Transparência seletiva... A passos lentos...

download

Esses são os títulos de duas notas em sequência na coluna ‘Panorama Político’, n’O Globo deste sábado, 23/01/2015 (P. 2):

Integrante do Conselho de Transparência do Senado, a organização não governamental Transparência Brasil solicita, desde 2013, ao Senado que divulgue a presença dos senadores, em plenário e comissões, no seu site. A página na web foi reformulada no fim do ano, mas a reivindicação continua sendo ignorada.

O presidente do Senado, Renan Calheiros, criou o Conselho de Transparência em 2013, em meio a uma agenda positiva na sua volta ao comando da Casa. Para a Transparência Brasil, os avanços conquistados nos três anos foram “tímidos”.

COMENTÁRIO

O opaco Renan Calheiros tonitroa, a todo momento, que “o Senado Federal é a instituição mais transparente do país”. Bravata. Se o fosse, talvez nem pudesse candidatar-se a presidi-lo.

Sobre Marcondes Neto

Bacharel em Relações Públicas pelo IPCS/UERJ. Doutor em Ciências da Comunicação pela USP, sob a orientação de Margarida Kunsch. Professor e pesquisador da Faculdade de Administração e Finanças da UERJ. Editor do website rrpp.com.br. Secretário-geral do Conrerp / 1a. Região (2010-2012).