Facebook vai pedir a usuário que indique sites de notícias confiáveis.

Deu ontem n’O Globo (P. 20):

Empresa diz que não se sente ‘confortável’ para selecionar conteúdo…

LINK – https://oglobo.globo.com/economia/facebook-pedira-para-usuario-listar-fontes-de-noticias-nas-quais-confia-22308196

COMENTÁRIO

Pedro Doria já ‘matara ‘ a charada: O Face fugiu da raia… Facebook é mídia. Sim, sem essa mais de ‘rede social’. Isto foi no começo. Hoje, o – ‘é gratuito e sempre será’ – Facebook arrecada bilhões de dólares vendendo anúncios, como qualquer veículo de propaganda. Ocorre que este é o modelo que – sempre – viabilizou a atividade de imprensa. Com uma diferença primordial; a imprensa emprega jornalistas profissionais e na conduta de jornalistas há elementos básicos como reportagem, apuração, checagem de fontes, editoria, curadoria e responsabilidade institucional. E mais: o tal do ‘conteúdo’ editorial. E o que o Facebook oferece como ‘conteúdo’? Qualquer coisa. Um pastiche de opiniões sem qualquer embasamento, achismos, mau gosto, fofocas, agressões, ‘propaganda programática’ (robotizada, insistente, incomodativa), além de cópia deslavada de conteúdos produzidos por outrem.

Foi bom enquanto durou, Mr. Zuckerberg…

Sobre Marcondes Neto

Bacharel em Relações Públicas pelo IPCS/UERJ. Doutor em Ciências da Comunicação pela USP, sob a orientação de Margarida Kunsch. Professor e pesquisador da Faculdade de Administração e Finanças da UERJ. Editor do website rrpp.com.br. Secretário-geral do Conrerp / 1a. Região (2010-2012).