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Institucional

 

Apresentação

O Observatório da Comunicação Institucional (O.C.I.), criado em 01/02/2013, é mantido por uma sociedade educativa sem fins econômicos que reúne acadêmicos, profissionais, estudiosos e demais interessados nesta especialidade da comunicação – e em sua contribuição para a governança.

O O.C.I. é um espaço destinado à análise e reflexão crítica de condutas das organizações em suas relações institucionais – atitudes, comportamentos, discursos, imagem e legado.

Para tanto, o Observatório da Comunicação Institucional tem produção própria – refletida em seu portal, livros e eventos -, feita a partir de artigos, colunas, notas, pesquisas, pareceres, clipping, clipping comentado, e agenda relacionada à comunicação institucional de organizações públicas, privadas ou do Terceiro Setor.

Articulistas e colunistas têm mantidos seus conteúdos vinculados a seus nomes no Menu Principal do portal por até seis meses. Após este tempo, tais conteúdos são transferidos à porção Thesaurus.

 

Declaração de Propósito

O Observatório da Comunicação Institucional é um think tank dedicado à reflexão crítica em torno das causas que advoga e temas correlatos. Em seu portal, os autores – todos voluntários não remunerados – são responsáveis pelo conteúdo de textos e imagens que publicam. Quando opina, o O.C.I. o faz por meio de postagens assinadas por seus diretores. Na personalidade jurídica, a Sociedade Educativa Observatório da Comunicação Institucional é apartidária e não tem ou exerce viés político-ideológico. Seu foco é a cidadania. Para o O.C.I., todo cidadão tem o direito de receber – das instituições e de personalidades – uma comunicação clara, completa, e que não induza a erro de julgamento. No O.C.I., consideramos que uma comunicação institucional imparcial, íntegra e honesta – por parte das organizações de Estado, das empresas privadas, entidades do Terceiro Setor, e de personalidades – é um direito humano fundamental e um bem imaterial de interesse público. Instituições sólidas e funcionando queremos, podemos e devemos ter, sim, no Estado. Mas nações genuinamente desenvolvidas as requerem funcionais também no âmbito da sociedade civil. O O.C.I. quer ser uma entidade funcional para a comunidade lusófona em todo o mundo. E se vale da norma culta do idioma em vigor na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

Marcondes Neto & Marcelo Ficher, cofundadores e editores.

 

Histórico

A ideia de um Observatório da Comunicação Institucional surgiu no âmbito das discussões teóricas e metodológicas desenvolvidas durante a gestão 2010-2013 do Conrerp1 (Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas/1a. Região), regional do Sistema Conferp no estado do Rio de Janeiro.

Terminada aquela gestão, com a transmissão do mandato à chapa de situação Por um Conrerp Sustentável em 06/01/2013 (veja vídeo), alguns profissionais ex-conselheiros formularam a proposta de criação de uma organização associativa voltada ao segmento de profissionais e pesquisadores da Comunicação, seus interesses e causas.

Em 01/02/2013 entra ‘no ar’ – como blog – o Observatório da Comunicação Institucional, plataforma para um futuro Portal – este –, principal instrumento de visibilidade da iniciativa em sua fase pré-operacional.

Em 26/09/2013 – Dia Interamericano de Relações Públicas – entra ‘no ar’ o Portal O.C.I. Lançamento no Rio de Janeiro, na sede das Faculdades Integradas Hélio Alonso – FACHA (veja vídeo).

Em 11/11/2013 – Emitido o registro de identidade (CNPJ) da Sociedade Educativa Observatório da Comunicação Institucional. Incluída no sistema científico brasileiro capitaneado pelo CNPq.

 

Objetivos

Os objetivos do O.C.I. são:

  • debater casos de comunicação institucional;
  • disseminar o conhecimento sobre todas as especialidades da Comunicação;
  • analisar criticamente as ações, atitudes e comportamento das organizações; e
  • acompanhar notícias e tendências do campo.

 

Visão

Tornar-se referência em pesquisa, análise e propagação do conhecimento sobre comunicação institucional no Brasil e demais países da comunidade lusófona.

 

Missão

Promover o estudo, a reflexão e a difusão de informações acerca da comunicação institucional com o objetivo de mudar a percepção sobre relações públicas no país.

 

Princípios

  • Amor ao conhecimento
  • Profissionalismo
  • Doação

 

Valores

  • Conduta ética
  • Governança coletiva antiautocracia
  • Responsabilidade socioambiental
  • Sustentabilidade econômica a partir da livre iniciativa
  • Transparência ativa

 

Endosso

Caríssimos,
Nós do Conrerp / 1a. Região, que já conhecemos todos os trâmites que levaram a essa bela iniciativa, e tivemos o “gostinho” de ser o ‘mercado-teste’, damos agora as boas vindas e desejamos muito sucesso aos nossos colegas. Além de primorosos textos, a abordagem perfeita e a sintonia com a Sociedade, a missão de educar é inegavelmente um passo concreto para o aperfeiçoamento das Relações Públicas. Contem conosco para as comemorações dos 100 anos da profissão.
Parabéns!

Lala Aranha (presidente do Conrerp1). Em 01/05/2013.

 

Parabéns, Marcondes Neto e colegas. Com o conhecimento já disponível em apenas 3 meses, esse OCI ‘vai bombar’!

Abraços.

Cristina Alecrim (gerente de marketing e comunicação da Accenture). Em 01/05/2013.

 

Compartilho o lançamento do Observatório da Comunicação Institucional.

Luciene Setta (coordenadora de pós-graduação na Universidade Estácio de Sá). Em 01/05/2013.

 

Excelente iniciativa para a área de RP! Participem!

Andreia Athaydes (presidente do Conferp). Em 01/05/2013.

 

Obrigado pela informação. Vamos divulgar.

Jorge Júnior (pós-graduando em Comunicação Empresarial da UFJF). Em 01/05/2013.

 

Parabéns! Excelente iniciativa!

Eneida Leão (diretora da Expressiva Comunicação e Educação). Em 01/05/2013.

 

Que iniciativa brilhante, vou divulgar e quero participar.

Regiane Ribeiro (docente na UFPR). Em 01/05/2013.

 

Trabalho muito bacana. É ótimo contar com um blog que vai analisar coisas da nossa área de forma contínua. O grupo é de primeira! RP neles!

Muriel de Paula (conselheira do Conrerp1). Em 01/05/2013.

 

Muito boa a iniciativa! Vou recomendar a leitura do blog para meus alunos de Comunicação Integrada.

Rose de Figueiredo (jornalista e professora). Em 02/05/2013.

 

Parabéns e muito sucesso para todos! Com certeza terá sua importância reconhecida pelo setor.

Mary Anne Sá (diretora da Millennium Comunicação Integrada e conselheira Conrerp-1). Em 02/05/2013.

 

Parabéns pelo lançamento do Blog. O mercado de RP estava precisando dessa iniciativa. Desejo sucesso!

Priscila Seabra (secretária-geral Conrerp2, 2010-2012). Em 02/05/2013.

 

Antes de mais nada parabéns pelo interminável trabalho em prol do segmento Relações Públicas! Acabei de entrar no Blog e dar uma conferida geral. Sem dúvida, o teor informativo é de alto gabarito.

Lucila Komolibus (diretora da Mediterrânea Propaganda e Marketing Integrado). Em 02/05/2013.

 

Parabéns! Podem contar conosco nessa nova jornada de divulgação das atividades de Errepês.

Profa. Drica Donadon (coordenadora do Curso de Relações Públicas e da Agência Experimental de Comunicação Integrada da FCAD/CEUNSP, Salto, SP). Em 02/05/2013.

 

Parabéns pela iniciativa! Com certeza, vocês poderão contar com minha colaboração. Abraço.

Valéria Castro, PhD. (Escola de Comunicações e Artes e Faculdade Cásper Líbero). Em 02/05/2013.

 

Parabéns pela brilhante ideia. Encaminharei para minhas redes de RP e alunos. Conte comigo.

Eliasar Almeida (professor titular na Véris Metrocamp Faculdade, Campinas). Em 02/05/2013.

 

Parabéns pela iniciativa, que tem toda minha admiração e o meu apoio. Terei todo o prazer em contribuir no que puder. Abraços a todos os amigos envolvidos no projeto.

Luiz Alberto de Farias (professor titular da Faculdade Cásper Líbero e coordenador do Curso de Relações Públicas da ECA/USP). Em 02/05/2013.

 

Parabéns pela iniciativa. Vamos acompanhar de perto!

Ethel Pereira (docente na Faculdade Cásper Líbero). Em 02/05/2013.

 

Parabéns pela iniciativa, belíssimo projeto! Desejo muito sucesso.

Vanessa Cabral Gomes (diretora de sustentabilidade da Agência Trio, RS). Em 02/05/2013.

 

Como coordenadora do curso de Relações Públicas da Faculdade América Latina, gostaria de dar as boas-vindas e parabenizar a iniciativa da criação de mais um espaço para discussões e atualizações sobre comunicação e Relações Públicas. Iniciativas como esta nos estimulam a produzir, comentar e divulgar as ações e feitos destes profissionais que tanto lutam pela boa comunicação e imagem das organizações. Contem conosco hoje e sempre!

Parabéns, bom trabalho!

Adriana Miorelli Carniel (coordenadora do Curso de Relações Públicas da Faculdade América Latina – Caxias do Sul). Em 03/05/2013.

 

Parabéns pela iniciativa. O blog é excelente. Vou divulgar junto aos meus alunos.

Silvana Padilha Flores (docente na Universidade de Caxias do Sul). Em 03/05/2013.