Alternativa ao litígio. Por Olivia Fürst.

of

Há métodos pacíficos de resolução de conflitos…

Link para a íntegra do artigo de Olivia Fürst publicado n’O Globo de ontem – http://oglobo.globo.com/opiniao/alternativa-ao-litigio-16057603

COMENTÁRIO (e citações)

Mediação, negociação – formas avançadas de civilização. Importante papel para profissionais de relações públicas.

“Toda profissão tem um propósito moral. A Medicina tem a Saúde. O Direito tem a Justiça. Relações Públicas têm a Harmonia – a harmonia social”. SEIB e FITZPATRICK, Public Relations Ethics – 1995 (in SIMÕES, Roberto Porto. Informação, inteligência e utopia: contribuições à teoria de relações públicas, 2006).

“O mais importante dos problemas que na atualidade desafiam um indivíduo, sua família, comunidade, e as nações, suas instituições comerciais, sociais e políticas é o das relações entre as pessoas. Vivemos num mundo de incompreensão, suspeitas, rancores e conflitos, os quais surgem entre os seres humanos, no lar, no trabalho, na comunidade e entre as nações. Conflitos humanos ocupam mais espaço nas colunas dos jornais do que todos os outros assuntos reunidos. O problema de conciliar as atitudes, o temperamento e os pontos de vista das pessoas é um dos mais delicados, difíceis e importantes com que se defronta a espécie humana. A não ser que se concertem melhor tanto as relações de convivência social como as de trabalho, a civilização continuará cambaleando, de crise em crise, até rolar na decadência. A importância do problema das relações humanas não é nova. Nova é a circunstância de um número crescente de pessoas começar a reconhecer-lhe a significação e procurar solucioná-lo”. CANFIELD, Bertrand. Relações Públicas: princípios, casos e problemas. São Paulo: Pioneira, 1970.

Sobre Marcondes Neto

Bacharel em Relações Públicas pelo IPCS/UERJ. Doutor em Ciências da Comunicação pela USP, sob a orientação de Margarida Kunsch. Professor e pesquisador da Faculdade de Administração e Finanças da UERJ. Editor do website rrpp.com.br. Secretário-geral do Conrerp / 1a. Região (2010-2012).