Como planejar sua comunicação de forma integrada? Por Isabela Pimentel.

Share Button

Os setores não se falam. Cada um se comunica de um jeito, sem qualquer articulação. Os que atendem nas mídias sociais às dúvidas e questionamentos do público não passam indicações de possíveis crises que já dão sinais no Facebook para o profissional da assessoria de imprensa. E na hora da resposta, é cada um por si. Isso te parece familiar?

É como se a empresa não precisasse de uma estratégia integrada de relacionamento com os públicos estratégicos, os famosos ‘stakeholders’, e qualquer resposta dada seja suficiente. Antes de criar um planejamento de comunicação integrada, a empresa precisa ter bastante clara sua missão, visão, valores e refletir sobre como quer ser percebida, onde quer chegar e com quem quer se comunicar.

Como navegar e conseguir contornar a costa se a rota não está definida?

Usando essa pergunta, faço uma provocação sobre os resultados que queremos ter em nossas empresas: de que forma engajar os funcionários e criar campanhas espetaculares se não há planejamento?

O primeiro passo para criar o planejamento de comunicação integrada da sua empresa é entender qual é a estratégia. Todo planejamento deve estar alinhado a ela, pois a comunicação deve ser um diferencial para o alcance dos objetivos de negócio. Um segundo elemento fundamental do planejamento é realizar uma análise de macro e de microambiente em que a empresa atua, detalhando também quem são os ‘stakeholders’ principais e secundários.

Depois disso, faça uma pesquisa para ver se os atuais canais de comunicação e marketing da empresa têm sido, de fato, eficientes e atendem às expectativas dos públicos internos e externos.

Com base nesses resultados, é hora de avaliar com que públicos sua empresa deve e quer se comunicar. Pense: que mensagem-chave quero levar a eles? Essa mensagem também deve ser diretamente ligada à missão, visão e valores da empresa.

Agora, é hora de tirar a análise do papel e começar a desenhar um plano de ação, prevendo indicadores, metas e também um orçamento.

Isabela Pimentel é especialista em comunicação integrada, professora da ESPM e consultora na Comunicação Integrada Cursos e Soluções (www.comunicacaointegrada.com.br).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *