Cinegnose presta relevantes serviços culturais.

Excelente análise sobre o filme “Obrigado por fumar” (Thank you for smoking, Jason Reitman, EUA, 2005)!

O texto de Wilson Roberto Vieira Ferreira desvenda os descaminhos porque passam as relações públicas quando – ferindo sua gênese republicana (Ivy Lee, EUA, 1906) – tornam-se tráfico franco de desinformação entre organizações e veículos da imprensa.

Acesse: http://cinegnose.blogspot.com.br/2013/11/um-guia-pratico-de-engenharia-de.html

Há cerca de um mês, buscando pela enésima vez por alguém competente para cuidar de minhas próprias relações públicas, deparei-me – para pasmo total – com alguém que me disse, textualmente:

– Com X anos de experiência na área temos, até, as senhas de acesso à redação dos veículos A, B e C…

Um orgulho para esta pessoa. Uma tragédia, em minha visão.

E, pano rápido, nem voltei para agradecer a proposta de 6 mil reais mensais (50% a mais que o meu salário-base como professor-doutor).

Como vou utilizar os serviços de alguém que faz exatamente aquilo que mais critico em sala de aula e nos meus escritos?

Agenda setting é patologia do jornalismo “de assessoria” – quando, no caso do Brasil, por exemplo – 25 empresas de assessoramento “de imprensa” (brasileiríssima jabuticaba) determinam o que vamos ler, ouvir e ver nos toscos veículos da, parafraseando Mino Carta, imprensa nativa.

Sobre Marcondes Neto

Bacharel em Relações Públicas pelo IPCS/UERJ. Doutor em Ciências da Comunicação pela USP, sob a orientação de Margarida Kunsch. Professor e pesquisador da Faculdade de Administração e Finanças da UERJ. Editor do website rrpp.com.br. Secretário-geral do Conrerp / 1a. Região (2010-2012).