Matéria publicada em 03/07 pelo website Consultor Jurídico (www.conjur.com.br), assinada por Marcos Alegre Silva, dá conta de que no último 21 de maio de 2013 a Central do Cidadão do STF completou cinco anos.
COMENTÁRIO DO OCI – Marcelo Ficher
Excelente iniciativa, que demonstra como se resolve problemas de comunicação com medidas administrativas e de como se resolve problemas administrativos com medidas de comunicação.
A Central do Cidadão STF demonstra visão alargada do processo de atendimento ao público e das idiossincrasias do ser humano, com suas expectativas de justiça e de atenção. E pode representar uma mudança de paradigma na interface com a população.
Em situações análogas, o primeiro impulso do gestor normalmente seria o de rechaçar as demandas que não estivessem stricto sensu ligadas às atividades do Tribunal. Ao contrário, o STF coloca o interesse do público em primeiro plano e dá um exemplo que, se for seguido por outros órgãos públicos, pode representar um divisor de águas na Comunicação Pública brasileira.
A leitura não é apenas útil ou enriquecedora, emociona o leitor e dá uma injeção de otimismo no futuro do país.