Clipping

Clipping

O Bradesco e a turma do 'carbono zero'.

28.12.2021
OCI
Deu ontem na revista Oeste, na matéria de J. R. Guzzo: A coleção de princípios e valores das maiores corporações brasileiras foi abandonada em favor do primeiro zé-mané executivo que ganha a vida sendo, ou fingindo ser, politicamente correto. LINK – https://revistaoeste.com/brasil/o-bradesco-e-a-turma-do-carbono-zero/ Bateu/Levou LINK – https://twitter.com/BlogPecuariaJa/status/1475996711965368320?t=RbayFY_0NQ0wwLcd5Sbabw&s=09 A rebordosa: depois dos protestos da clientela diretamente atingida […]
mais
Clipping

Tendências para 2040: nômades digitais e tudo "omni" no consumo.

18.09.2021
OCI
Deu no Meio & Mensagem, em 14/09/2021, na matéria de Taís Farias: Estudo de Visa e Hyper Island analisa transformações das pessoas e da tecnologia e aponta valorização do bem-estar e novos limites entre conveniência e automação. LINK – https://www.meioemensagem.com.br/home/marketing/2021/09/14/visa-aponta-tendencias-para-2040.html Imagem: Visa celebra cinco anos da criação de seu Innovation Studio (Divulgação).
mais
Clipping

Melhorar ou controlar o mundo? Qual a real intenção do "Great Reset"?

09.07.2021
OCI
Deu anteontem no portal R7, na matéria de Ana Carolina Cury: A iniciativa foi lançada ano passado, no Fórum Econômico Mundial. Plano vago, sem detalhes de execução, traz questionamentos importantes. LINK – https://noticias.r7.com/prisma/refletindo-sobre-a-noticia-por-ana-carolina-cury/melhorar-ou-controlar-o-mundo-qual-a-real-intencao-do-great-reset-07072021?amp= MAIS SOBRE: LINK – https://observatoriodacomunicacao.org.br/notas/quem-resiste-ao-great-reset/      
mais
Clipping

A geração Z te deixou "cringe"? Pois espere a ascensão dos Alpha...

25.06.2021
OCI
Deu anteontem no UOL, na matéria de Matheus Pichonelli: Não sei vocês, mas quem era esquisito dentro da própria bolha geracional não viu o menor sentido na choradeira diante da ferida narcísica de quem acaba de descobrir que é feio e não está mais na moda…. LINK – https://tab.uol.com.br/colunas/matheus-pichonelli/2021/06/23/a-geracao-z-te-deixou-cringe-pois-espere-a-ascensao-dos-alpha.htm
mais
Clipping

A não cumprida promessa das "agências" de checagem.

01.05.2021
Marcondes Neto
Deu anteontem na revista Oeste, na matéria de Cristyan Costa: Advogado afirma que a sentença a favor da Revista Oeste pode encorajar órgãos de imprensa. LINK – https://revistaoeste.com/brasil/os-meios-de-comunicacao-nao-devem-se-intimidar-perante-as-agencias-de-checagem/ COMENTÁRIO Já perdi a conta das vezes em que repeti o seguinte mantra: “A saída para o jornalista é o empreendedorismo”. A minha cantilena se faz ouvir […]
mais
Clipping

A segunda maior tragédia a atingir a humanidade, hoje - 2.

25.04.2021
Marcondes Neto
Deu no Media.ITE, em 13/04/2021, na matéria de Rudy Takala: – Fear sells. (Quando cai a parede que antes separava as Redações dos Departamentos Comerciais). LINK – https://www.mediaite.com/news/watch-james-okeefe-releases-secret-recordings-of-cnn-staffer-calling-network-pro-biden/ COMENTÁRIO “Toda unanimidade é burra”. Nelson Rodrigues. Na espiral do ruído… “O que é bom para os Estados Unidos é bom para o Brasil” ? (*) Exausta […]
mais
Clipping

Algoritmos não podem aprender sentimentos, diz futurólogo Gerd Leonhard.

21.04.2021
Marcondes Neto
Deu no Valor Econômico (14/04/2012), na matéria de Adriana Fonseca: Capacidade de negociar e de ter compaixão sobrepõe a Inteligência Artificial. LINK – https://valor.globo.com/publicacoes/suplementos/noticia/2021/04/14/algoritmos-nao-podem-aprender-sentimentos-diz-futurologo-gerd-leonhard.ghtml COMENTÁRIO Frenesi digital. Comungo da visão exposta na matéria, e, aqui, no Observatório da Comunicação Institucional, vários colaboradores também. Preocupa-me a franca entrega de jovens profissionais a tudo o que se […]
mais
Clipping

São Paulo: motoristas de Uber poderão gravar vídeo das corridas.

20.04.2021
Marcondes Neto
Deu hoje na revista Oeste, na matéria de Raquel Hoshino: A ferramenta está em fase de testes. O objetivo é levar mais segurança para as viagens. LINK – https://revistaoeste.com/tecnologia/sao-paulo-motoristas-de-uber-poderao-gravar-video-das-corridas/ COMENTÁRIO Frenesi Digital. Há uma disputa em curso: quem mais produz fake news; a imprensa comercial ou os próprios anunciantes? Aqui, um exemplo típico “de anunciante” […]
mais
Clipping

Se três é demais, dois não fazem um - único - Clarence Thomas.

20.03.2021
Marcondes Neto
LINK – https://es.theepochtimes.com/juez-clarence-thomas-disiente-de-la-corte-suprema-sobre-caso-electoral-debemos-dejarlo-en-claro_798782.html COMENTÁRIO Este O.C.I. trafega na contramão dos consensos fáceis e das narrativas impostas pelo dinheiro – duas das coisas que mais acontecem na esfera da comunicação pública global. Ou você se alia ao discurso único ou tem poder financeiro suficiente para parecer diferente (sem sê-lo na realidade). Não estamos “alinhados” e nem […]
mais
Clipping

Universidade é centro de saber, não central ideológica, e está morta se não serve para transmitir conhecimento.

11.02.2021
OCI
Deu na Piauí (neste clipping – em matéria comentada por J. R. Guzzo) em 30/01/2021: A proibição à criatividade intelectual, ao debate e às opiniões independentes é terminante; só são admitidos como válidos os pontos de vista de “esquerda”. LINK – https://jovempan.com.br/opiniao-jovem-pan/comentaristas/j-r-guzzo/universidade-e-centro-de-saber-nao-central-ideologica-e-esta-morta-se-nao-serve-para-transmitir-conhecimento.html
mais
Clipping

Estourou a bolha que elevou a confiança no início da pandemia, com más notícias para a imprensa e boas para as corporações.

02.02.2021
OCI
Deu no MediaTalks by J&Cia.: Nos primeiros meses da pandemia, pesquisas indicaram níveis elevados de confiança no jornalismo, refletindo a busca por informações de qualidade que poderiam – e ainda podem – fazer a diferença entre a vida e a morte. Mas a bolha estourou. A nova edição do respeitado relatório anual Edelman Trust Barometer, […]
mais
Clipping

ABA solicita desligamento do CENP.

23.01.2021
Marcondes Neto
Deu ontem no Meio & Mensagem, em matéria da Redação: Associação Brasileira de Anunciantes justifica a decisão por estar em um momento de reflexão sobre as novas tendências de comunicação e mídia. LINK – https://www.meioemensagem.com.br/home/marketing/2021/01/22/aba-solicita-desligamento-do-cenp.html COMENTÁRIO Mau sinal. O CENP – Conselho Executivo de Normas-Padrão – sempre foi, desde sua criação em 1998, um marco […]
mais
Clipping

Unidade anunciada pelo governo britânico para regular plataformas digitais pode estabelecer parâmetros para todo o mundo.

01.12.2020
OCI
Do Media Talks (em 27/11/2020): ‘Gigantes de tecnologia devem parar de explorar jornalismo’. O título da matéria do The Times na sexta-feira (27/11) noticiando o anúncio do governo britânico de criar uma unidade para regular as plataformas digitais… LINK – http://www.mediatalks.com.br/pt/2020/11/27/uk-cria-orgao-regulador-para-google-e-facebook
mais
Clipping

Na União Europeia: gigantes de tecnologia terão de mostrar como seus algoritmos funcionam.

31.10.2020
OCI
Deu ontem n’O Estado de S. Paulo’: De acordo com novas regras propostas pela União Europeia, as gigantes de tecnologia terão de explicar como seus algoritmos funcionam. A medida, anunciada pela comissária antitruste Margrethe Vestager (foto) nesta sexta-feira, 30, pretende obrigar as empresas a abrirem seus arquivos de anúncios para reguladores e pesquisadores. A medida […]
mais
Clipping

Como andam o 'mindset', 'heartset', 'healthset' e 'soulset' da sua marca?

09.10.2020
OCI
Deu no Portal PROPMARK (05/10/2020), em matéria de Flavio Waiteman: Existe um conceito interessante criado pelo autor best-seller canadense Robin Sharma. Ele afirma que as pessoas que moldam a história, como Nelson Mandela e Madre Teresa, entre outros, só conseguem fazê-lo porque vão além da configuração da mente (mindset)… LINK – https://propmark.com.br/opiniao/como-anda-o-mindset-heartset-healthset-e-soulset-da-sua-marca/
mais
Clipping

Conheça as profissões que irão surgir por causa das mudanças trazidas pela pandemia.

22.09.2020
OCI
Deu na Época Negócios (21/09/2020), em matéria da Redação: Projeção feita pelo Senai mostra que, nos próximos cinco anos, as áreas de tecnologia, telecomunicações e logística devem oferecer mais oportunidades e demandar a criação de novas ocupações. LINK – https://epocanegocios.globo.com/Carreira/noticia/2020/09/conheca-profissoes-em-alta-por-causa-das-mudancas-trazidas-pela-pandemia.html
mais
Clipping

Sobre a conversa, o rumor em política e a atividade de relações públicas: algumas considerações. Por José Henrique de Carvalho.

27.07.2020
Marcondes Neto
Quando se estabelece a celeuma, é preciso recorrer aos clássicos. Como professor de fundamentos, de quando em vez, remeto-me a textos que ‘me fizeram a cabeça’ – e aqui está um sobre o rumor, de autoria do professor José Henrique de Carvalho, de quem fui aluno no IPCS/UERJ. LINK – https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/logos/article/view/16391/12191 COMENTÁRIO Refletindo sobre o […]
mais
Clipping

Por que grandes marcas estão boicotando as redes sociais?

30.06.2020
Marcondes Neto
Deu hoje no Meio & Mensagem, na matéria de Bárbara Sacchitiello: Entenda as razões que levaram Coca-Cola, Unilever, Diageo e outros anunciantes globais a interromper a publicidade nas plataformas digitais nos EUA. LINK – https://www.meioemensagem.com.br/home/midia/2020/06/29/por-que-grandes-marcas-decidiram-boicotar-as-redes-sociais.html Imagem: Pressureua / iStock. COMENTÁRIO Com muito atraso – em minha opinião – a media mainstream descobriu a pólvora e, […]
mais
Clipping

'Mídia programática': o algoritmo que alimenta a onda de notícias falsas.

04.06.2020
Marcondes Neto
Deu no Meio & Mensagem: LINK – https://www.meioemensagem.com.br/midia/com-sim-globo-quer-pequeno-e-medio-empresario-na-tv COMENTÁRIO Ao que parece, o Grupo Globo lançou ofensiva publicitária programática para concorrer com o Google/YouTube. E deve ‘fazer escola’. De novo. Briga boa – mas que desnuda o total desapreço da Casa pelos seus pais e mães adotivos: os bureaux de mídia e as agências de […]
mais
Clipping

Secom fez 2 milhões de anúncios em 'sites' inadequados.

04.06.2020
Marcondes Neto
Deu ontem n’O Globo (P. 6), na matéria de Leandro Prazeres e Amanda Almeida: Relatório da CPMI das Fake News lista propaganda pública em páginas que veiculam notícias falsas e até pornografia. LINK – https://g1.globo.com/politica/noticia/2020/06/03/anuncios-pagos-pelo-governo-foram-veiculados-em-mais-de-2-milhoes-de-canais-com-conteudo-inadequado.ghtml COMENTÁRIO Aqui não tomamos partido. Mas pornográfica é a má-fé editorial – ‘de oposição’ – ao Governo Federal. O que, […]
mais
Clipping

Matt Rivitz: 'Se quer ser racista, não tenha lucro com isso'.

03.06.2020
OCI
Deu hoje n’O Globo (P. 6), na matéria de João Paulo Saconi: Matt Rivitz, criador da ‘Sleeping Giants’, publicitário americano que criou plataforma para desmonetizar sites de intolerância e fake news, se diz surpreso com atuação de aliados de Bolsonaro. LINK – https://blogs.oglobo.globo.com/sonar-a-escuta-das-redes/post/se-quer-ser-racista-nao-tenha-lucro-com-isso-diz-criador-do-sleeping-giants.html Imagem: Divulgação Matt Rivitz.
mais
Clipping

Quem produz, quem veicula e quem impulsiona 'fake news'?

02.06.2020
Marcondes Neto
Deu anteontem n’O Antagonista: LINK – https://www.oantagonista.com/brasil/canais-de-youtubers-bolsonaristas-receberam-verbas-estatais/ COMENTÁRIO A desonestidade intelectual é o vírus da hora na media mainstream… e na alternativa também. Infelizmente. Com o advento da internet era de se esperar o enfraquecimento da mídia tradicional. Duas décadas e meia depois, é fato. Além de concorrer – em conteúdo – com o rádio, […]
mais
Clipping

Após ter postagem marcada como incorreta, Trump age contra empresas de redes sociais.

29.05.2020
Marcondes Neto
Deu hoje n’O Globo (edição digital): Medida assinada nesta quinta-feira é vista como resposta do presidente ao que ele vê como ‘perseguição’ aos conservadores; especialistas duvidam de impacto real. LINK – https://oglobo.globo.com/mundo/apos-ter-postagem-marcada-como-incorreta-trump-age-contra-empresas-de-redes-sociais-24450667 Imagem – Doug Mills / Getty Images COMENTÁRIO Até que enfim! Vimos acompanhando – há tempos, com preocupação – o fenômeno insidioso da […]
mais
Clipping

O que são 'brandtechs' e o que elas ensinam sobre resiliência.

30.04.2020
OCI
Deu anteontem no Meio & Mensagem, na matéria de Luiz Gustavo Pacete: Crise gerada pela pandemia acelera integração entre marketing e performance como ilustram Rappi, Stone, Creditas, Amaro, PicPay, OLX, Original e 99. LINK – https://www.meioemensagem.com.br/home/marketing/2020/04/28/o-que-sao-brandtechs-e-o-que-elas-ensinam-sobre-resiliencia.html?adtagid=3100901FDA33D6194B71D76BAAC41848 Imagem: Meio & Mensagem.
mais
Clipping

Sorrell: 'Segundo semestre será um banho de sangue'.

25.04.2020
OCI
Deu anteontem no Meio & Mensagem: Em entrevista ao ‘The Drum’, chairman da ‘S4 Capital’ enxerga potencial de recuperação na área de fusões e aquisições no segundo semestre. Martin Sorrell: ‘As companhias que estavam flertando com a disrupção digital terão de se preparar’. Imagem: David Paul Morris / Bloomberg. LINK – https://www.meioemensagem.com.br/home/comunicacao/2020/04/23/sorrell-segundo-semestre-sera-um-banho-de-sangue.html?adtagid=3100901FDA33D6194B71D76BAAC41848
mais
Clipping

Jornalismo trocou empresas por ONGs e fundações como definidores de pauta.

18.04.2020
OCI
Deu no website ‘Estudos Nacionais’ (08/08/2019): A Fundação Marielle Franco foi o resultado de um investimento de 10 milhões de dólares do milionário George Soros, através de sua entidade Open Society… LINK – https://www.estudosnacionais.com/16426/jornalismo-trocou-empresas-por-ongs-e-fundacoes-como-definidores-de-pauta/ COMENTÁRIO Muitos fatores vêm contribuindo para o enfraquecimento do jornalismo. O sepultamento – em 2009, pelo STF – da exigência do […]
mais
Clipping

Serviço Essencial: Decreto diz que atividade da imprensa não pode ser interrompida.

23.03.2020
OCI
Deu hoje n’O Globo (P. 7), na matéria de Thais Arbex: Bolsonaro inclui imprensa entre serviços que não devem parar no Brasil durante crise do coronavírus. Decreto veda ainda a restrição à circulação de trabalhadores que possa afetar o funcionamento dessas atividades. LINK – https://oglobo.globo.com/brasil/bolsonaro-inclui-imprensa-entre-servicos-que-nao-devem-parar-no-brasil-durante-crise-do-coronavirus-1-24321723
mais
Clipping

Como as novas gerações consomem notícias.

09.02.2020
Marcondes Neto
Deu no Meio & Mensagem (05/02/2020), na matéria de Bárbara Sacchitiello: Estudo global da Comscore mostra que os mais jovens estão se informando pelas redes sociais e não querem pagar para acessar conteúdo. LINK – https://www.meioemensagem.com.br/home/midia/2020/02/05/como-as-novas-geracoes-consomem-noticias.html?adtagid=3100901FDA33D6194B71D76BAAC41848&utm_term=Como+as+novas+geracoes+consomem+noticias&utm_campaign=Meio+%26+Mensagem+News&utm_source=e-goi&utm_medium=email COMENTÁRIO A ‘cultura’ da gratuidade completou 21 anos. Está, pois, emancipada. Viva! Só que não… Na crise do emprego […]
mais