Você é um líder que sabe ouvir? Por Kelly Bessa.

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Você é um líder que sabe ouvir?

Tão importante quanto falar, ouvir é fundamental para estabelecer um diálogo produtivo.

Ouvir também é uma ferramenta poderosa de comunicação e várias empresas estão perdendo talentos por não utilizá-la corretamente.

Muitas pessoas e profissionais discutem métodos e mais métodos de se comunicar, de se expressar em público ou para seus públicos-alvo, sejam eles funcionários, clientes, acionistas ou diretores, mas de nada adianta só falar e não absorver, de fato, o que a outra pessoa tem a dizer.

Para alguns, a arte de ouvir não é tarefa fácil e muitos empresários, líderes e colegas de trabalho deveriam refletir mais sobre o assunto.

Fica a pergunta, então: – Por que não sabemos ouvir?

Por vários motivos. Um deles é a nossa arrogância e intolerância (hoje, quase não podemos falar mais nada, já observaram?). Ainda mais quando se trata de uma crítica… e não queremos o relato do que fizemos de errado ou sem sucesso. Outro motivo é não ouvir por um mecanismo de autodefesa. E mais: podemos não ter real interesse sobre o assunto.

E para melhorar isto, o que é preciso fazer? Dar importância ao que nosso próximo diz. Desde um simples ‘bom dia’ a uma grande sugestão de melhoria dentro de uma organização. As pessoas gostam de quem se interessa por elas e, no caso profissional, a liderança, sabendo ouvir as boas perguntas, sugestões e ideias, poderá obter algo maravilhoso a fim de mudar os rumos da empresa. É importante ressaltar que ouvir é também uma arte para encontrar oportunidades.

E você? Está pronto para ouvir críticas?

Antes de rebater uma crítica, pense um pouco mais nas palavras ditas e extraia delas um conhecimento. Quando se ouve, se aprende!

O conflito de ideias é enriquecedor. Já o confronto, não!

No primeiro caso, os pensamentos distintos, maduros e unidos com um único objetivo, podem levar a excelentes resultados. No segundo, a conduta ética e o respeito são violados, ou seja, as ‘estribeiras se perdem’ e o resultado que é bom, oh… já era!

E então, vamos começar a praticar esse exercício tão importante para uma gestão competente, eficaz, motivadora e, sobretudo inspiradora? Comece – agora – a ouvir mais!

Ouça o que seu liderado tem a dizer, o seu ponto de vista. Isso pode ser essencial para melhorar o desempenho da empresa na qual vocês trabalham.

Na atualidade, o bom líder não é mais aquele que dá respostas sem ouvir ninguém e sim aquele que sabe ouvir a sua equipe e só depois chega à tomada de decisões.

2 respostas para “Você é um líder que sabe ouvir? Por Kelly Bessa.”

  1. Selminha disse:

    Que orgulho de você miguxa… Parabéns… Vc sempre foi uma Lider exemplar…. sempre soube ouvir e falar na hora certa…. tenho admiração imensurável por ti…. Parabéns e sucesso e mais sucesso

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