A palavra do ano de 2016 (do Dicionário Oxford) - 'pós-verdade' - muito preocupa este OCI.

0024

Deu no jornal El País, edição de ontem – http://brasil.elpais.com/brasil/2016/11/16/internacional/1479308638_931299.html

COMENTÁRIO

Muito certeira a escolha do Oxford Dictionaries. ‘Post-truth‘ é a palavra do ano de 2016… mas, vamos combinar… que o termo já anda ‘em alta’ há muito tempo… No Brasil ‘redemocratizado’, pelo menos desde que José Sarney tomou posse no lugar de Tancredo Neves.

Em tempos de nosso ‘Fla X Flu’ político-eleitoral generalizado, em que até os jornais tornam ‘fatos’ as suas versões particulares, a verdade claudica, as instituições fraquejam, e o cidadão… bem.. este, invariavelmente perde. E perde-se também, ele, na ‘pós-mídia’ das redes sociais, defendendo opiniões como se fatos inquestionáveis fossem.

Para quem, como nós, aprofunda-se nas questões do institucionalismo e da institucionalidade, a relativização da verdade preocupa, pois a conduta ética caracteriza aquilo que dura e transcende. Opiniões? São como vapor d-água… movem vaporosas locomotivas… mas não constroem sólidas instituições.

Sobre Marcondes Neto

Bacharel em Relações Públicas pelo IPCS/UERJ. Doutor em Ciências da Comunicação pela USP, sob a orientação de Margarida Kunsch. Professor e pesquisador da Faculdade de Administração e Finanças da UERJ. Editor do website rrpp.com.br. Secretário-geral do Conrerp / 1a. Região (2010-2012).