Até quando?

Homofobia.Basta!

Uma dupla de namoradas foi barbaramente espancada por dois homens, sábado, saindo do bloco “Boi Tolo”, no centro do Rio de Janeiro. Espancadas, chutadas, uma delas teve as roupas rasgadas.

A primeira nota saiu só hoje, n’O Globo, à página 12, sem destaque algum, como adendo à notícia intitulada “ONG de Niterói que combate a homofobia sofre ataque”.

Quem estava à volta nada fez para impedir e a imprensa não se junta para que seja aprovada pelo Congresso a criminalização da homofobia, transformando-a em crime, como  acontece com o racismo…

Um homossexual foi assassinado a cada 28 horas no Brasil em 2013. Registro de gays, lésbicas e travestis assassinados cresceu quase 15% no país nos últimos quatro anos. Com 312 mortes, Brasil lidera ranking mundial de violência contra homossexuais.

A mídia não discute as minorias. Ciganos, até hoje, por não terem registro civil, não existem para o Estado. Sequer têm direito ao SUS.

E você, o que acha?

Sobre Marcia de Almeida

Jornalista, escritora, roteirista, videomaker e militante da cidadania. Carioca de Botafogo, e botafoguense de coração, escreveu 4 livros de ficção e foi por muito tempo correspondente internacional, quando cobriu a guerra da Bósnia. Integra a Comissão de Direitos Humanos da OAB-RJ e, assinou mensalmente, por dois anos, no Caderno RAZÃO SOCIAL d’O Globo, a coluna Razão & Cidadania, abrangendo temas relacionados a minorias: LGBTs, pessoas com deficiência, ciganos, racismo, vítimas de intolerância, preconceito etc.