HOJE, no aniversário do - ainda - principal telejornal do país...

foto_manoel_maria_vasconcellos

… a lembrança de um dos pioneiros naquela empreitada, mas que ninguém cita. Afinal, foi só quem decidiu o patrocínio…

Pioneiro, sim, das Relações Públicas, da Propaganda e do Marketing, Manoel Maria de Vasconcellos era bacharel em Direito e foi pracinha da FEB (Força Expedicionária Brasileira), na II Guerra Mundial.

Cursou a primeira especialização em Relações Públicas ministrada no Brasil (por Eric Carlson), na EBAP/FGV, em 1953/54. Foi presidente da ABP (Associação Brasileira de Propaganda) no biênio 1954/55.

Fez parte da equipe de especialistas que, também na FGV, decidiu não traduzir a palavra “marketing” no Brasil.

Foi diretor-superintendente do Banco Nacional e patrocinador do primeiro telejornal em rede nacional – por isso denominado “Jornal Nacional”, que exatamente HOJE completa 45 anos da estreia, em 01/09/1969, na Rede Globo.

Foi o primeiro diretor da FCS/UERJ (1986/87) e meu professor no IPCS/UERJ em 1980/81.

Foi professor, além da UERJ, na UFRJ, na FGV, na ESPM, UNESA e na FACHA – onde tem uma sala, 32, batizada em sua homenagem.

Potiguar de Santa Cruz, Manoel Maria de Vasconcellos faleceu no Rio de Janeiro enquanto trabalhava na UERJ, em 2 abril de 1987. Seu vice-diretor e colega no Departamento de Relações Públicas, Prof. Roberto Fonseca Vieira, assumiu o mandato, cumpriu-o, e foi reeleito em chapa com o Prof. Luiz Fernando P. Santos, do Departamento de Teoria da Comunicação para a gestão seguinte.

LINK – https://www.facebook.com/pages/Manoel-Maria-de-Vasconcellos/271910109600266. Se gostar, curta a Fan Page, compartilhe, e permita que mais brasileiros conheçam esse grande compatriota.

Sobre Marcondes Neto

Bacharel em Relações Públicas pelo IPCS/UERJ. Doutor em Ciências da Comunicação pela USP, sob a orientação de Margarida Kunsch. Professor e pesquisador da Faculdade de Administração e Finanças da UERJ. Editor do website rrpp.com.br. Secretário-geral do Conrerp / 1a. Região (2010-2012).