Deu na coluna de Ancelmo Gois, n'O Globo: Balanços resumidos.

Deu hoje n’O Globo (coluna de Ancelmo Gois):

Balanços resumidos

Companhias fechadas de grande porte não precisarão mais publicar a íntegra de seus balanços em jornais de grande circulação. A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aprovou projeto que permite a essas empresas divulgar apenas um resumo nos impressos. O conteúdo integral ficaria disponível no site da Comissão de Valores Mobiliários e nas páginas das próprias empresas. Para Ricardo Ferraço, relator, a mudança vai reduzir o ‘custo Brasil’.

COMENTÁRIO

Não é só o balanço que será resumido, reduzido na visibilidade (já mínima) que representa sobre uma dada organização, mas a transparência. Se a leitura de balanços – para um ‘expert’ – diz muito sobre como se dá efetivamente a governança, para o cidadão diz pouco. Porém, reduzindo ainda mais essa exigência para as Sociedades Anônimas de capital fechado (a publicação de demonstrações financeiras é demanda, aliás, presente no novo Código Civil Brasileiro também para as pequenas empresas – companhias limitadas), se aprovada e sancionada, é sinal claríssimo em contrário à tendência (e reclamo) mundial de exigir-se mais abertura, mas ‘disclosure’, mais transparência – enfim – para os negócios. Infelizmente, este é mais um desserviço do Senado Federal à cidadania do Brasil.

Sobre Marcondes Neto

Bacharel em Relações Públicas pelo IPCS/UERJ. Doutor em Ciências da Comunicação pela USP, sob a orientação de Margarida Kunsch. Professor e pesquisador da Faculdade de Administração e Finanças da UERJ. Editor do website rrpp.com.br. Secretário-geral do Conrerp / 1a. Região (2010-2012).