila Vasconcelos Ferreira

Orientador: Fellipe Sá Brasileiro

Instituição de Ensino Superior: Universidade Federal da Paraíba - UFPB
mais