Igualdade para os militares gays, diz presidente do STM.

STM.MariaElizabethRocha

A nova presidente do STM (Superior Tribunal Militar), Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha, 54, defendeu nesta segunda-feira (16) a igualdade de direitos para homossexuais do Exército, Marinha e Aeronáutica, e afirmou que o “Estado não pode promover o discurso do ódio”.

“Com relação ao militar homossexual dentro da caserna, não há nenhuma lei que impeça até porque não poderia haver. Seria uma flagrante discriminação. E isso é uma bandeira que eu sempre levantei e [continuarei] levantando em favor da igualdade de direitos”, disse.

A imprensa deu pouca cobertura, como não se engaja realmente na campanha pelo direito à diferença. No movimento contra a ditadura, nas décadas de 1960 e 70, os homossexuais também eram vistos como pessoas “pouco confiáveis”, até que se descobriu que um militante de ponta, super corajoso, Herbert Daniel, era gay.

Felizmente, entra agora no Supremo Tribunal Militar alguém sempre engajado na luta pelo direito à diferença e isso, anotem, fará a diferença.

Sobre Marcia de Almeida

Jornalista, escritora, roteirista, videomaker e militante da cidadania. Carioca de Botafogo, e botafoguense de coração, escreveu 4 livros de ficção e foi por muito tempo correspondente internacional, quando cobriu a guerra da Bósnia. Integra a Comissão de Direitos Humanos da OAB-RJ e, assinou mensalmente, por dois anos, no Caderno RAZÃO SOCIAL d’O Globo, a coluna Razão & Cidadania, abrangendo temas relacionados a minorias: LGBTs, pessoas com deficiência, ciganos, racismo, vítimas de intolerância, preconceito etc.