'Sapiens é aquilo que a tecnologia nos permite ser'. Carlos Nepomuceno.

capacuradoria-frente-510x767

O livro ‘Curadoria Digital: novo modelo de administração para o Sapiens 3.0’ procura questionar alguns mitos sobre a maneira de pensarmos sobre a atual revolução digital. É dividido em três partes: Filosofia da Tecnologia – revisão sobre relação de tecnologia e cultura, através da defesa de que o ser humano é ‘tecnoespécie’, a única no planeta sem limites demográficos; Antropologia Cognitiva – revisão sobre relação de revoluções cognitivas na macro-história, recolocando o papel decisivo das mudanças tecnocognitivas na sociedade; e inovação migratória – sugestão de criação de laboratórios externos nas organizações tradicionais para experimentar uma ‘curadoria digital’, novo modelo de administração que vêm substituir à gestão.

Resultado de vinte anos de pesquisa, consultoria e estudos, traz uma experiência de ‘livro líquido’, produzido e vendido de forma independente (nas versões impressa e digital), e atualizado constantemente pelo autor. E é o primeiro volume da coleção ‘Mundo 3.0’, já estando o segundo volume no prelo: ‘Tecnopolítica – novas premissas e macrotendências’, a ser lançado em junho.

Mais sobre – http://tinyurl.com/mundo30

O autor é doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense/IBICT (Instituto Brasileiro em Ciência e Tecnologia) com a tese ‘Macrocrises da Informação’. É jornalista e consultor especializado em estratégia no mundo digital desde 1995, com foco no apoio à sociedade para lidar melhor com essa passagem cultural, reduzindo riscos e ampliando oportunidades.
Atualmente, dedica-se à implantação de projetos de Inovação Participativa em organizações públicas e privadas e tem colaborado neste campo com a IplanRio, empresa de tecnologia da Prefeitura do Rio de Janeiro. É também professor nos seguintes cursos: MBA de Gestão de Conhecimento do CRIE/Coppe/UFRJ, Gestão Estratégica de Marketing Digital e/ou Mídias Digitais nos cursos de Pós-graduação da Faculdade Hélio Alonso (IGEC). Palestrante do AgendaPolis (Brasília), onde já promoveu oito encontros sobre o tema “Governo 2.0” para organizações dos Governos Federal, Estadual e Municipal. Autor do livro “Gestão 3.0 e a crise das organizações tradicionais”, publicado pela Editora Campus/Elsevier, em 2013. Escolhido como um dos ’50 campeões brasileiros de inovação’ pela Revista Info, em 2007. Selecionado como ‘Top 15’ entrevistados da Época Negócios, em 2015. É também co-autor, junto a Marcos Cavalcanti, do primeiro livro sobre Web 2.0 no Brasil; ‘Conhecimento em Rede’, pela editora Campus/Elsevier, utilizado em concursos públicos.

E:mail: cnepomu@gmail.com

Blog: www.nepo.com.br