Clipping

Clipping

Ministro pede fim de manipulação ideológica nas universidades.

28.03.2019
OCI
Deu no UOL (21/03/2019), na matéria de Lucas Kawaguti, na seção Educação: O ministro-chefe da Secretaria de Governo, general Carlos Alberto dos Santos Cruz, defendeu que as universidades do país não tentem “implantar” ideologias políticas em seus alunos, mas se foquem em ensinar princípios como honestidade, respeito e patriotismo. LINK – https://educacao.uol.com.br/noticias/2019/03/21/ministro-pede-fim-de-manipulacao-ideologica-nas-universidades.html Francisco Ítalo Oliveira […]
mais
Clipping

Quando os memes na internet se tornam recurso pedagógico.

28.03.2019
OCI
Deu na Gazeta do Povo (18/03/2019), em matéria do Blog Educação&Mídia: No primeiro momento pode soar estranho e desconexo da realidade escolar. Mas sim, a linguagem conhecida como ‘zoeira sem limites’ e os memes na internet passaram a integrar as dinâmicas pedagógicas e o próprio cotidiano da sala de aula. LINK – https://www.gazetadopovo.com.br/blogs/educacao-e-midia/quando-os-memes-na-internet-se-tornam-recurso-pedagogico/ Victor Francisco Ferreira […]
mais
Clipping

Executivo da Volkswagen corre risco de demissão após alusão nazista.

28.03.2019
OCI
Deu na InfoMoney (21/03/2019), em matéria de Mariangela Castro: O futuro do Executivo-chefe da Volkswagen está incerto após frase proferida em uma reunião administrativa. Herbert Diess, que assumiu controle da montadora há menos de um ano, teria feito alusão ao regime nazista… LINK – https://www.infomoney.com.br/carreira/gestao-e-lideranca/noticia/8000813/executivo-da-volkswagen-corre-risco-de-demissao-apos-alusao-nazista-diz-jornal Victor Francisco Ferreira Bernardi é estudante de RP do FIAM-FAAM e estagia […]
mais
Clipping

Por que a diversidade importa nas contratações e como fazer inserção social.

28.03.2019
OCI
Deu no Blog do Empreendedor Estadão (27/02/2019) em matéria de Maure Pessanha: O desafio da empregabilidade no Brasil tem desviado a atenção para uma questão premente: como pensar a inserção de pessoas no mercado de trabalho, ultrapassando a lógica de oferecer emprego. LINK – https://pme.estadao.com.br/blogs/blog-do-empreendedor/por-que-a-diversidade-importa-nas-contratacoes-e-como-fazer-insercao-social/ Victor Francisco Ferreira Bernardi é estudante de RP do FIAM-FAAM e estagia […]
mais
Clipping

Promova mais integração e a produtividade com a Comunicação Interna.

28.03.2019
OCI
Deu na Agência P3K  (21/01/2019): Investir na comunicação com o público é essencial para uma marca. São as ações, propagandas e ferramentas do tipo que permitem que ela ganhe a visibilidade, admiração e, principalmente, a confiança de clientes e fornecedores. LINK – https://p3k.com.br/blog/promova-mais-integracao-e-a-produtividade-com-a-comunicacao-interna/ Dyalla Teles é estudante de RP do FIAM-FAAM e estagia no ECI-OCI.
mais
Clipping

Legislação e ética na publicidade: visões de diferentes pensadores.

28.03.2019
OCI
Deu no Portal Medium (24/09/2018), na matéria de Felipe Caetano: O que pensam diversas cabeças do meio da comunicação? O objetivo do artigo é esclarecer e analisar a importância da ética e da Legislação Publicitária para o meio de Comunicação, com foco em Publicidade e Propaganda. LINK – https://medium.com/@ofecaetano/legislação-e-ética-na-publicidade-visões-de-diferentes-pensadores-5e23d5d0e650 Dyalla Telles é estudante de RP do […]
mais
Clipping

Comunicação sem censura, como de Olavo de Carvalho, favorece ou prejudica?

28.03.2019
OCI
Deu no Portal UOL  (19/03/2019), na matéria de Reinaldo Polito: Nos últimos tempos Olavo de Carvalho se projetou com destaque nas redes sociais. Já era conhecido pela publicação de seus livros, mas a internet o catapultou para patamares ainda mais altos… LINK – https://economia.uol.com.br/blogs-e-colunas/coluna/reinaldo-polito/2019/03/19/olavo-de-carvalho-comunicacao-sem-censura-uso-palavroes.htm Dyalla Telles é estudante de RP do FIAM-FAAM e estagia no ECI-OCI.
mais
Clipping

Conar abre representação contra propaganda da Empiricus.

25.03.2019
Marcondes Neto
Deu anteontem n’O Globo (P. 24), na matéria de Bruno Rosa e Luciana Casemiro: Medida foi tomada após denúncias de consumidores contra um anúncio sobre o patrimônio da funcionária Bettina; empresa declarou não ter sido notificada. LINK – https://g1.globo.com/economia/midia-e-marketing/noticia/2019/03/25/conar-abre-representacao-contra-propaganda-da-empiricus.ghtml COMENTÁRIO O ‘caso Bettina’ enche as páginas dos jornais porque a mídia simplesmente adora quando as polêmicas […]
mais
Clipping

Marcas apostam em marketing de conteúdo.

22.03.2019
Marcondes Neto
Deu anteontem n’O Globo (P. 10): Projeto multiplataforma com série inédita foi desenvolvido para Jeep pelo G. Lab. LINK – https://epoca.globo.com/marcas-apostam-em-marketing-de-conteudo-23516710 COMENTÁRIO O fim está próximo. Fim da divisão entre as atividades editoriais e publicitárias nos veículos de comunicação. Pior que isso – atividade típica de patrões mergulhados na ideologia do ‘mais-com-menos’ – é que profissionais […]
mais
Clipping

Internet vê alfinetada da CVM em Bettina e Empiricus nas redes sociais.

22.03.2019
OCI
Deu ontem no website ‘Bem Paraná’: ‘Estou te dando conselhos financeiros. Eu nunca tentaria te vender um produto…’. Legenda: Cordeiro ou lobo? CVM aponta importância de procurar especialista ao investir. SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS): ‘Estou te dando conselhos financeiros. Eu nunca tentaria te vender um produto…’, diz uma publicação de terça-feira (19) na página educacional […]
mais
Clipping

Empresa lança aplicativo para gerenciar gestão de pessoas

21.03.2019
OCI
Deu no Correio Braziliense (14/03/2019), na matéria de Bruno Santa Rita: A ROIT, uma empresa de Consultoria e Contabilidade, lançou um aplicativo para gerenciar gestão de pessoas com o objetivo de diminuir o processo manual do setor de RH das empresas. LINK – https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/economia/2019/03/14/internas_economia,742980/empresa-lanca-aplicativo-para-gerenciar-gestao-de-pessoas.shtml
mais
Clipping

Mulheres ocupam 69% dos cargos de liderança em comunicação corporativa.

21.03.2019
OCI
Deu na Exame (12/02/2019), na matéria da Agência Brasil: Uma pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial mostra o atual cenário da presença das mulheres em cargos de liderança e os índices que representam a participação delas, em relação aos homens, quanto aos quesitos salário, geração e escolaridade. LINK – https://exame.abril.com.br/carreira/mulheres-ocupam-69-dos-cargos-de-lideranca-em-comunicacao-corporativa/
mais
Clipping

Governo nomeia militar para fortalecer comunicação institucional integrada.

21.03.2019
OCI
Deu no Correio Braziliense (11/03/2019), na matéria de Rodolfo Costa: Publicada no Diário Oficial da União a nomeação de um coronel, ex-chefe da assessoria de imprensa do Exército, para exercer o posto de diretor do Departamento de Publicidade da Secretaria de Publicidade e Promoção da Secretaria de Comunicação Social (Secom). LINK – https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica/2019/03/11/interna_politica,742279/governo-nomeia-militar-para-fortalecer-comunicacao-institucional-integ.shtml
mais
Clipping

Ministério proíbe Ibama e ICMBio de se manifestarem sem autorização prévia.

21.03.2019
OCI
Deu no Diário do Comérico e Indústria (13/03/2019), na seção ‘Política’: Ministro do meio ambiente impôs silêncio aos institutos Ibama e ICMBio. A orientação dada aos órgãos que integram sua pasta, é a de que não se manifestem sem a prévia autorização do ministério. LINK – https://www.dci.com.br/politica/ministerio-proibe-ibama-e-icmbio-de-se-manifestarem-sem-autorizac-o-previa-1.786250
mais
Clipping

Os desafios do approach 'Consumer Centric' para o mercado financeiro.

21.03.2019
OCI
Deu no Meio&Mensagem (18/03/2019), em matéria de Isabella Lessa: Bancos buscam melhor opção para trabalhar com o grande número de informações gerado em seus processos, suprindo de maneira mais eficaz as necessidades de seus consumidores. Entre outros desafios, está o de oferecer produtos e serviços, através de uma comunicação mais individualizada. LINK – https://sxsw.meioemensagem.com.br/noticias2019/2019/03/18/acessibilidade-e-descentralizacao-desafiam-mercado-financeiro/
mais
Clipping

'Precisamos de mais pensadores, não de tarefeiros', diz Cientista Chefe do Experian DataLabs.

21.03.2019
OCI
Deu na Época Negócios (13/03/2019), em matéria de Ediane Tiago: Renato Vicente não gosta do termo ‘inteligência artificial’. Para ele, as máquinas são excelentes na força bruta dos cálculos. A análise dos dados cabe aos humanos. LINK – https://epocanegocios.globo.com/Tecnologia/noticia/2019/03/precisamos-de-mais-pensadores-nao-de-tarefeiros-diz-cientista-chefe-do-experian-datalabs.html  
mais
Clipping

Web, 30 anos: a internet como um direito da humanidade.

14.03.2019
Marcondes Neto
Deu anteontem no Meio & Mensagem: Tim Berners-Lee, criador do WWW, propõe um contrato global entre cidadãos, empresas e governos pelo bem da rede. LINK – https://www.meioemensagem.com.br/home/midia/2019/03/12/web-30-a-internet-como-um-direito-da-humanidade.html?adtagid=&utm_term=Web%2C+30+anos%3A+a+internet+como+um+direito+da+humanidade&utm_campaign=Meio+%26+Mensagem+News&utm_source=e-goi&utm_medium=email COMENTÁRIO Aí você posta algo importante no seu grupo de WhatsApp ou Facebook. E, imediatamente, o assunto já morreu na tsunami típica das redes sociais… A internet e as […]
mais
Clipping

Google, Facebook e Twitter não reprimem notícias falsas.

02.03.2019
OCI
Deu ontem n’O Globo (P. 27), da matéria REUTERS: Google, Facebook e Twitter não cumprem promessa de combater fake news, diz Comissão Europeia. Enquanto isso, no Reino Unido, ministra ameaça empresas com multas de bilhões de libras se conteúdos nocivos não forem removidos. LINK – https://oglobo.globo.com/economia/google-facebook-twitter-nao-cumprem-promessa-de-combater-fake-news-diz-comissao-europeia-23489357
mais
Clipping

Conselho de Medicina revoga permissão de consulta à distância.

25.02.2019
OCI
Deu anteontem n’O Globo (P. 27), na matéria de Ana Paula Blower: Segundo CFM, decisão aconteceu depois de protestos de médicos e entidades pelo país. Até a elaboração de um novo termo, a telemedicina fica subordinada à regulamentação atualmente em vigor. LINK – https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2019/02/22/conselho-federal-de-medicina-revoga-resolucao-que-regulamenta-telemedicina.ghtml
mais
Clipping

Estudo indica urgência na revisão do modelo de negócio.

24.02.2019
Marcondes Neto
Deu no Meio & Mensagem (19/02/2019), na matéria de Igor Ribeiro: Para Fatima Rendeiro, baixa associação de atributos de excelência com meios de comunicação é chamado para mudança. LINK – http://www.meioemensagem.com.br/home/midia/2019/02/19/estudo-indica-urgencia-na-revisao-modelo.html COMENTÁRIO A leniência do mercado publicitário brasileiro levou a comunicação do país a lugares escabrosos onde: Veículos agem como agências; ‘Media bureaux’ agem livremente de […]
mais
Clipping

Se existe uma novela sem fim, ela se chama 'O aumento da passagem...'.

17.02.2019
OCI
Deu anteontem na Exame, na matéria de Clara Cerioni: Justiça suspende aumento de passagens de ônibus em São Paulo. Uma juíza do TJ solicitou documentos que comprovem efetiva necessidade de aumento; a prefeitura tem 10 dias para apresentar as justificativas. LINK – https://exame.abril.com.br/brasil/justica-suspende-aumento-de-passagens-de-onibus-em-sao-paulo/ COMENTÁRIO Se existe uma novela sem fim, ela se chama ‘O aumento […]
mais
Clipping

Negligência, omissão e impunidade imperam no país do 'ilegal, e daí?'.

16.02.2019
Marcondes Neto
Deu anteontem n’O Globo (P. 2), em editorial: Tragédias recentes, muitas delas evitáveis, não resultaram em condenações dos responsáveis. LINK – https://oglobo.globo.com/opiniao/negligencia-omissao-impunidade-imperam-no-pais-do-ilegal-dai-23450762 COMENTÁRIO O Globo consagrou a expressão ‘ilegal, e daí?’ – utilizada em uma série de reportagens publicadas em 2014 – com grande propriedade, talvez, porque sua sede se encontra no Rio de Janeiro, […]
mais
Clipping

Recordar o 'greenwashing' da Vale é pedagógico...

16.02.2019
Marcondes Neto
Deu neste O.C.I. Clipamos a matéria sobre a Vale – e sua comunicação institucional enganosa – publicada em 07/10/2018 neste portal O.C.I.: LINK – https://observatoriodacomunicacao.org.br/notas/redescobridores-ou-devastadores-um-caso-de-greenwashing/ As imagens utilizadas naquele post (reproduzidas neste) foram pesquisada à época. Qualquer semelhança com as imagens atuais do crime de Brumadinho é isso mesmo: feiura de morte.
mais
Clipping

Empresa integrava índice de sustentabilidade da Bolsa.

30.01.2019
Marcondes Neto
Deu ontem n’O Globo (P. 17), na matéria de Patricia Valle: Vale saiu da lista após desastre de Mariana, mas voltou este mês. Estrangeiros estudam veto às ações. LINK – https://oglobo.globo.com/economia/vale-a-principal-empresa-no-indice-de-sustentabilidade-da-b3-23408472 COMENTÁRIO A Vale – Miriam Leitão noticiou ontem, n’O Globo – duplicou a ‘produção’ de minério de ferro em 15 anos. De 169 para […]
mais
Clipping

Bolsonaro critica e pede o fim do BV. Agências querem diálogo.

24.01.2019
Marcondes Neto
Deu no Meio & Mensagem de 14/01/2019 (P. 20): Bolsonaro critica BV e promete ‘democratizar verbas publicitárias’. Em discurso, presidente diz que nenhum órgão de imprensa terá mais ou menos direitos aos investimentos em mídia do governo. LINK – http://www.meioemensagem.com.br/home/ultimas-noticias/2019/01/07/bolsonaro-critica-bv-e-promete-democratizar-verbas-publicitarias.html COMENTÁRIO ‘Nunca antes neste país’ um presidente sequer mencionou o BV (Bônus de Volume), pratica […]
mais
Clipping

Por que clipping ainda é importante?

12.12.2018
OCI
Deu no Comunique-se: Clipping é o processo contínuo de monitoramento, análise e arquivamento de menções feitas na mídia a uma determinada marca, empresa ou celebridade. E pode se estender também a verbetes, tais como nomes e expressões utilizados numa campanha de comunicação. LINK – https://www.comunique-se.com.br/blog/clipping-o-que-e/?utm_campaign=151018_mala_direta_-_e-mkt_clipping&utm_medium=email&utm_source=RD+Station
mais
Clipping

'Tudo que move é sagrado'... ou... tudo que é sagrado (também) se move.

11.12.2018
Marcondes Neto
Deu ontem no Meio & Mensagem, na matéria de Luiz Gustavo Pacete: Coca-Cola Company redesenha marca institucional. Companhia deixa de exibir o logo de sua principal bebida em outros produtos e cria uma nova identidade visual focada em diversificação. LINK – http://www.meioemensagem.com.br/home/marketing/2018/12/10/the-coca-cola-company-redesenha-marca-de-portfolio-embargo.html?adtagid=@COOKID&utm_term=Coca-Cola+Company+redesenha+marca+institucional&utm_campaign=Meio+%26+Mensagem+News&utm_source=e-goi&utm_medium=email COMENTÁRIO Não é de hoje, aliás há mais de um século, que o mercado […]
mais
Clipping

Além do marketing, I. A. chega ao produto final.

04.11.2018
OCI
Deu no Meio & Mensagem (31/10/2018), na matéria de Luiz Gustavo Pacete: Algoritmos já trabalham em fragrâncias de O Boticário, comunicação da Natura com consultoras, sistemas de navegação do Virtus e transações do Bradesco. LINK – http://www.meioemensagem.com.br/home/marketing/2018/10/31/ia-vai-alem-do-marketing-e-chega-ao-produto-final.html Clipping de Stephanie Cardinali (FIAM-FAAM) para o Escritório de Comunicação Institucional (instância de estágio profissional supervisionado do OCI).
mais
Clipping

A empreendedora que ajuda empresas – e pessoas – a evoluir e faturar mais.

03.11.2018
OCI
Deu na revista Pequenas Empresas Grandes Negócios (25/10/2018), na matéria de Adriano Lira: Priscilla Erthal, sócia da Organica Evolução Exponencial, faz empresas ‘se desconstruírem’… LINK – https://revistapegn.globo.com/Mulheres-empreendedoras/noticia/2018/10/empreendedor-que-ajuda-empresas-e-pessoas-evoluir-e-faturar-mais.html Clipping de Stephanie Cardinali (FIAM-FAAM) para o Escritório de Comunicação Institucional (instância de estágio profissional supervisionado do OCI). COMENTÁRIO Todas as empresas estão sentindo um grande impacto na transformação […]
mais
Clipping

9 marcas populares que mudaram de nome ao longo da sua história – o Google é uma delas.

02.11.2018
OCI
Deu na revista Pequenas Empresas Grandes Negócios (20/10/2018): Você tem noção de que o buscador mais popular do planeta deveria se chamar BackRub? Ou que o Snapchat um dia foi Pictaboo? Então se liga nessa lista. LINK – https://revistapegn.globo.com/Empreendedorismo/noticia/2018/10/9-marcas-populares-que-mudaram-de-nome-ao-longo-da-sua-historia-o-google-e-uma-delas.html Clipping de Ellen Araujo (FIAM-FAAM) para o Escritório de Comunicação Institucional (instância de estágio profissional supervisionado do […]
mais
Clipping

O perfil da audiência de podcasts no Brasil.

02.11.2018
OCI
Deu no Meio & Mensagem (23/10/2018), na matéria de Luiz Gustavo Pacete: A PodPesquisa mostra que diversidade de conteúdo e liberdade para ouvir como e onde quiser são os principais diferenciais; Nerdcast é o mais ouvido pelos entrevistados. LINK – http://www.meioemensagem.com.br/home/midia/2018/10/23/o-perfil-da-audiencia-de-podcasts-no-brasil.html Clipping de Biba Limeira (FIAM-FAAM) para o Escritório de Comunicação Institucional (instância de estágio profissional […]
mais
Clipping

Se a questão do século XX foi 'quem sou eu?', a do XXI é 'quem é você?', propõe filósofo.

01.11.2018
OCI
Roman Krznaric é um militante internacional da empatia, habilidade que, segundo defende, pode ser aprendida e é capaz de unir povos de todas as cores, origens, religiões e culturas. Deu n’O Estado de S. Paulo (15/10/2018), na entrevista concedida a Juliana Diógenes: LINK – https://brasil.estadao.com.br/noticias/geral,se-a-questao-do-sec-20-foi-quem-sou-eu-a-do-21-e-quem-e-voce-propoe-filosofo,70002547400 Clipping de Biba Limeira (FIAM-FAAM) para o Escritório de Comunicação Institucional […]
mais
Clipping

O que a publicidade pode aprender com o jornalismo.

01.11.2018
OCI
Deu no Meio & Mensagem (11/10/2018), no artigo de Eduardo Vasques: Apesar da histórica relação conflituosa entre as duas áreas, há muito mais coisas em comum do que podemos imaginar quando olhamos para o passado recente do jornalismo e o futuro da publicidade. LINK – http://www.meioemensagem.com.br/home/opiniao/2018/10/11/o-que-a-publicidade-pode-aprender-com-o-jornalismo.html Clipping de Biba Limeira (FIAM-FAAM) para o Escritório de Comunicação […]
mais
Clipping

Conheça os vencedores do D&AD IMPACT awards.

30.10.2018
OCI
Deu no Meio & Mensagem (03/10/2018): Premiação prestigia trabalhos que tem um impacto social e celebram ideias que contribuem para um futuro melhor e mais sustentável Link – http://www.meioemensagem.com.br/home/comunicacao/2018/10/03/conheca-os-trabalhos-vencedores-do-dad-impact-awards-2018.html Clipping de Stephanie Cardinali (FIAM-FAAM) para o Escritório de Comunicação Institucional (instância de estágio profissional supervisionado do OCI).
mais
Clipping

Inteligência Artificial e RH das empresas.

30.10.2018
OCI
Deu na revista Pequenas Empresas Grande Negócios (10/10/2018): Ela usa inteligência artificial para melhorar o RH de grandes empresas. A Gupy, startup fundada pela carioca Bruna Guimarães, já atendeu companhias como Ambev, Cielo, Embraer e Renner. LINK – https://revistapegn.globo.com/Startups/noticia/2018/10/ela-usa-inteligencia-artificial-para-melhorar-o-rh-de-grandes-empresas.html Clipping de Ellen Araujo (FIAM-FAAM) para o Escritório de Comunicação Institucional (instância de estágio profissional supervisionado […]
mais
Clipping

'Encadear' virá referência na compensação ambiental.

29.10.2018
OCI
Deu na revista Pequenas Empresas Grande Negócios (09/10/2018): Sebrae recebe certificado do Programa Brasil Mata Viva, que comprova que possíveis emissão de gases de efeito estufa foram recuperadas por meio de Crédito de Floresta. LINK – https://revistapegn.globo.com/Negocios/noticia/2018/10/evento-encadear-vira-referencia-na-compensacao-ambiental.html Clipping de Stephanie Cardinali (FIAM-FAAM) para o Escritório de Comunicação Institucional (instância de estágio profissional supervisionado do OCI).
mais
Clipping

Gigante Unilever livre-de-crueldade com animais.

29.10.2018
OCI
Deu na revista EXAME (09/10/2018): Unilever se une à luta global pelo fim dos testes de cosméticos em animais. Aliada a organizações de proteção animal, gigante da beleza quer provocar mudanças regulatórias no mercado mundial de produtos cosméticos. LINK – https://exame.abril.com.br/marketing/unilever-se-une-a-luta-global-pelo-fim-dos-testes-de-cosmeticos-em-animais/ Clipping de Ellen Araujo (FIAM-FAAM) para o Escritório de Comunicação Institucional (instância de estágio […]
mais
Clipping

Campos de Carvalho: artesão das notícias falsas.

24.10.2018
OCI
Deu hoje n’O Globo (P. 1 – Segundo Caderno), na matéria de Bolívar Torres: Artesão de ‘fake news’ sobre a própria vida, Campos de Carvalho terá entrevistas reunidas em livro. Verdadeiras performances poéticas, conversas do mineiro com a imprensa criaram mitos sobre autor. LINK – https://oglobo.globo.com/cultura/livros/artesao-de-fake-news-sobre-propria-vida-campos-de-carvalho-tera-entrevistas-reunidas-em-livro-23179874 Imagem: Luciana Francesco / Divulgação
mais