Clipping

Clipping

Jornalismo profissional em tempos de crise. Por Carlos Fernando Lindenberg Neto.

23.03.2016
OCI
Pelo telefone, nas já famosas conversas gravadas, o ex-presidente Lula esbraveja contra jornais, revistas e emissoras de televisão. Pede que o ministro da Fazenda jogue a Receita Federal em cima das empresas de comunicação. Nas ruas, manifestantes protestam contra a “mídia golpista”. Alguns mais extremados agridem repórteres. Por outro lado — acreditem! —, telespectadores reclamam […]
mais
Clipping

A fascinação da reportagem. Por Carlos Alberto Di Franco.

04.01.2016
Marcondes Neto
Como a imprensa é nossa principal matéria-prima – sem ela, a comunicação institucional perde não seu único, mas principal veículo – inauguramos 2016 com este texto clipado que menciona os valores (que comungamos) pregados pelo repórter Gay Talese: “O leitor que precisamos conquistar não quer o que pode conseguir na internet…”. LINK – http://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/artigos/a-fascinacao-da-reportagem-16vtd2uc0xk4ocebr9iw2ad85 Que o […]
mais
Clipping

Da série "Fala, coordenador!" do Versátil RP.

16.12.2015
Marcondes Neto
A professora Maria Helena Carmo dos Santos foi a entrevistada da edição desta semana no Versátil RP. Coordenadora do curso de graduação em Relações Públicas das Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA), Helena Carmo ressaltou a parceria da Instituição de Ensino Superior com este Observatório da Comunicação Institucional, o que muito nos honra. LINK – http://versatilrp.com.br/2015/12/14/serie-fala-coordenador-com-a-profa-ma-maria-helena-dos-santos-da-facha/
mais
Clipping

Investigação do Greenpeace expõe relatórios pagos favoráveis aos combustíveis fósseis.

12.12.2015
Marcondes Neto
É preciso transparência para evitar manipulação. Na administração George W. Bush, brandiam-se relatórios “científicos” que “provavam” que a temperatura na Terra não estava a subir… assim como “documentos reservados de inteligência” apontavam para “a existência de armas de destruição em massa no Iraque” de Saddam Hussein… Leia a íntegra da matéria de Angela Santana, publicada […]
mais
Clipping

Tragédia ambiental e social em Minas Gerais: promiscuidade entre poderes político e econômico no Brasil.

21.11.2015
Marcondes Neto
Este OCI publicou uma singela nota relativa à tragédia de Mariana. Como sempre, aludindo à participação que uma efetiva prática de comunicação pública (antes, durante e depois de crises) poderia ter na mitigação de danos. Aqui, hoje, clipamos um texto mais denso sobre o fato em si, publicado pelo Correio da Cidadania em 17/11 último. LINK […]
mais
Clipping

Surrogates... ou videotas... Deu, hoje, no Carta Maior.

17.11.2015
Marcondes Neto
Em seminário do Fórum 21, Laymert Garcia dos Santos, professor titular do Departamento de Sociologia da Unicamp e membro do Centro de Estudos dos Direitos da Cidadania da USP denuncia que as versões da velha mídia reverberadas pelas redes sociais abalaram a relação entre verdade e ficção… LINK – http://cartamaior.com.br/?%2FEditoria%2FMidia%2F-Ha-uma-operacao-de-enfeiticamento-em-curso-diz-sociologo%2F12%2F34994 COMENTÁRIO A propósito, um filme que […]
mais
Clipping

Deu OCI no Jornal da Comunicação Corporativa, ontem!

12.11.2015
OCI
O JCC lista cinco principais realizações desta Sociedade Educativa Observatório da Comunicação Institucional desde a sua criação. Somos gratos! Acrescentaríamos, também, as seguintes ‘conquistas’ – a quem somos muitíssimo gratos: Dois beneméritos: Luiz Estevam Lopes Gonçalves e Luis Monteiro; Quatro doadores: Alexandre Coimbra, Bruno Barros Soares, Claudio Cotrim e Flávia Clímaco; Doze associados: TenCom Comunicação Inteligente (categoria ‘pessoa jurídica’); e Ana Paula de […]
mais
Clipping

Os modelos das agências de publicidade estão quebrando.

23.10.2015
Marcondes Neto
Em conferência nos EUA, Brad Jakeman, presidente da PepsiCo faz críticas duras à indústria publicitária. LINK para a matéria publicada no website ‘Blue Bus’ em 16/10/2015 – http://www.bluebus.com.br/em-conferencia-nos-eua-presidente-da-pepsico-faz-criticas-duras-a-industria-publicitaria/ Mais sobre (no Meio&Mensagem de 21/10/2015) – http://www.meioemensagem.com.br/home/marketing/2015/10/21/executivo-da-pepsico-tem-palavras-duras-para-as-agencias.html?fb_action_ids=10205212115802624&fb_action_types=og.likes COMENTÁRIO Como este OCI já destacou diversas vezes, o mercado – e parece que não só o brasileiro, como […]
mais
Clipping

Seja mais, fale depois.

02.09.2015
Marcelo Ficher
“Esse processo deve começar por um exercício interno de formulação e formalização de valores morais: integridade, anti-corrupção, governança, respeito aos direitos humanos no ambiente de trabalho, promoção social da comunidade, relacionamento transparente com ‘stakeholders’, envolvendo todos os acionistas, dirigentes, funcionários, terceiros e fornecedores. E divulgar amplamente a realização desse trabalho”. Nemércio Nogueira Como síntese de […]
mais
Clipping

"Tem de aprender a viver com erros sem culpa". Negociar é preciso. E não é privilégio da profissão "a" ou da "b".

24.08.2015
Marcondes Neto
Link para a entrevista de Jose Pascal Rocha a Tatiana Furtado na seção “Conte algo que não sei”, d’O Globo, publicada hoje (P. 2) – http://oglobo.globo.com/sociedade/conte-algo-que-nao-sei/jose-pascal-rocha-mediador-politico-professor-tem-de-aprender-viver-com-erros-sem-culpa-17267374 COMENTÁRIO Mediação ou negociação é, para nós deste OCI, uma das funções mais cruciais e características das Relações Públicas, ao lado das de gestão relacionamento (por óbvio) e de satisfações […]
mais
Clipping

Comunicação Institucional sai caro para o cidadão carioca.

22.07.2015
Marcondes Neto
Para muito além da “carioquice” gaiata do prefeito Eduardo Paes (PMDB/RJ), o “investimento” em comunicação da prefeitura do Rio de Janeiro ignora crises e arma – desde já – a sua estratégia eleitoral para o próximo pleito… de 2018! Link para a íntegra da matéria de Berenice Seara publicada ontem no jornal Extra – http://extra.globo.com/noticias/extra-extra/prefeitura-do-rio-investe-137-milhoes-para-cuidar-de-sua-imagem-16866811.html?utm_source=Facebook&utm_medium=Social&utm_campaign=compartilhar  
mais
Clipping

Gênio das artes cênicas, Pedro Cardoso também fala de cidadania.

15.07.2015
Marcondes Neto
Na Jovem Pan – link – uma rápida fala sobre concessões públicas de rádio e TV. Na Band News (vá para a marca 01:00:00 do link sonoro; a “conversa” vai até a marcade 02:50:00) – http://bandnewsfm.band.uol.com.br/Noticia.aspx?COD=756942&Tipo=227 OBS.: Repare – num dos intervalos do programa – na chamada institucional sobre “propaganda”, uma iniciativa do Sistema Bandeirantes […]
mais
Clipping

Por que jornalistas estão migrando para programas de entretenimento?

07.07.2015
Marcondes Neto
Deu no Luis Nassif Online. Dica de leitura do Prof. Marcus Vinicius Bonfim, presidente da ABRP/SP: E clipamos. Link para o artigo de Wilson Ferreira, publicado em 30/06/2015 no jornalggn.com.br – http://www.jornalggn.com.br/blog/wilson-ferreira/por-que-jornalistas-estao-migrando-para-programas-de-entretenimento COMENTÁRIO Jornalistas “de entretenimento”, “no entretenimento”, “que são entretenimento”? Fátima Bernardes propaga a mortadela, Bial tornou-se Pedro “miau” na cabeça do BBB e, […]
mais
Clipping

A área de marketing precisa ser inovada.

30.06.2015
OCI
Quando publicamos aqui que “o marketing morreu” (https://observatoriodacomunicacao.org.br/webradio/boletim-oci-radio-mega-brasil-pgm-003/), estávamos vocalizando o que o Meio&Mensagem publica agora – http://www.meioemensagem.com.br/home/marketing/noticias/2015/06/26/A-area-de-marketing-precisa-ser-inovada.html?utm_campaign=MarketingDead&utm_source=twitter&utm_medium=twitter&utm_term=MarketingDead Bem-vinda era do pós-marketing, das relações públicas plenas, do powerbranding.
mais
Clipping

Estado e comunicação institucional: quatro curiosidades sobre a batalha de Waterloo.

18.06.2015
OCI
Comunicação institucional é coisa muito séria. Um tolo equívoco pode mudar gravemente o curso da história: “O Marechal Grouchy, homem de confiança de Napoleão, não achou necessário deslocar-se até o ‘front’, por ter interpretado mal uma mensagem que lhe foi enviada. Nela estava escrito ‘a batalha começou (engagée)’. Grouchy, porém, leu: ‘A batalha foi vencida […]
mais
Clipping

STF determina que BNDES detalhe ao TCU operações financeiras de R$ 7,5 bilhões com JBS-Friboi.

28.05.2015
OCI
Banco terá que detalhar operações com JBS Friboi. Instituição se recusava a repassar os dados alegando sigilo bancário… Leia a íntegra da matéria de Carolina Brígido, Martha Bexk, Eliane Oliveira e Lucianne Carneiro, publicada ontem, n’O Globo (P. 21) – http://oglobo.globo.com/economia/infraestrutura/stf-determina-que-bndes-detalhe-operacoes-financeiras-ao-tcu-16267709 Na mesma edição, o jornal, em sua página 22, publicou o texto “Transparência maior”, […]
mais
Clipping

ESCÂNDALO! Patrões querem inverter TUDO no mercado da Comunicação. E quem perece é o profissional da área.

27.05.2015
Marcondes Neto
Deu no Meio&Mensagem, em 19/05 último – http://www.meioemensagem.com.br/home/midia/noticias/2015/05/19/Infoglobo-cria-area-de-publicidade-nativa.html. Inverter talvez seja uma palavra branda demais. Subverter fica melhor, pois segundo o Dicionário inFormal, na web, subverter significa: perverter; perturbar; desordenar; corromper; sublevar; conturbar; convulsionar; tumultuar. Há cerca de um mês, o mesmo Meio&Mensagem noticiava que, para Miles Young, da Ogilvy, as agências de propaganda passariam […]
mais
Clipping

Lei de acesso é desrespeitada por órgãos do governo. Exército e área de inteligência da Presidência impedem acesso a documentos liberados para consulta. Lástima!

10.05.2015
Marcondes Neto
O discurso oficial prometia a transparência. Era novembro de 2011, e a presidente Dilma Rousseff garantia que qualquer cidadão poderia consultar documentos públicos ao sancionar a Lei de Acesso à Informação, que entraria em vigor seis meses depois. Em três anos de vigência, a serem completados dia 15, a lei impôs prazos ao sigilo de […]
mais
Clipping

A pesquisa do OCI voltou à pauta da imprensa porque a Babel dos partidos políticos brasileiros não saiu de cena. Ao contrário, seu mal - hoje - se mostra ainda mais.

09.05.2015
OCI
Os achados da pesquisa “Leitura informal sobre o discurso institucional dos partidos políticos brasileiros”, que deram conta da indistinção das legendas, do descuido total e absoluto de todas elas em fazer-se claras à cidadania, mesmo sendo as instituições mais importantes – ao lado da Justiça Eleitoral – de uma democracia representativa, e da – também […]
mais
Clipping

O marketing é a mensagem. Apesar do anglicismo - conheça uma boa conceituação de suas ferramentas.

08.05.2015
Marcondes Neto
Link para o vídeo com Patricia Weiss, publicado por Adriano Silva, da DRAFT – http://projetodraft.com/videos/patricia-weiss/ COMENTÁRIO Conheça Manoel Maria de Vasconcellos: pioneiro do Marketing no Brasil: https://www.facebook.com/pages/Manoel-Maria-de-Vasconcellos/271910109600266?fref=ts. Tive o privilégio de ser seu aluno, discípulo e sucessor na UERJ. Em Tempo: o mestre também é pioneiro das Relações Públicas no país, tendo cursado a primeira […]
mais
Clipping

Alternativa ao litígio. Por Olivia Fürst.

06.05.2015
Marcondes Neto
Há métodos pacíficos de resolução de conflitos… Link para a íntegra do artigo de Olivia Fürst publicado n’O Globo de ontem – http://oglobo.globo.com/opiniao/alternativa-ao-litigio-16057603 COMENTÁRIO (e citações) Mediação, negociação – formas avançadas de civilização. Importante papel para profissionais de relações públicas. “Toda profissão tem um propósito moral. A Medicina tem a Saúde. O Direito tem a […]
mais
Clipping

O Brasil não conhece o Brasil, só faz de conta.

28.04.2015
Marcondes Neto
  Link para a íntegra da matéria de Nice de Paula com entrevista a Jessé Souza, presidente do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), n’O Globo de ontem (P. 15) – http://oglobo.globo.com/economia/o-brasil-nao-conhece-brasil-so-faz-de-conta-diz-presidente-do-ipea-15983568 COMENTÁRIO Algo inusitada a visão deste sociólogo brasileiro. Repare, neste trecho de sua fala, algo muito caro a este OCI: “O Ipea é […]
mais