BRANDING - 8 atributos essenciais para uma boa identidade visual.

Branding é uma nova coluna em que revezam-se Camila Chisini e Paula Rego.

Identidade visual é um conjunto sistematizado de elementos gráficos que expressam os atributos intangíveis de uma marca. A visão é um dos principais sentidos que utilizamos para perceber o mundo ao nosso redor, portanto construir uma identidade visual forte e coerente é essencial para nosso consumidor entender claramente o que queremos dizer.

Você acha que a sua identidade visual está funcionando? Então, vamos ver se ela vai ser aprovada nesses 8 atributos, adaptados do livro ‘Como criar identidades visuais para marcas de sucesso’, de Gilberto Strunck.

Compatibilidade

A identidade visual precisa estar alinhada com a essência da sua marca. Não adianta desenvolver um logotipo super inovador se o seu negócio não é arrojado e disruptivo na sua natureza. A Okta (escritório de branding e design fundado por mim) tem um projeto que é um ótimo exemplo disso: a primeira imagem corresponde ao logotipo antigo da Hype, um estúdio de animação descontraído, alegre e divertido. Esse logotipo transmite alguma dessas características? Óbvio que não. Nosso papel foi justamente criar uma identidade visual colorida e animada que remetesse a sua essência despojada.

Personalidade

Os elementos visuais que compõem o seu sistema de identidade visual são distintivos, singulares e proprietários? A identidade visual deve expressar a personalidade da sua marca, além de diferenciar das de seus concorrentes. Observe o primeiro logotipo da Pepsi. Não é mais fácil lembrarmos da Coca-Cola do que da própria Pepsi ao olharmos para ele? Use elementos visuais próprios e únicos, em vez de querer se aproximar do seu concorrente.

Durabilidade

A sua marca gráfica será atual daqui a 5 anos? Uma identidade visual duradoura não segue tendências ou modismos, mas apresenta um universo gráfico sólido e atemporal. Pense na Coca-Cola. Observe como o logotipo foi atualizado ao longo do tempo, mas manteve os mesmos elementos visuais que hoje são tão proprietários da marca.

Pregnância

Um bom logotipo precisa ser fácil de memorizar. Um sistema de identidade visual pregnante apresenta elementos visuais que favorecem a lembrança e a identificação da marca. Veja o primeiro logotipo da Apple, de 1976. Você acha que seria um símbolo tão fácil de lembrar quanto a memorável maçã mordida?

Legibilidade

Não é nem preciso dizer que um logotipo precisa ser legível, não é? Uma assinatura visual deve apresentar uma tipografia de fácil leitura, além de permitir reduções. Será que você descobre qual marca tinha esse logotipo? Chevrolet! Veja o quão difícil era ler seu nome e como era ainda pior em versões reduzidas.

Aplicabilidade

Sua identidade visual é versátil o suficiente para ser aplicada em diferentes materiais e suportes sem perder sua força? Observe as aplicações do logotipo que desenvolvemos na Okta para a Dia de Romaria. Ele precisava funcionar até em relevo num sabonete!

Qualidade Gráfica

O universo gráfico da marca apresenta harmonia visual? Os elementos são bem construídos e não apresentam ruídos de comunicação? Veja a evolução do logotipo da Fiat: iniciou repleto de formas arabescas que poluíam visualmente a leitura da marca gráfica e atualmente é simples e direto.

Extensão

O sistema de identidade visual tem elementos gráficos que dão suporte a construção do universo visual da marca? Extensão é conseguir aplicar elementos de apoio, que vão muito além do logotipo, e manter a clara identificação da sua marca. Observe a imagem abaixo. Você sabe que marca é essa! A onda e a cor vermelha denunciam evidentemente a Coca-Cola, sem sequer precisar estar presente seu logotipo. A Coca-Cola faz isso com maestria.

E então? Sua identidade visual passou no teste? Você está construindo um universo visual coerente para desenvolver uma marca forte?

Camila Chisini – fundadora e diretora da Okta Branding & Design.

MBA em Branding: ‘Construção e Gestão de Marcas’ pela ESPM. Formada em Design Visual pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com Láurea Acadêmica e Prêmio ‘Destaque TCC’. Estudou Design e Comunicação Visual na ‘Politécnico’ de Turim, na Itália.

oktadesign.com.br | camila@oktadesign.com.br